Terapia direcionada para mieloma múltiplo: 8 coisas a saber
Contente
- 1. A terapia direcionada é apenas uma parte de uma estratégia de tratamento multifacetada
- 2. Sua situação determinará qual medicamento você recebe
- 3. Existem duas maneiras de administrar esses medicamentos
- 4. Medicamentos direcionados são caros
- 5. Esses medicamentos têm efeitos colaterais
- 6. Espere ver muito seu médico
- 7. Se a princípio você não conseguir, tente novamente
- 8. A terapia direcionada não cura o mieloma múltiplo
- Leve embora
A terapia direcionada é apenas um dos vários medicamentos que seu médico pode fornecer para tratar seu mieloma múltiplo. É diferente da quimioterapia e da radiação, que matam células cancerígenas, mas também danificam células saudáveis. A terapia direcionada busca genes, proteínas e outras substâncias que ajudam as células cancerígenas a crescer. Ele poupa principalmente células saudáveis.
Exemplos de medicamentos direcionados para terapia para mieloma múltiplo são:
- Inibidores de proteassoma. Esses medicamentos bloqueiam certas enzimas das quais as células cancerígenas precisam para sobreviver. Exemplos incluem bortezomibe (Velcade), carfilzomibe (Kyprolis) e ixazomibe (Ninlaro).
- Inibidores de HDAC. O panobinostat (Farydak) tem como alvo uma proteína que permite que as células do mieloma cresçam e se espalhem rapidamente.
- Drogas imunomoduladoras. Esses medicamentos atuam no sistema imunológico, bloqueando a capacidade das células cancerígenas se dividirem e se espalharem. Exemplos incluem lenalidomida (Revlimid), pomalidomida (Pomalyst) e talidomida (Talomid).
- Anticorpos monoclonais. Esses medicamentos ligam e bloqueiam uma substância do lado de fora das células cancerígenas que o câncer precisa para crescer. Exemplos incluem daratumumabe (Darzalex) e elotuzumabe (Empliciti).
Antes de iniciar um medicamento de terapia direcionado, aqui estão oito coisas que você deve saber sobre esse tipo de tratamento.
1. A terapia direcionada é apenas uma parte de uma estratégia de tratamento multifacetada
Embora a terapia direcionada mate o câncer por conta própria, os médicos costumam usá-lo como parte de um plano de tratamento completo. Mesmo que a terapia direcionada seja o primeiro medicamento que você recebe, você pode receber radiação, quimioterapia, transplante de células-tronco ou outros tratamentos.
2. Sua situação determinará qual medicamento você recebe
Se você recebe terapia direcionada e qual desses medicamentos toma depende de fatores como:
- quão agressivo é o seu câncer
- qual é a sua idade
- quão saudável você é
- quais tratamentos você já teve
- se você é elegível para um transplante de células-tronco
- suas preferências pessoais
3. Existem duas maneiras de administrar esses medicamentos
Algumas terapias direcionadas vêm como pílulas que você toma oralmente em casa. Se você tomar os comprimidos em casa, saiba a dose correta e como armazenar o medicamento.
Outras terapias direcionadas estão disponíveis como injeções. Você precisará visitar seu médico para obter as versões injetáveis através de uma agulha na veia.
4. Medicamentos direcionados são caros
A terapia direcionada é eficaz, mas pode ser cara. Ninlaro custa cerca de US $ 111.000 por ano, enquanto o Darzalex custa cerca de US $ 120.000.
O seguro de saúde normalmente cobre pelo menos parte do custo, mas cada plano é diferente. As versões orais geralmente são cobertas pelo benefício de um medicamento com receita médica de um plano de seguro, e não pelo benefício de quimioterapia do câncer. Isso significa que você pode acabar pagando mais caro pelo remédio do que pelas versões injetáveis.
Antes de iniciar o tratamento, pergunte à sua seguradora quanto cobrirá e quanto você terá que pagar do próprio bolso. Se você é responsável por mais do que pode pagar, verifique se o fabricante do medicamento oferece um programa de assistência a medicamentos controlados para ajudar a reduzir o custo.
5. Esses medicamentos têm efeitos colaterais
Como a terapia direcionada não mata células saudáveis como a quimioterapia, não causa perda de cabelo, náusea e alguns outros efeitos colaterais desagradáveis da quimioterapia. No entanto, esses medicamentos ainda podem causar efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais que você experimenta dependem do medicamento e da dose que você recebe, mas podem incluir:
- fadiga
- diarréia
- constipação
- infecções
- nariz entupido ou escorrendo
- sensação de queimação ou picadas nos braços, pernas, mãos ou pés devido a danos nos nervos (neuropatia)
- falta de ar
- erupção cutânea
Se você tiver algum destes efeitos colaterais após o tratamento, pergunte ao seu médico se existem tratamentos que você pode tomar para ajudar a gerenciá-los. Não pare de tomar seu medicamento.
6. Espere ver muito seu médico
Você verá sua equipe de saúde para visitas regulares durante o tratamento. Nessas visitas, você fará um exame completo, além de exames de sangue, tomografias computadorizadas ou outros exames de imagem que avaliam como você está e se o seu tratamento está funcionando.
7. Se a princípio você não conseguir, tente novamente
A terapia direcionada pode não funcionar para você na primeira tentativa ou pode parar seu câncer apenas temporariamente. Se você iniciou uma terapia direcionada e ela parar de funcionar, seu médico pode tentar administrar o mesmo medicamento novamente ou mudar para outro tratamento.
8. A terapia direcionada não cura o mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo ainda não é curável, mas as perspectivas estão melhorando. A introdução de terapias direcionadas e outros novos tratamentos estão melhorando bastante o tempo de sobrevivência das pessoas com esse câncer.
Leve embora
A terapia direcionada é uma nova abordagem para o tratamento do mieloma múltiplo. Ao contrário da quimioterapia, que mata células cancerígenas e saudáveis, esses medicamentos têm como alvo certas alterações específicas das células cancerígenas. Isso o torna muito mais preciso no tratamento de mieloma múltiplo.
Antes de iniciar este ou qualquer outro tratamento contra o câncer, certifique-se de entender o que ele fará para ajudá-lo e quais efeitos colaterais podem causar. Se algo não estiver claro, peça ao seu médico para explicá-lo em mais detalhes.