Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Histórico do Programa Nacional de Imunização
Vídeo: Histórico do Programa Nacional de Imunização

Contente

As vacinas são uma maneira segura e altamente eficaz de proteger as pessoas contra doenças. Tdap e DTaP são duas vacinas comuns. São vacinas combinadas, o que significa que contêm mais de uma vacina na mesma injeção.

Tdap e DTaP protegem contra três doenças:

  • Tétano. O tétano causa um aperto doloroso dos músculos. Isso ocorre em todo o corpo e também afeta os músculos que controlam a respiração.
  • Difteria. A difteria pode levar a problemas respiratórios, insuficiência cardíaca e morte.
  • Coqueluche (tosse convulsa). A tosse convulsa é causada pela bactéria Bordetella pertussis. A tosse convulsa causa episódios graves de tosse que podem levar a dificuldades respiratórias e pode ser especialmente grave em bebês e crianças pequenas.

As taxas dessas doenças caíram drasticamente nos Estados Unidos por causa das vacinas.


As taxas de tétano e difteria caíram 99% e as taxas de tosse convulsa diminuíram 80%, desde que essas vacinas se tornaram disponíveis.

O amplo uso de vacinas salvou muitas vidas. Essas vacinas são recomendadas para todos. Leia para entender a diferença entre o Tdap e o DTaP e quando eles são usados.

Qual é a diferença entre as vacinas DTaP e Tdap?

O DTaP e o Tdap protegem contra as mesmas doenças, mas são usados ​​em diferentes faixas etárias.

Bebês e crianças menores de 7 anos sempre terão DTaP. Crianças acima de 7 anos e adultos sempre receberão a vacina Tdap.

A vacina DTaP contém doses completas das três vacinas. A vacina Tdap fornece uma dose completa de vacina contra tétano e doses menores de difteria e tosse convulsa para manter a imunidade.

Você precisa do Tdap se tiver DTaP?

Sim. Tdap é frequentemente usado como um reforço. Qualquer pessoa acima de 7 anos que precise de vacinas contra difteria, tétano e tosse convulsa recebe Tdap.


A imunidade de uma pessoa contra essas doenças tende a diminuir com o tempo. É por isso que é necessária uma injeção de reforço pelo menos a cada 10 anos.

Qual é o cronograma recomendado para obter DTaP e Tdap?

Existem diretrizes para quando as pessoas precisam de vacinas. Essas diretrizes são fornecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O cronograma recomendado para DTaP é:

  • aos 2, 4 e 6 meses
  • entre 15 e 18 meses
  • entre 4 e 6 anos

O cronograma recomendado para o Tdap, dado como um reforço, é:

  • em torno de 11 ou 12 anos
  • a cada 10 anos depois disso

Se você ou seu filho não tomar uma ou mais vacinas, converse com seu médico sobre um plano para ser pego.

DTaP ou Tdap é recomendado durante a gravidez?

O CDC recomenda que Tdap seja administrado entre 27 e 36 semanas em cada gravidez. Mesmo que uma pessoa grávida tenha tomado uma vacina Tdap nos últimos 10 anos, ela deve ser administrada novamente.


Os bebês não recebem a primeira dose de DTaP até os 2 meses de idade. A coqueluche (tosse convulsa) pode ser muito grave em recém-nascidos. Dar Tdap na gravidez fornece ao recém-nascido alguma proteção.

Como os ingredientes dessas vacinas diferem entre si?

Tanto a DTaP quanto a Tdap contêm vacinas contra tétano, difteria e tosse convulsa, que também é chamada de coqueluche. Os nomes das vacinas vêm da primeira letra de cada doença contra a qual ela protege.

Quando uma letra maiúscula é usada, a vacina para essa doença é total. Letras minúsculas significam que contém uma dose mais baixa da vacina.

O DTaP contém doses completas de vacinas contra difteria, tétano e tosse convulsa. Tdap contém uma dose completa da vacina contra o tétano e uma dose mais baixa de vacinas contra difteria e tosse convulsa.

A letra minúscula "a" antes do "p" nos dois nomes de vacina significa acelular. Isso significa partes quebradas da bactéria Bordetella pertussis que causa tosse convulsa é usada para fazer a vacina.

No passado, toda a bactéria era usada na vacina, mas tendia a causar mais efeitos colaterais.

Qual vacina é recomendada para crianças e por quê?

Para bebês e crianças menores de 7 anos, o DTaP é usado. É feito com doses completas de vacinas contra tétano, difteria e tosse convulsa. Isso fornece melhor proteção desde o início.

Algumas vacinas contra DTaP também protegem contra outras doenças. O médico do seu filho discutirá o melhor plano de imunização para ele.

Existem sete vacinas contra DTaP aprovadas para uso nos Estados Unidos.

  • Daptacel
  • Infanrix
  • Kinrix
  • Pediarix
  • Pentacel
  • Quadracel
  • Vaxelis

Qual vacina é recomendada para adultos e por quê?

Para adultos que precisam de proteção contra tétano, difteria e tosse convulsa, Tdap é usado. Mesmo um adulto que nunca recebeu uma vacina contra tétano, difteria ou tosse convulsa recebe Tdap.

Existem duas vacinas Tdap aprovadas para uso nos Estados Unidos.

  • Adacel
  • Boostrix

Existem pessoas que não devem receber DTaP ou Tdap?

O CDC recomenda DTaP ou Tdap para todos. Quanto mais pessoas são vacinadas, menos casos existem dessas doenças.

Somente pessoas que têm alergia à vacina ou a qualquer um de seus ingredientes devem evitá-las. Se você ou seu filho estiver doente no horário agendado, a vacinação poderá ser adiada.

O takeaway

As vacinas são uma maneira segura e eficaz de proteger contra uma doença. Tanto a DTaP quanto a Tdap protegem contra difteria, tétano e tosse convulsa.

Bebês e crianças menores de 7 anos recebem DTaP. Adultos e crianças acima de 7 anos de idade recebem Tdap. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não deixe de discuti-las com seu médico.

Interessante Hoje

É preciso uma aldeia (virtual)

É preciso uma aldeia (virtual)

er capaz de me conectar online me deu uma vila que eu nunca teria.Quando engravidei do noo filho, enti muita preão para ter uma “aldeia”. Afinal, todo o livro obre gravidez que li, todo o aplicat...
10 lanches que fazem seu rosto inchar - e 5 alimentos para comer

10 lanches que fazem seu rosto inchar - e 5 alimentos para comer

A comida não é apena reponável pelo inchaço intetinal - também pode cauar inchaço facialVocê já olhou para foto ua depoi de uma noite fora e percebeu que eu ro...