Benefícios do óleo da árvore do chá para o couro cabeludo
Contente
- visão global
- O que a pesquisa diz
- Caspa
- Psoríase
- Como usá-lo
- Existem riscos?
- Escolhendo um produto
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
O óleo da árvore do chá é um óleo essencial derivado das folhas da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), que é nativo da Austrália. Como outros óleos essenciais, o óleo da árvore do chá tem sido usado medicinalmente há centenas de anos. O povo aborígine da Austrália o usava para limpar feridas e tratar infecções.
Hoje, o óleo da árvore do chá é um ingrediente comum em xampus e sabonetes. Suas propriedades antimicrobianas comprovadas o tornam um excelente agente de limpeza. demonstraram que o óleo da árvore do chá combate com eficácia muitos tipos de bactérias, vírus e fungos.
A pele do couro cabeludo é particularmente sensível, o que a deixa vulnerável às doenças da pele. Infecções fúngicas menores são freqüentemente responsáveis por coceira e caspa. Como agente antifúngico, o óleo da árvore do chá pode ajudar a controlar com eficácia essas condições. O óleo da árvore do chá também pode ajudar a aliviar a inflamação causada por arranhões e psoríase.
O que a pesquisa diz
Caspa
A dermatite seborréica, mais comumente conhecida como caspa ou touca de berço, é um dos problemas mais comuns do couro cabeludo. Causa pele escamosa, descamação da pele, manchas oleosas e vermelhidão no couro cabeludo. Se você tem barba, também pode ter caspa no rosto.
Especialistas em saber por que algumas pessoas têm caspa e outras não. Pode estar relacionado ao aumento da sensibilidade a um tipo de fungo chamado Malassezia que é encontrado naturalmente em seu couro cabeludo. Com base nessa teoria, as propriedades antifúngicas naturais do óleo da árvore do chá o tornam uma boa opção para tratar doenças fúngicas do couro cabeludo, como a caspa.
Isso é apoiado por um shampoo que contém 5 por cento de óleo da árvore do chá. Os participantes que usaram o shampoo tiveram uma redução de 41 por cento na caspa após quatro semanas de uso diário.
Psoríase
A psoríase é outra condição que pode afetar a pele do couro cabeludo. Causa manchas vermelhas, salientes e escamosas na pele. Embora não haja muitas pesquisas sobre o uso do óleo da árvore do chá para a psoríase, a National Psoriasis Foundation observa que há algumas evidências anedóticas para apoiá-lo. Isso significa que pessoas com psoríase relataram que funcionou para elas, mas não há estudos que comprovem essas afirmações.
No entanto, as propriedades antiinflamatórias do óleo da árvore do chá podem ajudar a reduzir a pele irritada e inflamada causada pela psoríase do couro cabeludo.
Como usá-lo
Se você nunca usou óleo da árvore do chá antes, comece fazendo um teste de contato para se certificar de que não tem uma reação alérgica. Coloque algumas gotas de óleo da árvore do chá em um pequeno pedaço de pele e observe se há sinais de irritação por 24 horas. Se você não tiver uma reação, pode usar em uma área maior, como o couro cabeludo.
Nunca aplique o óleo da árvore do chá puro no couro cabeludo sem diluí-lo primeiro. Em vez disso, misture-o com um óleo veicular, como óleo de coco. Pode ser difícil tirar a mistura de óleo do cabelo, então você também pode tentar diluí-la em outra substância, como aloe vera ou vinagre de cidra de maçã. Você também pode tentar adicionar óleo da árvore do chá ao seu shampoo regular.
Ao misturar sua própria solução de óleo da árvore do chá, comece com uma concentração de 5 por cento. Isso se traduz em 5 mililitros (mL) de óleo da árvore do chá por 100 mL da substância transportadora.
Você também pode comprar um shampoo anticaspa contendo óleo da árvore do chá.
Existem riscos?
Não há muitos riscos associados ao uso do óleo da árvore do chá. No entanto, usar óleo da árvore do chá não diluído na pele pode causar erupção na pele.
Além disso, um estudo recente sugere que pode haver uma conexão entre a exposição ao óleo da árvore do chá e o crescimento dos seios em meninos, uma condição conhecida como ginecomastia pré-púbere. Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender totalmente esse link, é melhor consultar um pediatra antes de usar o óleo da árvore do chá em crianças.
Escolhendo um produto
Ao escolher um shampoo de óleo da árvore do chá disponível no mercado, preste muita atenção ao rótulo. Muitos produtos contêm uma pequena quantidade de óleo da árvore do chá para perfumar. Isso não é suficiente para ser terapêutico. Procure produtos que contenham 5% de óleo da árvore do chá, como este, que você pode comprar na Amazon.
Ao comprar o óleo de árvore do T puro, procure um que:
- menciona o nome latino (Melaleuca alternifolia)
- contém 100 por cento de óleo da árvore do chá
- é destilado a vapor
- é da austrália
O resultado final
O óleo da árvore do T é um ótimo remédio natural para manter seu couro cabeludo livre de irritações. Apenas certifique-se de usar produtos de alta qualidade que contenham óleo da árvore do chá puro. Se você tiver problemas no couro cabeludo, como caspa, espere algumas semanas antes de começar a ver os resultados.