Autor: Frank Hunt
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
Quais são os efeitos da gravidez na adolescência? - Bem Estar
Quais são os efeitos da gravidez na adolescência? - Bem Estar

Contente

Introdução

Quase 250.000 bebês nasceram em 2014 de mães adolescentes, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Cerca de 77 por cento dessas gestações não foram planejadas. Uma gravidez na adolescência pode mudar o curso da vida de uma jovem mãe. Isso a coloca em um lugar onde ela é responsável não apenas por si mesma, mas também por outro ser humano.

Carregar um bebê e ser mãe não cria apenas mudanças físicas. As mulheres também passam por mudanças mentais. As mães jovens enfrentam estresse adicional de:

  • noites sem dormir
  • organizando creche
  • marcando consultas médicas
  • tentando terminar o ensino médio

Embora nem todas as mães adolescentes sejam grandemente afetadas por mudanças físicas e mentais, muitas são. Se você experimentar alterações de saúde mental após o parto, é importante estender a mão para outras pessoas e procurar ajuda profissional.

Pesquisa sobre gravidez na adolescência

Um estudo publicado na revista Pediatrics estudou mais de 6.000 mulheres canadenses, com idades variando de adolescentes a adultos. Os pesquisadores descobriram que meninas entre 15 e 19 anos experimentaram depressão pós-parto a uma taxa duas vezes maior do que mulheres com 25 anos ou mais.


Outro estudo relatou que as mães adolescentes enfrentam níveis significativos de estresse que podem levar a maiores problemas de saúde mental. Além de taxas mais altas de depressão pós-parto, as mães adolescentes têm taxas mais altas de depressão.

Eles também têm taxas mais altas de ideação suicida do que seus colegas que não são mães. As mães adolescentes têm maior probabilidade de apresentar transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) do que outras mulheres também. Isso pode ocorrer porque as mães adolescentes são mais propensas a sofrer abusos mentais e / ou físicos.

Condições de saúde mental em mães adolescentes

As mães adolescentes podem enfrentar uma série de problemas de saúde mental relacionados ao parto e ao fato de ser mãe pela primeira vez. Exemplos dessas condições incluem:

  • Baby blues: o "baby blues" ocorre quando uma mulher apresenta sintomas por uma a duas semanas após o parto. Esses sintomas incluem alterações de humor, ansiedade, tristeza, opressão, dificuldade de concentração, dificuldade para comer e dificuldade para dormir.
  • Depressão: ser mãe adolescente é um fator de risco para depressão. Se a mãe tiver um bebê antes das 37 semanas ou apresentar complicações, os riscos de depressão podem aumentar.
  • Depressão pós-parto: A depressão pós-parto envolve sintomas mais graves e significativos do que a tristeza infantil. As mães adolescentes têm duas vezes mais probabilidade de sofrer de depressão pós-parto do que as mães adultas. As mulheres às vezes confundem a depressão pós-parto com a tristeza do bebê. Os sintomas da tristeza infantil desaparecem após algumas semanas. Os sintomas da depressão, não.

Os sintomas adicionais de depressão pós-parto incluem:


  • dificuldade em se relacionar com seu bebê
  • fadiga opressora
  • sentindo-se inútil
  • ansiedade
  • ataques de pânico
  • pensando em machucar a si mesmo ou seu bebê
  • dificuldade em aproveitar as atividades que você fazia uma vez

Se sentir estes efeitos após o parto, está disponível ajuda. É importante saber que você não está sozinho. Lembre-se de que muitas mulheres sofrem de depressão pós-parto.

Fatores de risco para problemas de saúde mental

As mães adolescentes têm maior probabilidade de cair em categorias demográficas que aumentam o risco de doença mental. Esses fatores de risco incluem:

  • ter pais com baixa escolaridade
  • uma história de abuso infantil
  • redes sociais limitadas
  • vivendo em ambientes domésticos caóticos e instáveis
  • morando em comunidades de baixa renda

Além desses fatores, as mães adolescentes têm maior probabilidade de experimentar níveis significativos de estresse que podem aumentar o risco de transtornos mentais.


Mas alguns fatores podem reduzir a probabilidade de uma mãe adolescente ter problemas psiquiátricos. Se uma mãe adolescente tem um relacionamento de apoio com sua mãe e / ou pai do bebê, seus riscos são reduzidos.

Outros fatores

Embora a gravidez na adolescência possa ter um efeito significativo na saúde mental de uma jovem mãe, ela também afeta outros aspectos de sua vida. É importante considerar estes fatores:

Finanças

De acordo com um estudo publicado no, pais adolescentes muitas vezes não concluem os níveis de ensino superiores. Eles geralmente têm oportunidades econômicas mais restritas do que os pais mais velhos.

Cerca de metade das mães adolescentes concluem o ensino médio aos 22 anos. Apenas 10% das mães adolescentes normalmente concluem um diploma de dois ou quatro anos. Embora certamente haja exceções, a conclusão do ensino médio e o ensino superior geralmente estão associados a uma maior capacidade de obter mais renda ao longo da vida.

Saúde física

De acordo com um estudo publicado em, mães adolescentes tiveram a pior saúde física de todas as categorias de mulheres estudadas, incluindo mulheres que praticavam sexo desprotegido. As mães adolescentes podem negligenciar sua saúde física enquanto cuidam de seus bebês. Eles também podem não ter acesso ou não saber sobre alimentos e alimentação saudáveis. Eles também têm maior probabilidade de serem obesos.

De acordo com o National Institutes of Health, há um risco maior dos seguintes sintomas na gravidez na adolescência:

  • pré-eclâmpsia
  • anemia
  • contrair DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)
  • entrega prematura
  • parto com baixo peso ao nascer

Impacto para a criança

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, crianças nascidas de pais adolescentes enfrentam desafios maiores ao longo de suas vidas. Esses desafios incluem obter menos educação e piores resultados comportamentais e de saúde física.

De acordo com Youth.gov, outros efeitos para um filho de uma mãe adolescente incluem:

  • maior risco de baixo peso ao nascer e mortalidade infantil
  • menos preparado para entrar no jardim de infância
  • dependem mais fortemente de cuidados de saúde com financiamento público
  • são mais propensos a serem encarcerados em algum momento durante a adolescência
  • são mais propensos a abandonar o ensino médio
  • são mais propensos a ficarem desempregados ou subempregados como um jovem adulto

Esses efeitos podem criar um ciclo perpétuo para mães adolescentes, seus filhos e os filhos de seus filhos.

O futuro

A maternidade na adolescência não significa necessariamente que uma jovem não terá sucesso na vida. Mas é importante que considerem o que outras mães jovens antes delas enfrentaram em relação à saúde geral, estabilidade financeira e saúde de seus filhos.

As mães jovens devem conversar com um conselheiro escolar ou assistente social sobre os serviços que podem ajudá-las a terminar a escola e ter uma vida mais saudável.

Dicas para mães adolescentes

Buscar o apoio de outras pessoas pode realmente melhorar a saúde mental de uma mãe adolescente. Isso inclui o suporte de:

  • pais
  • avós
  • amigos
  • modelos adultos
  • médicos e outros profissionais de saúde

Muitos centros comunitários também oferecem serviços específicos para pais adolescentes, incluindo creches durante o horário escolar.

É importante que as mães adolescentes busquem cuidados pré-natais tão cedo quanto recomendado, geralmente no primeiro trimestre. Este apoio para a sua saúde e a do seu bebê promove melhores resultados, tanto durante a gravidez quanto depois.

As mães adolescentes têm maior probabilidade de ter saúde mental e resultados financeiros positivos quando concluem o ensino médio. Muitas escolas de ensino médio oferecem programas ou farão acordos com uma mãe adolescente para ajudá-la a terminar seus estudos. Embora terminar a escola possa ser um estressor extra, é importante para o futuro de uma mãe adolescente e de seu bebê.

Próximos passos

Adolescentes que dão à luz correm maior risco de problemas de saúde mental do que mães mais velhas. Mas estar ciente dos riscos e saber onde encontrar ajuda pode aliviar um pouco o estresse e a pressão.

Ser uma nova mãe não é fácil, não importa sua idade. Quando você é uma mãe adolescente, cuidar de si mesma enquanto você também cuida do seu filho é especialmente importante.

Novos Posts

Abscesso hepático piogênico

Abscesso hepático piogênico

Um abceo hepático piogênico (PLA) é uma bola de pu que e forma no fígado devido a uma infecção bacteriana. O pu é um fluido compoto de glóbulo branco e cél...
Perguntamos a um dermatologista: "Essas dietas populares melhoram nossa pele?"

Perguntamos a um dermatologista: "Essas dietas populares melhoram nossa pele?"

Como o gengibre na náuea ou o vapor no refriado, a dieta praticamente e tornaram remédio populare do noo maiore órgão: a pele. Quem nunca viu uma hitória inpiradora que cita u...