Esses cupcakes 'deprimidos' são uma deliciosa arrecadação de fundos para instituições de caridade de saúde mental
Contente
Para aumentar a conscientização sobre os problemas de saúde mental, a loja pop-up britânica The Depressed Cake Shop está vendendo produtos de panificação que enviam uma mensagem: falar sobre depressão e ansiedade não precisa ser só desgraça e tristeza. Emma Thomas, também conhecida como Miss Cakehead, fundou a padaria só de guloseimas deprimidas em agosto de 2013. Seu objetivo? Para arrecadar dinheiro para instituições de caridade de saúde mental e reconhecer os falsos estigmas associados às doenças mentais. E a iniciativa não está apenas no Reino Unido - pop-ups abriram caminho pelos Estados Unidos para cidades como San Francisco, CA; Houston, Texas; e Orange County, CA (vai acontecer neste sábado, 15 de agosto!).
Mudar a conversa sobre doença mental é importante - condições como transtorno bipolar ou ansiedade continuam sem diagnóstico, em parte por causa da vergonha que a sociedade negativamente atribui a elas. O objetivo de Thomas com este projeto é abrir essa linha de comunicação e remover a inclinação natural para a vergonha (e negação) após um diagnóstico. Seus cupcakes se tornaram a metáfora perfeita. (Aqui está o seu cérebro ligado: Depressão.)
“Quando alguém diz 'queque', você pensa em glacê rosa e granulado”, diz Thomas no site da empresa. "Quando alguém diz 'saúde mental', um estereótipo igualmente sem imaginação irá surgir na maioria das mentes. Com bolos cinzentos, estamos desafiando o esperado e fazendo com que as pessoas desafiem os rótulos que colocam naqueles que sofrem de doenças mentais."
Thomas convida qualquer pessoa a comer seus próprios produtos assados em qualquer uma das lojas pop-up. Isso não apenas cria uma comunidade onde as pessoas com problemas de saúde mental podem se sentir bem-vindas e confortáveis o suficiente para falar sobre suas dificuldades, mas o próprio ato de cozinhar também reduz o estresse e promove a atenção plena. É uma situação em que todos ganham. (Converse! Aqui, 6 tipos de terapia que vão além de uma sessão de sofá.) A única estipulação: todos os bolos e biscoitos devem ser cinza. De acordo com o fundador, o simbolismo por trás do cinza (oposto ao azul ou preto, duas cores comumente associadas ao sentimento de depressão) é que, a depressão, em particular, pinta qualquer vida - boa ou ruim - em cinza sem brilho. Thomas também incentiva os padeiros voluntários a incluir um centro de bolo com as cores do arco-íris que oferece esperança sob a nuvem cinza da depressão.
Para saber como você pode se envolver com a causa, cadastre-se na página da campanha no Facebook.