Endometriose
Contente
O que é isso
A endometriose é um problema de saúde comum em mulheres. Seu nome vem da palavra endométrio, o tecido que reveste o útero. Em mulheres com esse problema, o tecido que se parece e age como o revestimento do útero cresce fora do útero em outras áreas. Essas áreas podem ser chamadas de crescimentos, tumores, implantes, lesões ou nódulos.
A maioria da endometriose é encontrada:
* sobre ou sob os ovários
* atrás do útero
* nos tecidos que mantêm o útero no lugar
* no intestino ou bexiga
Esse tecido "extraviado" pode causar dor, infertilidade e menstruação muito intensa.
Os crescimentos da endometriose são quase sempre benignos ou não cancerosos, mas ainda podem causar muitos problemas. Para ver por quê, é útil entender o ciclo mensal de uma mulher. Todos os meses, os hormônios fazem com que o revestimento do útero da mulher se acumule com tecidos e vasos sanguíneos. Se a mulher não engravida, o útero libera esse tecido e sangue, deixando seu corpo pela vagina durante o período menstrual.
As manchas de endometriose também respondem ao ciclo mensal da mulher. A cada mês, os crescimentos acrescentam tecido e sangue extras, mas não há lugar para o tecido acumulado e o sangue saírem do corpo. Por esse motivo, os crescimentos tendem a ficar maiores e os sintomas da endometriose costumam piorar com o tempo.
Tecido e sangue que são derramados no corpo podem causar inflamação, tecido cicatricial e dor. À medida que o tecido mal colocado cresce, ele pode cobrir ou crescer nos ovários e bloquear as trompas de falópio. Isso pode dificultar a gravidez de mulheres com endometriose. Os crescimentos também podem causar problemas nos intestinos e na bexiga.
Causas
Ninguém sabe ao certo o que causa essa doença, mas os cientistas têm várias teorias.
Eles sabem que a endometriose ocorre em famílias. Se sua mãe ou irmã tem endometriose, você tem seis vezes mais probabilidade de contrair a doença do que outras mulheres. Portanto, uma teoria sugere que a endometriose é causada por genes.
Outra teoria é que durante os períodos mensais da mulher, algum tecido endometrial sobe para o abdômen através das trompas de falópio. Esse tecido transplantado então cresce fora do útero. Muitos pesquisadores acreditam que um sistema imunológico defeituoso desempenha um papel na endometriose. Em mulheres com a doença, o sistema imunológico não consegue encontrar e destruir o tecido endometrial que cresce fora do útero. Além disso, um estudo recente mostra que os distúrbios do sistema imunológico (problemas de saúde em que o corpo ataca a si mesmo) são mais comuns em mulheres com endometriose. Mais pesquisas nessa área podem ajudar os médicos a compreender e tratar melhor a endometriose.
Sintomas
A dor é um dos sintomas mais comuns da endometriose. Normalmente, a dor é no abdômen, parte inferior das costas e pelve. A quantidade de dor que uma mulher sente não depende de quanta endometriose ela tem. Algumas mulheres não sentem dor, embora a doença afete grandes áreas. Outras mulheres com endometriose têm dor intensa, embora tenham apenas alguns pequenos crescimentos. Os sintomas de endometriose incluem:
* Cólicas menstruais muito dolorosas
* Dor com menstruação que piora com o tempo
* Dor crônica na parte inferior das costas e pelve
* Dor durante ou após o sexo
* Dor intestinal
* Evacuações intestinais dolorosas ou micção dolorosa durante os períodos menstruais
* Períodos menstruais abundantes e / ou longos
* Mancha ou sangramento entre os períodos
* Infertilidade (não ser capaz de engravidar)
* Fadiga
Mulheres com endometriose também podem ter problemas gastrointestinais, como diarreia, constipação ou distensão abdominal, especialmente durante a menstruação.
Quem corre risco?
Cerca de cinco milhões de mulheres nos Estados Unidos têm endometriose. Isso o torna um dos problemas de saúde mais comuns para as mulheres.
Em geral, mulheres com endometriose:
* obter seu período mensal
* tem 27 anos em média
* apresentam sintomas por dois a cinco anos antes de descobrirem que têm a doença
Mulheres que passaram pela menopausa (quando uma mulher para de menstruar) raramente ainda apresentam sintomas.
Você tem maior probabilidade de desenvolver endometriose se:
* começou a menstruar muito cedo
* tem períodos abundantes
* tem períodos que duram mais de sete dias
* tem um ciclo mensal curto (27 dias ou menos)
* tem um parente próximo (mãe, tia, irmã) com endometriose
Alguns estudos sugerem que você pode diminuir suas chances de desenvolver endometriose se você:
* exercite regularmente
* evite álcool e cafeína
Diagnóstico
Se você acha que tem essa doença, converse com seu obstetra / ginecologista (obstetra / ginecologista). Seu médico conversará com você sobre seus sintomas e histórico de saúde. Em seguida, ela ou ele fará um exame pélvico. Às vezes, durante o exame, o médico pode encontrar sinais de endometriose.
Normalmente, os médicos precisam fazer testes para descobrir se uma mulher tem endometriose. Às vezes, os médicos usam exames de imagem para "ver" grandes crescimentos de endometriose dentro do corpo. Os dois testes de imagem mais comuns são:
* ultrassom, que usa ondas sonoras para ver o interior do corpo
* imagem de ressonância magnética (MRI), que usa ímãs e ondas de rádio para fazer uma "imagem" do interior do corpo
A única maneira de saber com certeza se você tem endometriose é fazer uma cirurgia chamada laparoscopia. Neste procedimento, um pequeno corte é feito em seu abdômen. Um tubo fino com uma luz é colocado dentro para ver crescimentos de endometriose. Às vezes, os médicos podem diagnosticar a endometriose apenas observando os crescimentos. Outras vezes, eles precisam pegar uma pequena amostra de tecido, ou uma biópsia, e estudá-la ao microscópio.
Tratamento
Não há cura para a endometriose, mas existem muitos tratamentos para a dor e a infertilidade que ela causa. Converse com seu médico sobre qual opção é melhor para você. O tratamento que você escolher dependerá de seus sintomas, idade e planos para engravidar.
Medicação para dor. Para algumas mulheres com sintomas leves, os médicos podem sugerir tomar medicamentos para a dor sem receita. Estes incluem: ibuprofeno (Advil e Motrin) ou naproxeno (Aleve). Quando esses medicamentos não ajudam, os médicos podem aconselhar o uso de analgésicos mais fortes, disponíveis com receita.
Tratamento hormonal. Quando o analgésico não é suficiente, os médicos geralmente recomendam medicamentos hormonais para tratar a endometriose. Apenas mulheres que não desejam engravidar podem usar esses medicamentos. O tratamento hormonal é melhor para mulheres com tumores pequenos que não apresentam dor intensa.
Os hormônios vêm em muitas formas, incluindo pílulas, injeções e sprays nasais. Muitos hormônios são usados para endometriose, incluindo:
- As pílulas anticoncepcionais bloqueiam os efeitos dos hormônios naturais no crescimento do endométrio. Assim, eles evitam o aumento e a quebra mensal dos crescimentos. Isso pode tornar a endometriose menos dolorosa. As pílulas anticoncepcionais também podem tornar a menstruação mais leve e menos desconfortável. A maioria das pílulas anticoncepcionais contém dois hormônios, estrogênio e progesterona. Este tipo de pílula anticoncepcional é chamada de "pílula combinada". Quando a mulher para de tomá-los, a capacidade de engravidar retorna, mas também os sintomas da endometriose.
- Progestágenos ou medicamentos com progesterona funcionam de forma muito parecida com as pílulas anticoncepcionais e podem ser tomados por mulheres que não podem tomar estrogênio. Quando uma mulher para de tomar progestágenos, ela pode engravidar novamente. Porém, os sintomas da endometriose também retornam.
Cirurgia. A cirurgia geralmente é a melhor escolha para mulheres com endometriose que apresentam uma grande quantidade de crescimentos, muita dor ou problemas de fertilidade. Existem cirurgias menores e mais complexas que podem ajudar. Seu médico pode sugerir um dos seguintes:
- A laparoscopia pode ser usada para diagnosticar e tratar a endometriose. Durante esta cirurgia, os médicos removem crescimentos e tecido cicatricial ou os destroem com calor intenso. O objetivo é tratar a endometriose sem prejudicar o tecido saudável ao seu redor. As mulheres se recuperam da laparoscopia muito mais rápido do que de uma grande cirurgia abdominal.
- A laparotomia ou cirurgia abdominal de grande porte é o último recurso de tratamento para a endometriose grave. Nesta cirurgia, o médico faz um corte muito maior no abdômen do que na laparoscopia. Isso permite que o médico alcance e remova crescimentos de endometriose na pelve ou abdômen. A recuperação desta cirurgia pode demorar até dois meses.
- A histerectomia só deve ser considerada por mulheres que não desejam engravidar no futuro. Durante esta cirurgia, o médico remove o útero. Ela ou ele também pode retirar os ovários e as trompas de Falópio ao mesmo tempo. Isso é feito quando a endometriose os danificou gravemente.