37 coisas a evitar como um vegano
Contente
- 1–6: Alimentos para Animais
- 7-15: Ingredientes ou aditivos derivados de animais
- 16-32: Alimentos que às vezes (mas nem sempre) contêm ingredientes de origem animal
- 33-37: Alimentos Vegan que você pode querer limitar
- Mensagem para levar para casa
Os veganos evitam comer alimentos de origem animal.
Existem várias razões para seguir uma dieta vegana, incluindo questões éticas, de saúde ou ambientais.
Alguns dos alimentos que os veganos devem evitar são óbvios, mas outros podem surpreendê-lo. Além do mais, nem todos os alimentos veganos são nutritivos e é melhor evitar alguns.
Este artigo lista 37 alimentos e ingredientes que você deve evitar em uma dieta vegana.
1–6: Alimentos para Animais
O veganismo é uma forma de vida que tenta excluir todas as formas de exploração animal e crueldade, seja para alimentação ou qualquer outro propósito.
Por esse motivo, os veganos evitam comer alimentos de origem animal, como:
- Carne: Carne de vaca, cordeiro, porco, vitela, cavalo, carne de órgão, carne selvagem, etc.
- Aves: Frango, peru, ganso, pato, codorna, etc.
- Peixe e frutos do mar: Todos os tipos de peixes, anchovas, camarões, lulas, vieiras, lulas, mexilhões, caranguejo, lagosta e molho de peixe.
- Laticínios: Leite, iogurte, queijo, manteiga, creme, sorvete, etc.
- Ovos: De galinhas, codornizes, avestruzes e peixes.
- Produtos apícolas: Mel, pólen de abelha, geleia real, etc.
Os veganos evitam comer carne e subprodutos animais. Isso inclui carnes, aves, peixes, laticínios, ovos e alimentos feitos por abelhas.
7-15: Ingredientes ou aditivos derivados de animais
Muitos alimentos contêm ingredientes ou aditivos de origem animal que a maioria das pessoas não conhece. Por esse motivo, os veganos também evitam consumir alimentos que contenham:
- Certos aditivos: Vários aditivos alimentares podem ser derivados de produtos de origem animal. Os exemplos incluem E120, E322, E422, E 471, E542, E631, E901 e E904.
- Cochonilha ou carmim: Os insetos da cochonilha moída são usados para fazer carmim, um corante natural usado para dar uma cor vermelha a muitos produtos alimentícios.
- Gelatina: Este agente espessante vem da pele, ossos e tecidos conjuntivos de vacas e porcos.
- Cola de peixe: Esta substância semelhante à gelatina é derivada das bexigas dos peixes. É frequentemente usado na fabricação de cerveja ou vinho.
- Aromas naturais: Alguns desses ingredientes são de origem animal. Um exemplo é o castóreo, um condimento alimentar que vem das secreções das glândulas odoríferas anais dos castores ().
- Ácidos gordurosos de omega-3: Muitos produtos que são enriquecidos com ômega-3 não são veganos, pois a maioria dos ômega-3 vem de peixes. Os ômega-3 derivados de algas são alternativas veganas.
- Shellac: Esta é uma substância secretada pela fêmea do inseto lac. Às vezes é usado para fazer um esmalte alimentar para doces ou uma cobertura de cera para produtos frescos.
- Vitamina D3: A maior parte da vitamina D3 é derivada de óleo de peixe ou da lanolina encontrada na lã de ovelha. As vitaminas D2 e D3 do líquen são alternativas veganas.
- Ingredientes lácteos: Whey, caseína e lactose são derivados de laticínios.
Esses ingredientes e aditivos podem ser encontrados em uma ampla variedade de alimentos processados. É muito importante que você verifique cuidadosamente as listas de ingredientes.
Conclusão:
Os veganos devem verificar os rótulos dos alimentos para se certificar de que os produtos não contêm os ingredientes listados acima.
16-32: Alimentos que às vezes (mas nem sempre) contêm ingredientes de origem animal
Alguns alimentos que você espera que sejam 100% veganos às vezes contêm um ou mais ingredientes de origem animal.
Por este motivo, os veganos que procuram evitar todos os produtos de origem animal devem ter um olhar crítico ao decidir se devem consumir ou evitar os seguintes alimentos:
- Produtos de pão: Alguns produtos de panificação, como bagels e pães, contêm L-cisteína. Este aminoácido é usado como um agente amaciante e geralmente vem de penas de aves.
- Cerveja e vinho: Alguns fabricantes usam albumina de ovo, gelatina ou caseína no processo de fabricação de cerveja ou vinificação. Outros às vezes usam isinglass, uma substância coletada das bexigas dos peixes, para esclarecer seu produto final.
- Curativo César: Certas variedades de molho César usam pasta de anchova como um de seus ingredientes.
- Doce: Algumas variedades de gelatina, marshmallows, gomas de mascar e gomas de mascar contêm gelatina. Outros são revestidos de goma laca ou contêm uma tinta vermelha chamada carmim, que é feita de insetos da cochonilha.
- Batatas fritas: Algumas variedades são fritas em gordura animal.
- Olive tapenade: Muitas variedades de tapenade de azeitona contêm anchovas.
- Alimentos fritos: A massa usada para fazer alimentos fritos, como anéis de cebola ou tempura de vegetais, às vezes contém ovos.
- Pesto: Muitas variedades de pesto comprado em lojas contêm queijo parmesão.
- Alguns produtos de feijão: A maioria das receitas de feijão cozido contém banha ou presunto.
- Natas não lácteas: Muitos desses cremes “não lácteos” contêm caseína, uma proteína derivada do leite.
- Massa: Alguns tipos de massa, especialmente massa fresca, contêm ovos.
- Batata frita: Algumas batatas fritas são aromatizadas com queijo em pó ou contêm outros ingredientes lácteos, como caseína, soro de leite ou enzimas de origem animal.
- Açúcar refinado: Os fabricantes às vezes tornam o açúcar mais leve com carvão de ossos (geralmente conhecido como carbono natural), que é feito de ossos de gado. Açúcar orgânico ou suco de cana evaporado são alternativas veganas.
- Amendoins torrados: Às vezes, a gelatina é usada na fabricação de amendoim torrado para ajudar o sal e as especiarias a aderirem melhor aos amendoins.
- Um pouco de chocolate amargo: O chocolate escuro geralmente é vegano. No entanto, algumas variedades contêm produtos de origem animal, como soro de leite, gordura do leite, sólidos do leite, manteiga clarificada ou leite em pó desnatado.
- Alguns produtos: Algumas frutas frescas e vegetais são revestidos com cera. A cera pode ser à base de petróleo ou palma, mas também pode ser feita com cera de abelha ou goma-laca. Na dúvida, pergunte ao dono da mercearia qual cera é usada.
- Molho Worcestershire: Muitas variedades contêm anchovas.
Ingredientes de origem animal podem ser encontrados em alimentos que você não esperava vê-los. Certifique-se de verificar os rótulos para evitar surpresas.
33-37: Alimentos Vegan que você pode querer limitar
Só porque um alimento é vegano não significa que seja saudável ou nutritivo.
Portanto, os veganos que desejam melhorar sua saúde devem se ater a alimentos vegetais minimamente processados e limitar o uso dos seguintes produtos:
- Comida vegana: Sorvetes, doces, biscoitos, batatas fritas e molhos vegan geralmente contêm tanto açúcar e gordura adicionados quanto seus equivalentes não veganos. Além disso, eles quase não contêm vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos.
- Adoçantes veganos: Vegan ou não, melaço, xarope de agave, xarope de tâmara e xarope de bordo ainda são açúcares adicionados. Comer em excesso pode aumentar o risco de desenvolver problemas médicos, como doenças cardíacas e obesidade (,,,).
- Carnes falsas e queijos: Esses alimentos processados geralmente contêm muitos aditivos. Eles também fornecem muito menos vitaminas e minerais do que alimentos vegetais inteiros e ricos em proteínas, como feijão, lentilha, ervilha, nozes e sementes.
- Alguns leites sem leite: Leites sem leite adoçados geralmente contêm uma boa quantidade de açúcar adicionado. Opte pelas versões sem açúcar.
- Barras de proteína vegana: A maioria das barras de proteína vegana contém grandes quantidades de açúcar refinado. Além do mais, eles geralmente contêm uma forma isolada de proteína, que carece dos nutrientes que você encontraria na planta da qual foi extraída.
Os veganos que desejam otimizar sua saúde devem limitar os alimentos processados. Em vez disso, escolha alimentos que possam ser consumidos em sua forma original sempre que possível.
Mensagem para levar para casa
Os veganos tentam evitar todos os alimentos de origem animal.
Isso inclui produtos de origem animal e de carne, bem como alimentos que contenham qualquer ingrediente derivado de um animal.
Dito isso, nem todos os alimentos feitos de ingredientes vegetais são saudáveis e nutritivos. A junk food vegana ainda é junk food.
Mais sobre comer vegano:
- 6 benefícios para a saúde baseados na ciência de comer comida vegana
- 16 Estudos sobre dietas veganas - elas realmente funcionam?
- O que é um vegano e o que os veganos comem?
- As 17 melhores fontes de proteína para veganos e vegetarianos