O que causa cócegas nos pés e por que algumas pessoas são mais sensíveis que outras
Contente
- O que faz cócegas nos pés?
- Tipos de respostas de cócegas
- Knismesis
- Gargalesis
- Resposta involuntária (autônoma)
- Por que algumas pessoas são mais sensíveis do que outras?
- Neuropatia periférica
- Pés com cócegas podem ser um sinal de diabetes?
- Principais conclusões
Para as pessoas sensíveis a cócegas, os pés são uma das partes do corpo que mais causam cócegas.
Algumas pessoas sentem um desconforto insuportável quando as solas dos pés são escovadas durante uma pedicure. Outros dificilmente notam a sensação de folhas de grama tocando seus pés quando estão descalços do lado de fora.
Seu nível de sensibilidade às cócegas é conhecido como resposta às cócegas. Os cientistas analisaram a resposta às cócegas nos pés e em outras partes do corpo, mas continuam a se perguntar para que serve as cócegas.
Neste artigo, veremos o que causa cócegas nos pés e por que algumas pessoas têm mais cócegas do que outras.
O que faz cócegas nos pés?
Os pés são uma parte muito sensível do corpo e contêm cerca de 8.000 terminações nervosas. Essas terminações nervosas contêm receptores para as respostas ao toque e à dor.
Algumas dessas terminações nervosas estão muito próximas da pele. Essa é uma das razões pelas quais os pés fazem cócegas em algumas pessoas.
Tipos de respostas de cócegas
Existem dois tipos de cócegas que podem ocorrer nos pés ou em outras partes do corpo que apresentam cócegas.
Knismesis
Knismesis se refere a sensações leves de cócegas. Eles podem ser agradáveis ou desagradáveis. Se seu filho ou outra pessoa já lhe implorou sem parar para acariciar e fazer cócegas em seus braços, pernas ou pés, você sabe em primeira mão o que é knismesis.
Knismesis também se refere a cócegas inquietantes, como as causadas por um inseto que passa por seus pés, ou por qualquer coisa que faz seus pés formigarem ou coçarem, como areia na praia.
Gargalesis
Se alguém começa a fazer cócegas vigorosamente em seus pés, gerando desconforto e risos, você está experimentando uma gárgula. Este é o tipo de cócegas associado aos jogos infantis de tortura de cócegas.
Gargalesis pode ser pior se você não souber. Esse tipo de cócegas pode ter evoluído com o tempo como um mecanismo de defesa para proteger partes vulneráveis do corpo, como os pés. Também pode ser percebido pelo cérebro como dor. As pessoas são incapazes de fazer cócegas e produzem uma resposta de gárgula.
Resposta involuntária (autônoma)
Tanto a knismesis quanto a gargalesis têm como objetivo estimular uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Uma das funções do hipotálamo é regular as respostas emocionais. Ele também controla sua reação a estímulos dolorosos.
Se você sente cócegas e ri, ou se sente desconfortável quando sente cócegas nos pés, pode estar tendo uma resposta involuntária gerada pelo hipotálamo.
Por que algumas pessoas são mais sensíveis do que outras?
A resposta às cócegas varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas têm pés mais sensíveis que outras. A razão para isso não foi definitivamente demonstrada, embora seja possível que haja uma ligação genética.
Neuropatia periférica
Se seus pés começarem a sentir menos cócegas imediatamente ou com o tempo, pode haver uma causa médica subjacente, como neuropatia periférica. Esta é uma doença degenerativa do nervo que danifica as terminações nervosas dos pés.
A neuropatia periférica pode ser causada por:
- pressão nos nervos
- infecção
- trauma
- doença auto-imune
- hipotireoidismo
- diabetes
Se você tem neuropatia periférica, as terminações nervosas em seus pés ou em outras partes do corpo não estão funcionando corretamente. Isso pode causar dormência, formigamento ou dor.
A neuropatia periférica pode tornar difícil ou impossível para você sentir o tipo de estímulo que geraria uma resposta de cócegas.
Pés com cócegas podem ser um sinal de diabetes?
A neuropatia periférica nos pés causada pelo diabetes é conhecida como neuropatia diabética ou lesão do nervo diabético. Pode resultar de diabetes tipo 1 ou tipo 2.
Danos nervosos causados por diabetes não causam cócegas nos pés, embora possam causar uma sensação de formigamento que pode ser confundida com cócegas.
Uma vez que a lesão do nervo diabético pode causar dormência, sentir cócegas nas solas dos pés é geralmente um sinal de que você não tem neuropatia diabética. Mesmo assim, se você tem diabetes e está preocupado com as sensações que está sentindo, avise seu médico.
Principais conclusões
Os pés são uma parte sensível do corpo que pode causar cócegas em algumas pessoas. A resposta às cócegas não é completamente compreendida, mas acredita-se que seja uma resposta involuntária dirigida pelo hipotálamo.
Cócegas nos pés não são causadas por diabetes, embora a sensação de formigamento gerada pela neuropatia diabética possa às vezes ser confundida com cócegas.