Cronograma de tratamento e recuperação de derrame: "Tempo é cérebro"
Contente
- Pensa rápido
- Fatos de recuperação
- Opções de reabilitação
- Atividades físicas
- Atividades cognitivas / emocionais
- Terapias experimentais
- Suas ações fazem a diferença
Stroke 101
Um derrame ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia uma artéria ou um vaso sanguíneo se rompe e impede o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro. As células cerebrais começam a morrer quando o cérebro é privado de sangue e ocorrem danos cerebrais.
O dano cerebral induzido por derrame pode ser extenso e permanente. No entanto, o diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir danos cerebrais extensos.
Um derrame pode ser um evento devastador que muda permanentemente a capacidade funcional de uma pessoa. Isso pode resultar em dificuldades, como dormência, ou deficiências mais graves, como não conseguir falar ou andar.
Os efeitos físicos dependem do tipo de acidente vascular cerebral, sua localização, o estágio em que é diagnosticado e tratado e a saúde geral da pessoa.
Pensa rápido
“Tempo é cérebro” é um ditado que enfatiza a importância de procurar ajuda médica rapidamente ao sofrer um derrame. O tecido cerebral é danificado rapidamente à medida que um derrame avança, portanto, quanto mais cedo você conseguir ajuda, maiores serão as chances de seu cérebro se recuperar de um derrame. É importante conhecer os primeiros sinais de acidente vascular cerebral e procurar atendimento médico imediato se você começar a sentir algum deles.
Os sinais de alerta de AVC são resumidos na sigla FAST, que a National Stroke Association (NSA) define da seguinte forma:
- cara: se uma pessoa sorri e um lado do rosto cai
- braços: se uma pessoa tenta levantar os dois braços, mas um deles desliza involuntariamente para baixo
- discurso: se uma pessoa murmura sua fala quando solicitada a repetir uma frase simples
- Tempo: se uma pessoa tiver qualquer um dos sintomas mencionados acima, ligue para 911 imediatamente
Conheça os sinais de alerta de AVC e não hesite em procurar atendimento médico se achar que você ou outra pessoa pode estar tendo um. Este é o melhor curso de ação para limitar os danos cerebrais e melhorar o tempo de recuperação.
De acordo com a American Heart Association, se uma vítima de derrame recebe atenção médica dentro de três horas do início dos sintomas, ela pode receber um gotejamento intravenoso de medicação anti-coágulo. Este medicamento pode romper o coágulo e reduzir a incapacidade de longo prazo.
Fatos de recuperação
Quais são as chances de recuperação? De acordo com a NSA:
- 10 por cento daqueles que sobrevivem a um derrame experimentam recuperação quase completa
- 25 por cento dos sobreviventes de AVC se recuperam apenas com pequenas deficiências
- 40 por cento têm deficiências moderadas a graves que requerem cuidados especiais
- 10 por cento precisam de cuidados em uma instituição de cuidados de longo prazo
- 15 por cento morrem logo após o derrame
Opções de reabilitação
A reabilitação física muitas vezes pode melhorar significativamente a capacidade funcional de uma pessoa. Embora o tempo de recuperação e a eficácia variem muito de pessoa para pessoa, as seguintes terapias podem ajudar:
- terapia enquanto em um hospital
- terapia enquanto em uma unidade de tratamento subagudo
- terapia em um hospital de reabilitação
- terapia em casa
- terapia ambulatorial
- terapia e cuidados de enfermagem qualificados em uma instituição de cuidados de longo prazo
As terapias de reabilitação podem incluir atividades físicas, atividades cognitivas e emocionais e terapias alternativas.
Atividades físicas
- fortalecimento das habilidades motoras: exercícios para aumentar a força muscular e a coordenação
- treinamento de mobilidade: aprender a andar com ajudas para caminhar, como bengalas ou andadores
- terapia induzida por restrição: restringir o uso do membro não afetado enquanto pratica o uso do membro afetado
- terapia de amplitude de movimento: exercícios para diminuir a tensão muscular e aumentar a amplitude de movimento
Atividades cognitivas / emocionais
- terapia de comunicação: terapia para ajudar a recuperar as habilidades de falar, ouvir e escrever
- tratamento psicológico: aconselhamento com um profissional de saúde mental ou grupo de apoio para ajudar no ajuste emocional
- medicamentos: para tratar a depressão em algumas pessoas que tiveram um derrame
Terapias experimentais
- o uso de células-tronco no contexto de um ensaio clínico
- o uso de novos agentes protetores do cérebro no contexto de um ensaio clínico
- massagem
- fitoterapia
- acupuntura
Ao escolher a melhor opção de reabilitação para um ente querido, considere qual opção o deixaria mais confortável e disposto a aprender.
O processo de reabilitação geralmente envolve reaprender tarefas básicas como comer e vestir-se. Quanto mais relaxada e não ameaçada uma pessoa se sente, mais rápido ela se recupera. Um dos principais objetivos da reabilitação do AVC é melhorar a função e promover a independência.
Suas ações fazem a diferença
É importante obter atendimento médico assim que os sintomas de AVC forem identificados ou suspeitos. Quanto mais rápido o tratamento médico começar, menor será a probabilidade de ocorrerem danos cerebrais extensos.
De acordo com a NSA, mais de sete milhões de americanos sobreviveram a um derrame e agora vivem com seus efeitos. Embora o AVC seja uma ocorrência inesperada e frequentemente devastadora, a detecção precoce, o tratamento e os cuidados de reabilitação consistentes podem ajudar a minimizar os danos permanentes.
O processo de reabilitação às vezes pode ser tedioso e frustrante. Manter uma visão determinada e positiva pode significar a diferença entre uma recuperação lenta ou rápida. O curso do tratamento e a taxa de sucesso da reabilitação do AVC são altamente pessoais.