Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Farma | Tratamento Farmacológico de Dermatofitoses (Micoses Superficiais)
Vídeo: Farma | Tratamento Farmacológico de Dermatofitoses (Micoses Superficiais)

Contente

O que é micose do corpo?

Micose do corpo é uma infecção de pele causada por um fungo.

"Micose" é um nome impróprio - a infecção não tem nada a ver com vermes. Seu nome vem da pequena erupção cutânea em forma de anel ou círculo que aparece no corpo devido a infecção. Na micose do corpo, as erupções cutâneas aparecem nas regiões da pele, exceto no couro cabeludo, na virilha, nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

A condição é comum e altamente contagiosa, mas não é séria. Também é conhecido como "tinea corporis" após o tipo de fungo que causa a infecção.

O que causa a micose do corpo?

Um grupo de fungos chamado dermatófitos causa micose. Os dermatófitos vivem de uma substância chamada queratina, um tecido encontrado em muitas partes do corpo de uma pessoa, incluindo unhas, pele e cabelo. Na micose do corpo, o fungo infecta a pele.


Micose do corpo também é chamada tinea corporisafter o dermatófito específico, tinea. Outras infecções fúngicas relacionadas à micose têm nomes semelhantes, incluindo:

  • tinea pedis, comumente chamado pé de atleta
  • tinea cruris, também conhecida como jock itch
  • tinea capitis, também conhecida como micose do couro cabeludo

Sintomas de micose do corpo

Os sintomas de micose do corpo geralmente começam cerca de 4 a 10 dias após o contato com o fungo.

A micose do corpo se assemelha a erupções cutâneas em forma de anel ou circular com bordas ligeiramente levantadas. A pele no meio dessas erupções cutâneas em forma de anel parece saudável. Geralmente, as erupções cutâneas são coceiras. Eles se espalharão ao longo da infecção

Os sintomas de uma infecção mais grave incluem anéis que se multiplicam e se fundem. Você também pode desenvolver bolhas e feridas cheias de pus perto dos anéis.

Como a micose do corpo se espalha?

Uma infecção por micose pode se espalhar de várias maneiras diretas e indiretas, incluindo:


  • Pessoa a pessoa: isso acontece através do contato direto com a pele de uma pessoa infectada com micose.
  • Animal de estimação / animal para pessoa: ocorre quando você tem contato direto com um animal infectado. Cães e gatos podem espalhar a infecção para as pessoas. Furões, cavalos, coelhos, cabras e porcos também podem espalhar micose para as pessoas.
  • Item inanimado para pessoa: é possível obter a micose através do contato indireto com objetos, incluindo cabelos de uma pessoa infectada, roupas de cama, roupas, chuveiros e pisos.
  • Solo para pessoa: Raramente, uma infecção por micose pode se espalhar através do contato com o solo altamente infectado por um período prolongado de tempo.

Quem está em risco de infecção por micose?

As crianças são mais propensas à infecção por micose do corpo em comparação com os adultos. No entanto, praticamente todo mundo tem algum risco de ser infectado. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, cerca de 10 a 20% das pessoas serão infectadas por um fungo em algum momento de suas vidas.


Fatores que podem aumentar seu risco incluem:

  • vivendo em áreas úmidas ou úmidas
  • suor excessivo
  • participando de esportes de contato
  • vestindo roupas apertadas
  • ter um sistema imunológico fraco
  • compartilhando roupas, roupas de cama ou toalhas com outras pessoas

Como é diagnosticada a micose?

Se o seu médico suspeitar que você tem micose, ele examinará sua pele e poderá fazer alguns testes para descartar outras condições da pele não causadas por fungos, como dermatite atópica ou psoríase. Geralmente, um exame cutâneo resulta em um diagnóstico.

O seu médico também pode observar raspagens na pele da área afetada sob um microscópio para procurar fungos. Uma amostra pode ser enviada para um laboratório para confirmação. O laboratório pode realizar um teste de cultura para verificar se o fungo cresce.

Como é tratada a micose?

Medicamentos fungicidas tópicos vendidos sem receita (OTC) geralmente são suficientes para tratar a infecção. O medicamento pode estar na forma de pó, pomada ou creme. É aplicado diretamente nas áreas afetadas da pele. Esses medicamentos incluem produtos de venda livre, como:

  • clotrimazol (Lotrimin AF)
  • miconazol (Micatina)
  • terbinafina (Lamisil)
  • tolfaftato (tinactina)

Compre medicamentos antifúngicos de venda livre.

Seu farmacêutico também pode ajudá-lo a escolher qual é o melhor para você.

Se a micose do corpo for generalizada, grave ou não responder aos medicamentos acima, seu médico poderá prescrever um medicamento tópico mais forte ou um fungicida que você toma por via oral. Griseofulvina é um tratamento oral comumente prescrito para infecções fúngicas.

Potenciais complicações da infecção por micose

A infecção não é grave e raramente se espalhará abaixo da superfície da pele. No entanto, pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV ou AIDS, podem ter problemas para se livrar da infecção.

Como em outros tipos de infecções e condições da pele, a coceira, a irritação ou a pele quebrada podem levar a infecções bacterianas secundárias que podem precisar de tratamento com antibióticos.

Como as infecções por micose podem ser prevenidas?

Micose do corpo pode ser evitada, evitando o contato com alguém que tem a infecção. Isso inclui o contato indireto e direto com essa pessoa.

Tome as seguintes precauções:

  • Evite compartilhar toalhas, chapéus, escovas de cabelo e roupas com alguém que tenha a infecção.
  • Leve o seu animal de estimação a um veterinário se você suspeitar de uma infecção por micose.
  • Se você tem micose, mantenha uma boa higiene pessoal ao redor de outras pessoas e evite arranhar as áreas afetadas da pele.
  • Após o banho, seque bem a pele - especialmente entre os dedos dos pés e onde a pele toca a pele, como na virilha e nas axilas.

Fontes do artigo

  • Equipe da Clínica Mayo. (2017). Micose (corpo). http://www.mayoclinic.com/health/ringworm/DS00489
  • Micose e outras infecções fúngicas. (2016). http://www.nhs.uk/Conditions/Ringworm/Pages/Introduction.aspx
  • Micose [Ficha técnica]. (2011). http://www.health.ny.gov/diseases/communicable/ringworm/fact_sheet.htm

Recomendado

Mulheres lutam contra flexões, descobertas de estudos

Mulheres lutam contra flexões, descobertas de estudos

o New York Time publicou um conto e ta emana intitulado "Por que a mulhere não podem fazer flexõe " com ba e em pe qui a recente que concluíram exatamente i o.O e tudo acompan...
Corri a meia maratona de Las Vegas depois do tiroteio para provar que o medo não me impedirá

Corri a meia maratona de Las Vegas depois do tiroteio para provar que o medo não me impedirá

Em 28 de etembro, re ervei meu voo para La Vega para a Meia Maratona de Rock 'n' Roll da cidade. Trê dia depoi , um atirador abriu fogo no fe tival de mú ica country Route 91 Harve t...