Por que seus tanques de energia durante a gravidez - e como recuperá-los
Contente
- 1. Não se esforce * muito * forte, mas definitivamente continue se exercitando.
- 2. Ceda ao seu desejo de dormir.
- 3. Faça lanches frequentes de alimentos energizantes e fáceis de digerir.
- 4. Encha-se de proteínas vegetais.
- 5. Considere a vitamina B6.
- Revisão para
Se você é uma futura mamãe, pode * provavelmente * se relacionar com isso: Um dia, a exaustão bate forte em você. E esse não é o tipo de cansaço normal que você sente depois de um longo dia. Sai do nada e é um cansaço que nunca senti nada parecido e mal consigo sobreviver ao longo do dia. Mas embora possa cheirar mal (e fazer com que ir para o trabalho ou cuidar de outras crianças seja um grande desafio), saiba que ficar exausto é totalmente normal.
"Fadiga, bem como náusea e fragilidade emocional, são as três queixas mais comuns no início da gravidez", diz Jenna Flanagan. M.D., uma obstetra do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston. Um estudo publicado na revista PLOS One descobriram que 44 por cento das mulheres se sentiram totalmente envenenadas com gás nos primeiros meses. (Apenas para jogar pelo seguro, certifique-se de mencionar seu cansaço ao seu ginecologista. Às vezes, o cansaço pode ser um sinal de outros problemas, como anemia.)
Você pode culpar o cansaço demais por uma série de mudanças, a primeira das quais é hormonal. Um hormônio em particular, a progesterona, que aumenta durante a gravidez, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir a pressão arterial e causar sonolência, explica o Dr. Flanagan. (Relacionado: Compre tudo o que me fez passar pelo primeiro trimestre de gravidez)
Sentir-se nauseado - outro sintoma adorável do primeiro trimestre! - e emocional, juntamente com problemas para dormir pode exacerbar ainda mais a fadiga, observa Frederick Friedman Jr., MD, diretor de obstetrícia, ginecologia e serviços reprodutivos do Sistema de Saúde Mount Sinai em Nova york.
Então há o todo criando uma vida coisa. "Para otimizar o crescimento do bebê, a atividade da mãe pode diminuir", diz ele. Afinal, desenvolver novos tecidos e vida no útero não é uma tarefa fácil e pode esgotar sua energia.
As boas notícias? A fadiga tende a atingir o pico no primeiro trimestre, quando seu corpo está passando por mudanças rápidas (talvez pela primeira vez), diz o Dr. Flanagan. E embora não operar em sua velocidade normal possa ser frustrante, existem maneiras de combater o cansaço. Aqui, o que os ginecologistas sugerem.
1. Não se esforce * muito * forte, mas definitivamente continue se exercitando.
Se você está extremamente cansado, seu corpo está tentando lhe dizer algo - provavelmente é hora de descansar. Portanto, antes de mais nada, não exagere.
Dito isso, se você está acostumado a aulas de spin diário ou corridas longas e de repente interrompe sua rotina de exercícios, isso pode fazer com que seus níveis gerais de energia caiam e você pode notar que seu humor diminui graças a uma mudança na endorfina níveis, diz o Dr. Friedman. “É importante permanecer ativo durante a gravidez se você estiver acostumada a isso”, diz ele. (Relacionado: 4 maneiras de mudar seu treino quando engravidar)
Algumas coisas para lembrar: Com um bebê a caminho, sua frequência cardíaca ficará mais alta do que o normal, o que significa que você sentirá os efeitos do exercício (você está sem fôlego, suando) mais cedo e mais intensidades. Isso continuará à medida que seu bebê crescer também. (Malhar grávida é praticamente comparável a fazer tudo com um saco de pesos.)
Isso tudo para dizer que você ainda pode ir para as aulas de Spin ou correr, mas talvez precise reduzir a resistência ou diminuir sua quilometragem. Quanto ao treinamento de força, o Dr. Friedman sugere diminuir o peso e aumentar as repetições. Felizmente, pesquisas descobriram que mesmo exercícios de intensidade baixa a moderada podem suprimir a fadiga e melhorar a energia na gravidez.
2. Ceda ao seu desejo de dormir.
Aqui está o outro lado da moeda: se você está com vontade de dormir ou sente suas pálpebras fechando, provavelmente é melhor dar um tempo para cochilar, diz o Dr. Friedman. Na verdade, o National Institutes of Health observa que as mulheres grávidas podem precisar de mais algumas horas de sono todas as noites ou de algumas sonecas durante o dia. Encare isso como uma ajuda para o seu bebê: "Você não quer fazer nada que o estresse fisicamente", diz ele (como ser privado de sono). "Descansar pode ajudar a maximizar o fluxo sanguíneo para o útero."
3. Faça lanches frequentes de alimentos energizantes e fáceis de digerir.
Se você é o tipo de garota do café da manhã, almoço e jantar, considere comer refeições menores e mais frequentes, sugere o Dr. Friedman. Embora você possa não * querer *, manter o estômago cheio pode ajudar a evitar a náusea. E provavelmente é melhor fisiologicamente e para os níveis de energia do que três refeições fixas, ajudando você a evitar os níveis flutuantes de açúcar no sangue que podem atrapalhar a energia, diz ele.
“O tamanho do estômago também é comprimido com o bebê empurrando-o, então, realmente, é melhor comer de quatro a cinco lanches menores por dia em vez de tentar enfiar tudo em refeições maiores”, acrescenta Dana Hunnes, Ph .D., RD, nutricionista sênior do Ronald Reagan UCLA Medical Center.
Super nauseado? A energia pode vir na forma de alimentos mais atraentes e fáceis para o estômago: abacaxi, frutas vermelhas, grãos inteiros, homus, biscoitos de trigo integral e vegetais sem gases como a abobrinha, diz Hunnes.
4. Encha-se de proteínas vegetais.
Você pode estar mordiscando bagels ou sentindo que só tem estômago para torrar. Mas se você for capaz, a proteína lhe dará mais energia do que carboidratos, diz o Dr. Friedman. As opções baseadas em plantas são suas melhores e mais saudáveis apostas, diz Hunnes. Procure por opções de proteínas que não cheiram (tchau, ovos cozidos) se você estiver enjoado. Em vez disso, opte por manteiga de amendoim, homus ou abacate. (Relacionado: 5 preocupações estranhas com a saúde que podem surgir durante a gravidez)
5. Considere a vitamina B6.
Sentir que a náusea é o que está drenando você? Pegue um pouco de vitamina B6. O Congresso Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) recomenda 10 a 25 mg da vitamina três ou quatro vezes ao dia para aliviar náuseas e vômitos durante a gravidez (algo que pode * seriamente * drenar sua energia). A vitamina pode até ajudar a melhorar seu humor e sono. Apenas certifique-se de entrar em contato com seu ginecologista antes de iniciar qualquer suplemento.