Balanças Rigged? Como Whole Foods podem sobrecarregar você
Contente
Se você já engasgou quando o total do seu mantimento apareceu na tela da Whole Foods, você definitivamente não está sozinho. (A cadeia de alimentos saudáveis não ganhou o apelido de "Whole Paycheck" por nada!) Na verdade, o Departamento de Assuntos do Consumidor abriu uma investigação investigando as alegações de que a Whole Foods está "acidentalmente" cobrando demais de muitas pessoas, muitas o tempo - e até agora, eles estão descobrindo que a maioria das queixas é verdadeira.
Mas antes de dizer "Tchau Felicia" para o mercado popular, saiba que não é só Whole Foods. Os compradores de mantimentos disfarçados investigativos encontraram problemas semelhantes em 73% dos supermercados que verificaram, mostrando que os problemas de preços são endêmicos para a indústria de alimentos. Ainda assim, os investigadores disseram que o Whole Foods era o pior infrator da lista.
O problema vem principalmente de itens pré-pesados e pré-tarifados, como os das seções de delicatessen, produtos hortifrutigranjeiros e alimentos a granel. Depois de inúmeras reclamações de clientes em toda a cidade, o DCA decidiu fazer uma "operação de picada" e testar secretamente os produtos. Eles pesaram 80 itens diferentes de oito locais em Nova York e descobriram que os pesos e, portanto, os preços, impressos nas embalagens eram imprecisos exatamente 100 por cento do tempo, com a maioria dos erros não a favor do cliente. (Um pacote de camarão deli custou US $ 14!) (Use esses truques para economizar dinheiro em alimentos saudáveis.)
O Daily News informou que oito lojas Whole Foods da cidade de Nova York receberam mais de 800 violações de preços durante 107 inspeções separadas desde 2010, totalizando mais de US $ 58.000 em multas.
O porta-voz da Whole Foods, Michael Sinatra, disse ao site de notícias que a rede com sede no Texas "nunca usou intencionalmente práticas enganosas para cobrar indevidamente os clientes" e planeja se defender vigorosamente contra essas alegações. Ele acrescenta que a loja fica mais do que feliz em devolver o dinheiro em itens com preços incorretos. Talvez seja hora de uma liquidação em escalas de alimentos?
No entanto, mesmo que já seja irritante que suas frutas custem o dobro do preço da mercearia da esquina (mesmo que sejam orgânicas e valham a pena!), É importante lembrar todas as boas mudanças que a Whole Foods trouxe para a indústria de alimentos. Considere, por exemplo, sua iniciativa mais recente de vender produtos "cultivados com responsabilidade" - um programa que desejamos que todas as cadeias de supermercados adotem. Vamos pesar as maçãs cultivadas localmente primeiro, muito obrigado.