Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 13 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Abril 2025
Anonim
PROTOCOLO SPIKES - SIMULAÇÃO
Vídeo: PROTOCOLO SPIKES - SIMULAÇÃO

A educação do paciente permite que os pacientes desempenhem um papel maior em seus próprios cuidados. Ele também se alinha com o movimento crescente em direção ao cuidado centrado no paciente e na família.

Para ser eficaz, a educação do paciente precisa ser mais do que instruções e informações. Professores e profissionais de saúde precisam ser capazes de avaliar as necessidades do paciente e se comunicar com clareza.

O sucesso da educação do paciente depende muito de quão bem você avalia o seu paciente:

  • Precisa
  • Preocupações
  • Prontidão para aprender
  • Preferências
  • Apoiar
  • Barreiras e limitações (como capacidade física e mental e baixo nível de alfabetização em saúde ou matemática)

Muitas vezes, o primeiro passo é descobrir o que o paciente já sabe. Use estas diretrizes para fazer uma avaliação completa antes de iniciar a educação do paciente:

  • Reúna pistas. Converse com os membros da equipe de saúde e observe o paciente. Tenha cuidado para não fazer suposições. O ensino do paciente baseado em suposições incorretas pode não ser muito eficaz e pode levar mais tempo. Descubra o que o paciente quer saber ou tirar da sua reunião.
  • Conheça seu paciente. Apresente-se e explique sua função no atendimento ao paciente. Revise seu prontuário médico e faça perguntas básicas para conhecer você.
  • Estabeleça um relacionamento. Faça contato visual quando apropriado e ajude seu paciente a se sentir confortável com você. Preste atenção às preocupações da pessoa. Sente-se perto do paciente.
  • Ganhe confiança. Mostre respeito e trate cada pessoa com compaixão e sem julgamento.
  • Determine a prontidão do seu paciente para aprender. Pergunte a seus pacientes sobre suas perspectivas, atitudes e motivações.
  • Aprenda a perspectiva do paciente. Converse com o paciente sobre preocupações, medos e possíveis equívocos. As informações que você recebe podem ajudar a orientar o ensino do paciente.
  • Faça as perguntas certas. Pergunte se o paciente tem preocupações, não apenas perguntas. Use perguntas abertas que exijam que o paciente revele mais detalhes. Ouça com atenção. As respostas do paciente irão ajudá-lo a aprender as crenças fundamentais da pessoa. Isso ajudará você a entender a motivação do paciente e permitirá que você planeje as melhores maneiras de ensinar.
  • Aprenda sobre as habilidades do paciente. Descubra o que seu paciente já sabe. Você pode usar o método de reprogramação (também chamado de método mostre-me ou fechamento do ciclo) para descobrir o que o paciente pode ter aprendido com outros provedores. O método de re-ensino é uma forma de confirmar que você explicou as informações de uma forma que o paciente entendeu. Além disso, descubra quais habilidades o paciente ainda precisa desenvolver.
  • Envolva outras pessoas. Pergunte se o paciente deseja que outras pessoas participem do processo de cuidado. É possível que a pessoa que se oferece para se envolver no cuidado de seu paciente não seja a pessoa que seu paciente prefere. Saiba mais sobre o suporte disponível para seu paciente.
  • Identifique barreiras e limitações. Você pode perceber barreiras à educação e o paciente pode confirmá-las. Alguns fatores, como baixo nível de alfabetização em saúde ou matemática, podem ser mais sutis e mais difíceis de reconhecer.
  • Reserve um tempo para estabelecer um relacionamento. Faça uma avaliação abrangente. Vale a pena, porque seus esforços de educação do paciente serão mais eficazes.

Bowman D, Cushing A. Ética, direito e comunicação. In: Kumar P, Clark M, eds. Medicina Clínica de Kumar e Clarke. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 1.


Bukstein DA. Adesão do paciente e comunicação eficaz. Ann Allergy Asthma Immunol. 2016; 117 (6): 613-619. PMID: 27979018 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27979018.

Gilligan T., Coyle N., Frankel RM, et al. Comunicação paciente-médico: diretriz de consenso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. J Clin Oncol. 2017; 35 (31): 3618-3632. PMID: 28892432 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28892432.

Preso Hoje

Chronicon cria um espaço para pessoas com condições crônicas se conectarem e aprenderem

Chronicon cria um espaço para pessoas com condições crônicas se conectarem e aprenderem

A Healthline fez parceria com a Chronicon para ete evento de um dia.Ao 15 ano, Nitika Chopra etava coberta da cabeça ao pé com poríae doloroa, uma condição que foi diagnoticad...
Como essas três posições de sono afetam sua saúde intestinal

Como essas três posições de sono afetam sua saúde intestinal

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Quando etamo no ...