Como identificar e tratar o herpes na língua
Contente
- Causas
- Como o HSV-1 é espalhado
- Como o HSV-2 é espalhado
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento
- Prevenção
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
O herpes simplex é um tipo de vírus conhecido por afetar a boca e os órgãos genitais.
Existem dois tipos distintos de vírus que podem causar herpes na língua:
- Vírus do herpes simplex tipo 1 (HSV-1). HSV-1 é o tipo que mais comumente causa herpes labial.
- Vírus do herpes simplex tipo 2 (HSV-2). O HSV-2 é comumente associado ao herpes genital.
O HSV-1 é geralmente aquele que causa herpes na língua. Mas também é possível contrair uma infecção por HSV-2 na boca por sexo sem preservativo ou outro método de barreira.
Atualmente, não há cura para o vírus HSV, mas ambos podem ser tratados e prevenidos.
Causas
Quando um vírus entra no seu corpo, ele usa proteínas em sua superfície para entrar na célula hospedeira.
Dentro da célula hospedeira, o vírus faz cópias adicionais de si mesmo. Esses novos vírus acabam saindo da célula hospedeira, infectando novas células.
Muitas pessoas que contraem HSV-1 ou HSV-2 são assintomáticas. Isso significa que eles não apresentam sintomas e podem não saber que possuem o vírus.
Além de feridas e lesões, pessoas com infecção recente também podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. Estes podem incluir:
- febre
- dores no corpo
- gânglios linfáticos inchados
O HSV-1 e o HSV-2 podem permanecer dormentes nas células nervosas (neurônios). Quando o vírus está inativo, você pode passar meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma.
Às vezes, o vírus pode se reativar. Embora algumas causas da reativação não sejam claras, isso pode ser devido a fatores como:
- estresse
- ferimentos
- exposição prolongada à luz solar
Durante a reativação, você costuma sentir sintomas.
Como o HSV-1 é espalhado
Nesse caso, o HSV-1 se liga às células da boca e ao redor dela. O vírus então se replica e se espalha para as células circundantes. Alguém com uma infecção ativa pelo HSV-1 pode ter sintomas como herpes labial.
O vírus do herpes simplex, especialmente o HSV-1, pode se espalhar pelo contato com a pele ou a saliva de alguém que carrega o vírus ou que possui uma infecção ativa pelo herpes, como uma afta.
Por exemplo, beijar alguém que tenha uma afta infectada na boca pode espalhar o vírus HSV-1 facilmente.
Compartilhar itens que uma pessoa com infecção usou, como batom, utensílios ou equipamento de barbear, pode colocar você em risco de contrair o vírus e apresentar sintomas na língua.
Como o HSV-2 é espalhado
O HSV-2 também pode causar sintomas de herpes na língua.
O HSV-2 é transmitido principalmente através do sexo sem preservativo ou outro método de barreira. Portanto, você não obterá necessariamente apenas tocando ou compartilhando itens com alguém com a infecção.
Aqui estão algumas maneiras possíveis de transmitir o HSV-2 para sua boca ou língua:
- Dar ou receber sexo oral sem um método de barreira com alguém com herpes infectado ou ferido nos órgãos genitais. Pode espalhar-se especialmente facilmente se a ferida estiver produzindo pus ou corrimento.
- Fazer contato oral com fluidos corporais sexuais, como sêmen ou corrimento vaginal, com alguém portador do vírus ou com infecção ativa.
- Fazer contato entre a boca e o ânus quando a pele do ânus tiver uma ferida aberta e infectada.
Sintomas
Os sintomas de herpes na língua geralmente surgem na forma de bolhas vermelhas, inchadas e sensíveis. As bolhas começam com um leve desconforto e progridem para feridas cada vez mais dolorosas.
Aqui estão os estágios de uma infecção por herpes que você normalmente pode esperar do herpes da língua:
- Você perceberá vermelhidão, inchaço, coceira ou dor em uma área específica da sua língua. É provável que a ferida apareça.
- Na língua, você pode ver uma substância branca que se transforma em úlceras amareladas.
- As úlceras também podem aparecer na garganta, no céu da boca e nas bochechas.
Diagnóstico
O seu médico provavelmente será capaz de identificar e diagnosticar uma infecção pelo HSV-1 observando feridas na língua ou na boca.
Isso faz parte de um exame físico no qual seu médico também pode verificar o resto do seu corpo em busca de outros sintomas. Isso também pode ajudar a descartar outras causas como o HSV-2.
O seu médico pode usar um cotonete para coletar fluido de uma ferida e enviá-lo para um laboratório para testar a presença do RNA do vírus HSV-1. Isso é chamado de cultura de herpes. Este teste também pode diagnosticar o HSV-2, se essa é a causa real.
O seu médico pode sugerir um exame de sangue se você não tiver feridas abertas e ativas na sua língua.
Um exame de sangue para o HSV-1 envolve coletar uma pequena amostra do seu sangue e enviá-lo ao laboratório para verificar a existência de anticorpos. Seu sistema imunológico cria esses anticorpos para combater infecções virais pelo HSV-1.
Tratamento
Não há cura para o vírus HSV-1. Em vez disso, você pode gerenciar sintomas, como feridas na língua, e reduzir a chance de surtos frequentes.
Às vezes, as feridas desaparecem por conta própria - não é necessário tratamento.
Mas se você tiver surtos graves ou frequentes, seu médico poderá prescrever um dos seguintes tratamentos antivirais como pílula, creme tópico ou pomada:
- valaciclovir (Valtrex)
- famciclovir
- aciclovir (Zovirax)
Você também pode receber um desses medicamentos como injeção, se seus sintomas forem graves. Medicamentos antivirais ajudam a reduzir a chance de você transmitir o vírus para outras pessoas.
Prevenção
Aqui está o que você pode fazer para evitar a exposição ao vírus do herpes:
- Não faça contato físico direto com outras pessoas, principalmente se elas tiverem uma infecção ativa.
- Lave as mãos com frequência por pelo menos 20 segundos de cada vez. Se o vírus estiver presente em suas mãos, isso impedirá que ele passe para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas.
- Se houver roupas, cobertores ou lençóis em contato com feridas infectadas, lave-as em água quente o mais rápido possível.
- Não compartilhe itens que possam entrar em contato com a pele ou a boca das pessoas, como:
- produtos para os lábios
- Maquiagem
- toalhas
- copos
- utensílios
- roupas
- Use um cotonete para colocar medicamentos antivirais nas feridas abertas e infectadas, para que o vírus não passe para as suas mãos.
- Não faça sexo oral, anal ou genital durante um surto, incluindo um surto de herpes da língua.
- Use preservativos ou outras barreiras protetoras, como barragens dentárias, sempre que fizer sexo.
Quando consultar um médico
Consulte o seu médico se detectar algum dos seguintes sintomas, juntamente com bolhas ou feridas do tipo herpes na boca:
- dor ou desconforto na boca ou na língua que piora cada vez mais com o tempo, principalmente depois de uma semana ou mais
- sintomas gripais, como fadiga ou febre
- descarga estranhamente turva ou descolorida que sai dos órgãos genitais
A linha inferior
O herpes da língua geralmente não é motivo de preocupação. As feridas geralmente desaparecem por conta própria e só retornam ocasionalmente durante os surtos.
Mas o herpes pode ser transmitido facilmente através de contato próximo, principalmente se você tiver uma infecção ativa. Por esse motivo, você precisará tomar precauções para garantir que não transmite a infecção a outras pessoas.
Tomar essas mesmas precauções também pode ajudar a impedir que você contrate a infecção.