Benefícios de saúde da inulina
Contente
- Visão geral
- Fontes de inulina
- Benefícios da inulina
- Mantém você cheio (de fibra)
- Promove a saúde digestiva
- Controla o açúcar no sangue
- Pode potencialmente diminuir o risco de câncer de cólon
- Suplementos de inulina
- Efeitos colaterais e fatores de risco do uso de inulina
Visão geral
As plantas produzem naturalmente inulina e a utilizam como fonte de energia. Hoje, ele está sendo adicionado a mais e mais produtos alimentícios por causa de seus benefícios e adaptabilidade. Continue lendo para descobrir mais sobre esta fonte de fibra e como ela pode beneficiá-lo.
Fontes de inulina
A inulina pode ser encontrada naturalmente em alimentos, como:
- Raiz de chicória
- alcachofras
- agave
- espargos
- bananas
- alho
- alho-poró
- trigo
- cebolas
- inhame selvagem
Com sua consistência cremosa, a inulina funciona como um substituto de gordura em margarinas e molhos para salada. Também é usado para substituir parte da farinha em produtos de panificação.
Benefícios da inulina
A inulina é rica em fibras e baixa em calorias. Também tem outros benefícios à saúde.
Mantém você cheio (de fibra)
Fibra é qualquer tipo de carboidrato que o corpo não consegue digerir. Ele se move intacto pelo intestino e continua no cólon para servir como alimento para as bactérias de lá. A fibra tem baixo valor calórico, mas é essencial para uma boa saúde.
A fibra da inulina é solúvel, o que significa que se dissolve na água. Ele se dissolve no estômago e forma uma substância gelatinosa que:
- retarda a digestão
- aumenta a plenitude
- reduz a absorção de colesterol à medida que passa pelo trato digestivo
Promove a saúde digestiva
Seu intestino contém entre 15.000 e 36.000 espécies de bactérias. Apenas uma pequena porção das bactérias no corpo tem o potencial de ser prejudicial. Boas bactérias fornecem muitos benefícios à saúde. A inulina estimula algumas dessas bactérias a crescer.
A inulina ajuda na digestão aumentando o número de boas bactérias no intestino, principalmente Bifidobactérias e Lactobacilos.
Essas bactérias ajudam:
- afastar patógenos indesejados (bactérias ruins)
- Prevenir a infecção
- estimular seu sistema imunológico
A inulina também aumenta o volume das fezes e aumenta a frequência dos movimentos intestinais. Você pode ter mais movimentos intestinais, mas a inulina retarda a digestão geral. Isso permite que seu corpo absorva melhor os nutrientes dos alimentos que você come.
Pesquisas sugerem que a inulina também pode permitir que o corpo absorva melhor o cálcio. O cálcio cria um sistema esquelético mais forte.
Controla o açúcar no sangue
A inulina retarda a digestão, incluindo a digestão de carboidratos. Isso permite que o açúcar seja liberado lentamente sem cravar, o que promove níveis saudáveis de açúcar no sangue.
Um estudo de 2015 revelou que a inulina pode beneficiar pessoas com pré-diabetes. Pode atuar como um potencial estabilizador de açúcar no sangue quando presente em sua dieta por um longo período de tempo.
Algumas pesquisas sugerem que essas propriedades fazem da inulina um bom auxiliar de controle de peso.
Pode potencialmente diminuir o risco de câncer de cólon
Estudos mostram que uma alta ingestão de fibras alimentares, como a inulina, está associada a um risco reduzido de câncer. Os pesquisadores estão explorando ativamente o uso de inulina para prevenir o câncer.
Como um impulsionador do sistema imunológico, também pode ser um bom complemento preventivo contra cânceres do sistema digestivo. Mais estudos são necessários antes que quaisquer reivindicações fortes possam ser feitas sobre os efeitos da inulina no câncer de cólon.
Suplementos de inulina
A inulina suplementar está disponível nas formas de cápsula e pó. Uma dose típica é de 3,1 gramas por dia. Você pode preferir inulina ingerindo alimentos nos quais ocorre naturalmente.
Considere usar suplementos de inulina para promover ainda mais a saúde digestiva se você estiver em um regime probiótico ou atualmente estiver usando antibióticos para tratar uma doença bacteriana.
Um estudo de 2015 testou a forma de inulina em pó para determinar se ela contribuía para sentimentos de saúde e bem-estar. As pessoas que tomaram a inulina ficaram mais felizes, com menos fome e se sentiram mais cheias durante um período de tempo do que as pessoas que receberam um placebo.
Efeitos colaterais e fatores de risco do uso de inulina
Qualquer quantidade de inulina é considerada segura para consumo humano. É extremamente improvável desencadear qualquer tipo de reação alérgica.
Ao começar a usar inulina, você pode sentir desconforto digestivo, como flatulência excessiva ou fezes moles.
Beba bastante água ao incorporá-lo em sua dieta e comece com doses baixas. Isso ajudará a evitar problemas digestivos como inchaço, diarréia ou constipação.
Se estiver grávida, converse com seu médico antes de tomar qualquer produto suplementar, incluindo inulina.