Infográfico: Tratamento da asma grave
Contente
- Agonistas beta de ação prolongada (LABAs)
- Corticosteróides inalados (ICSs)
- Produtos combinados ICS / LABA
- Broncodilatadores
- Modificadores anti-leucotrienos / leucotrienos
- Injeções de anti-IgE (“tiros de alergia” ou produtos biológicos)
- O takeaway
Se você teve um ataque de asma, sabe como é importante evitar futuros ataques com o gerenciamento de asma a longo prazo. Ainda assim, a asma é uma condição complexa e não existe um tratamento único para pessoas com sintomas moderados a graves.
Considere as seguintes opções para o seu tratamento a longo prazo da asma e discuta-as com o seu médico na sua próxima consulta.
Agonistas beta de ação prolongada (LABAs)
Os LABAs funcionam estimulando os receptores a relaxar os músculos das vias aéreas. Eles geralmente são para pessoas com asma grave que precisam de um inalador de manutenção adicional ao usar ICSs.
Eles são tomados a cada 12 horas e só são eficazes quando combinados com um ICS. Tomados sozinhos, os LABAs podem causar complicações respiratórias e até morte.
Corticosteróides inalados (ICSs)
Os CIs são para pessoas com asma leve a moderada que apresentam sintomas persistentes como tosse e chiado no peito e precisam usar o inalador de resgate várias vezes por mês. Eles trabalham diminuindo o inchaço nos pulmões, o que evita o aperto das vias aéreas.
Eles são mais eficazes quando combinados com os LABAs e geralmente são tomados duas vezes por dia, mas a dose e a frequência dependem do tipo de medicamento. Os riscos incluem infecções fúngicas e dor de garganta ou rouquidão após uso prolongado. Regimes de dosagem mais altos podem afetar a altura em algumas crianças.
Produtos combinados ICS / LABA
Esses produtos combinados abrem as vias aéreas e reduzem o inchaço em pessoas com sintomas de asma moderados a graves. Eles são voltados para pessoas que atualmente fazem um ICS sozinho ou fazem um ICS e LABA, mas como produtos separados.
Eles precisam ser tomados diariamente, e o uso a longo prazo pode aumentar os mesmos riscos do uso a longo prazo do ICS.
Broncodilatadores
Broncodilatadores são para pessoas com sintomas leves de asma, asma noturna, bronquite crônica ou aqueles que tomam medicação diária como inalador de resgate. Esses medicamentos funcionam relaxando as vias aéreas para facilitar a respiração.
Os riscos potenciais incluem azia e insônia. Tome broncodilatadores conforme necessário ou conforme recomendado pelo seu médico.
Modificadores anti-leucotrienos / leucotrienos
Estes medicamentos são para pessoas com sintomas e alergias leves a moderadas e persistentes de asma. Eles trabalham combatendo leucotrienos no corpo, que causam sintomas. Os anti-leucotrienos são uma pílula diária, e os efeitos colaterais podem incluir ansiedade e insônia.
Injeções de anti-IgE (“tiros de alergia” ou produtos biológicos)
Se a terapia combinada ICS / LABA não funcionar para você e você tiver sintomas persistentes de asma causados por alergias, essas injeções podem funcionar para você. Eles combatem anticorpos que causam sintomas de alergia. A maioria é tomada semanalmente por vários meses, e os riscos incluem inchaços e inchaço no local da injeção e anafilaxia.
O takeaway
Moderada a grave, asma persistente é melhor tratada com medicamentos a longo prazo para reduzir o risco de complicações como um ataque de asma. Mas ainda é importante ter o inalador de resgate em mãos, se necessário. Ao mesmo tempo, medicamentos de alívio rápido não devem substituir tratamentos de longo prazo. Você e seu médico determinarão o equilíbrio certo para obter uma melhor respiração a longo prazo.