4 sinais de que você precisa para atualizar seu plano de tratamento da asma
Contente
- Assina que é hora de mudar seu plano de tratamento da asma
- Opções de tratamento
- Medicamentos de controle a longo prazo
- Medicamentos de alívio rápido (resgate)
- biológicos
- Medicamentos para alergia
- Termoplastia brônquica
- Fale com o seu médico
Você seguiu seu plano de ação para asma de acordo com as instruções. Você toma corticosteróides inalados como um relógio para evitar ataques. Você adiciona um beta-agonista de ação curta sempre que recebe um surto. Ainda assim, você tosse e chia e, em muitos dias, parece que um elefante está sentado em seu peito.
Se essa história lhe parecer familiar, talvez seja hora de atualizar seu plano de tratamento da asma. Embora a asma não seja curável, você pode mudar sua terapia para obter mais controle sobre seus sintomas.
O tratamento da asma não é adequado para todos. Ele precisa ser personalizado com base na gravidade dos seus sintomas e em sua resposta aos seus medicamentos. Quando os medicamentos em que você estiver trabalhando não estiverem funcionando, seu médico mudará seu tratamento ou adicionará outro ao seu regime.
Aqui estão quatro sinais de que é hora de consultar seu alergista, prestador de cuidados primários ou pneumologista e revisar seu plano de tratamento - e algumas dicas sobre como encontrar o tratamento certo para você.
Assina que é hora de mudar seu plano de tratamento da asma
Se você começou a sofrer ataques de asma mais freqüentes ou graves, pode ser que você não esteja seguindo cuidadosamente seu plano de tratamento da asma. Ou pode haver algo em seu ambiente, como poeira, pêlos de animais, fumaça de tabaco ou mofo, que está desencadeando seus sintomas.
Você pode evitar ataques de asma melhorando o acompanhamento do seu plano de tratamento atual. Mas se você estiver tomando seu medicamento como prescrito e ele ainda não controlar seus sintomas, consulte seu médico.
Aqui estão quatro sinais de que sua asma não está bem controlada:
- Tosse, chia ou tem outros sintomas à noite.
- Seu nível de pico de fluxo caiu.
- Você precisa usar o inalador de resgate com mais frequência.
- Você tem dificuldade para respirar quando se exercita ou durante atividades regulares.
Se você estiver enfrentando alguma das situações acima, talvez seja necessário revisar seu plano de tratamento da asma. O seu médico pode aumentar a dose dos seus medicamentos atuais ou adicionar outro medicamento.
Opções de tratamento
Além dos tratamentos estabelecidos para a asma, como remédios de controle e resgate a longo prazo, estão disponíveis novos medicamentos, como os biológicos, para ajudá-lo a obter mais controle sobre a asma grave. Às vezes, pode levar algumas tentativas e erros para encontrar o tratamento que funciona melhor para você. Pode ser necessário tomar doses ou combinações diferentes de medicamentos para encontrar alívio.
Medicamentos de controle a longo prazo
Medicamentos de controle a longo prazo reduzem a inflamação nas vias aéreas para ajudá-lo a respirar. Usar um inalador de longo prazo todos os dias pode ajudar a prevenir os sintomas ou torná-los menos graves quando eles ocorrem.
Os corticosteróides inalados são o medicamento de controle a longo prazo preferido para o tratamento da asma. Você respira esses medicamentos através de um dispositivo chamado inalador. Eles incluem:
- beclometasona (Qnasl, Qvar)
- budesonida (Pulmicort Flexhaler, alergia a Rhinocort)
- ciclesonida (Alvesco, Omnaris, Zetonna)
- flunisolida (Aerospan HFA)
- fluticasona (Flonase, Flovent HFA)
- furoato de fluticasona (Arnuity Ellipta)
- mometasona (Asmanex)
Outras opções de controle de longo prazo da asma incluem:
- cromolina (inalador intal)
- beta-agonistas de ação prolongada - formoterol (Foradil, Perforomist), salmeterol (Serevent Diskus)
- modificadores de leucotrienos - montelucaste (Singulair), zafirlucaste (Accolate), zileuton (Zyflo, Zyflo CR)
- teofilina (Theo-24, elixofilina)
Alguns inaladores incluem uma combinação de medicamentos, como:
- budesonida-formoterol (Symbicort)
- formoterol-mometasona (Dulera)
- fluticasona-salmeterol (Advair Diskus)
Medicamentos de alívio rápido (resgate)
Você usa medicamentos de resgate quando um ataque de asma começa, para abrir as vias aéreas e aliviar os sintomas. Pode ser necessário levar seu inalador de alívio rápido aonde quer que você vá.
Os tipos de medicamentos de alívio rápido incluem:
- beta-agonistas de ação curta - albuterol (ProAir HFA, Ventolin HFA)
- levalbuterol (Xopenex)
- pirbuterol (Maxair Autohaler)
- ipratrópio (Atrovent)
Você também pode tomar pílulas de corticosteróides por curtos períodos de tempo para controlar os sintomas graves de asma.
biológicos
Os medicamentos biológicos são uma opção mais nova para o tratamento da asma grave. Essas proteínas geneticamente modificadas têm como alvo substâncias específicas no sistema imunológico que causam inflamação. Os medicamentos biológicos podem ser uma opção se você tiver asma grave que não melhorou com corticosteróides inalados, agonistas beta de ação curta e outros tratamentos padrão para asma.
Dois tipos de medicamentos biológicos são aprovados para tratar a asma grave:
- Omalizumabe (Xolair) trata a asma causada por alergias. Você recebe este medicamento como uma injeção.
- O mepolizumabe (Nucala), o reslizumabe (Cinqair) e o benralizumabe (Fasenra) tratam uma forma grave de asma chamada asma eosinofílica.
Medicamentos para alergia
Se alérgenos como poeira, pólen e mofo causam sintomas de alergia, os tiros de alergia podem ajudar a evitá-los. Essas doses gradualmente expõem você a quantidades cada vez maiores de seu gatilho de alergia para acostumar seu sistema imunológico. Você recebe tiros de alergia uma vez por semana por alguns meses e depois diminui para uma vez por mês.
Termoplastia brônquica
A termoplastia brônquica é um tipo de cirurgia usada para tratar a asma grave que não melhorou com a medicação. Ele usa calor para reduzir a quantidade de músculo liso dentro das vias aéreas. Isso evita que as vias aéreas se apertem tanto, o que pode ajudar a reduzir os sintomas da asma.
Fale com o seu médico
Discuta essas opções de tratamento com seu médico. Quaisquer alterações no seu plano de tratamento serão baseadas na gravidade dos sintomas, em quais medicamentos você já experimentou e em como eles funcionaram.
As perguntas a fazer ao seu médico incluem:
- Posso me beneficiar de tomar uma dose mais alta do meu medicamento atual ou de um medicamento diferente?
- Quais são os benefícios e riscos do tratamento que você recomenda?
- Que tipos de melhorias devo ver no meu tratamento?
- O que devo fazer se minha asma não melhorar?
Consulte o seu médico para visitas regulares de acompanhamento para garantir que o tratamento da asma esteja funcionando para você; se o medicamento em uso não estiver mais funcionando, agende outra consulta para fazer ajustes no seu plano de tratamento. Encontrar o medicamento certo ou a combinação de medicamentos é a melhor maneira de controlar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.