Tremor ou discinesia? Aprendendo a identificar as diferenças
Contente
- O que é tremor?
- O que é discinesia?
- Como detectar a diferença
- Tremor
- Discinesia
- Tratando tremor
- Tratamento de discinesia
Tremor e discinesia são dois tipos de movimentos incontroláveis que afetam algumas pessoas com doença de Parkinson. Ambos fazem com que seu corpo se mova de uma forma que você não deseja, mas cada um deles tem causas únicas e produzem diferentes tipos de movimentos.
Veja como saber se os movimentos involuntários que você está experimentando são tremor ou discinesia.
O que é tremor?
Tremor é um tremor involuntário de seus membros ou rosto.É um sintoma comum da doença de Parkinson, causado pela falta de dopamina química no cérebro. A dopamina ajuda a manter os movimentos do corpo suaves e coordenados.
Cerca de 80 por cento das pessoas com doença de Parkinson apresentam tremores. Às vezes, é o primeiro sinal de que você tem a doença. Se o tremor for o seu principal sintoma, provavelmente você tem uma forma leve e de progressão lenta da doença.
O tremor geralmente afeta os dedos, mãos, mandíbula e pés. Seus lábios e rosto também podem tremer. Também pode ser diferente, dependendo da parte do corpo afetada. Por exemplo:
Tremor de dedo parece um movimento de “rolar pílula”. O polegar e o outro dedo se esfregam em um movimento circular que faz você parecer que está rolando um comprimido entre os dedos.
Tremor de mandíbula parece que seu queixo está tremendo, exceto que o movimento é mais lento. O tremor pode ser intenso o suficiente para fazer seus dentes se encaixarem. Geralmente desaparece quando você mastiga e você pode comer sem problemas.
Tremor de péacontece quando você está deitado ou com o pé pendurado (por exemplo, na beira da cama). O movimento pode ser apenas em seu pé ou em toda a perna. O tremor geralmente para quando você se levanta e não deve atrapalhar sua caminhada.
Tremor de cabeça afeta cerca de 1 por cento das pessoas com doença de Parkinson. Às vezes, a língua também treme.
O tremor de Parkinson ocorre quando seu corpo está em repouso. Isso é o que o separa de outros tipos de agitação. Mover o membro afetado geralmente interrompe o tremor.
O tremor pode começar em um membro ou lado do corpo. Em seguida, ele pode se espalhar dentro desse membro - por exemplo, da sua mão para o braço. O outro lado do corpo pode eventualmente tremer também ou o tremor pode permanecer apenas em um lado.
Um tremor é menos incapacitante do que outros sintomas de Parkinson, mas é altamente visível. As pessoas podem ficar olhando quando vêem você tremer. Além disso, o tremor pode piorar à medida que a doença de Parkinson progride.
O que é discinesia?
Discinesia é um movimento incontrolável em uma parte do corpo, como braço, perna ou cabeça. Pode ser semelhante a:
- contração muscular
- contorcendo-se
- inquieto
- torcer
- empurrão
- inquietação
A discinesia é causada pelo uso prolongado de levodopa - o principal medicamento usado para tratar o Parkinson. Quanto mais alta a dose de levodopa que você toma, e quanto mais tempo você toma, maior é a probabilidade de você sentir este efeito colateral. Os movimentos podem começar quando o medicamento entra em ação e os níveis de dopamina aumentam no cérebro.
Como detectar a diferença
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a descobrir se você tem tremor ou discinesia:
Tremor
- movimento de agitação
- acontece quando você está em repouso
- para quando você se move
- normalmente afeta suas mãos, pés, mandíbula e cabeça
- pode estar em um lado do corpo, mas pode se espalhar para os dois lados
- piora quando você está sob estresse ou sentindo emoções intensas
Discinesia
- movimento de contorção, sacudidela ou oscilação
- afeta o mesmo lado do seu corpo que outros sintomas de Parkinson
- frequentemente começa nas pernas
- causado pelo uso a longo prazo de levodopa
- pode aparecer quando seus outros sintomas de Parkinson melhoram
- piora quando você está estressado ou animado
Tratando tremor
O tremor pode ser difícil de tratar. Às vezes, ele responde à levodopa ou outras drogas de Parkinson. No entanto, nem sempre fica melhor com esses tratamentos.
Se o seu tremor for grave ou a medicação atual para Parkinson não estiver ajudando a controlá-lo, seu médico pode prescrever um destes medicamentos:
- drogas anticolinérgicas como amantadina (Symmetrel), benztropina (Cogentin) ou trihexifenidil (Artane)
- clozapina (Leponex)
- propranolol (Inderal, outros)
Se a medicação não ajudar com seu tremor, a cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS) pode ajudar. Durante o DBS, um cirurgião implanta eletrodos em seu cérebro. Esses eletrodos enviam pequenos pulsos de eletricidade às células cerebrais que controlam o movimento. Cerca de 90 por cento das pessoas com doença de Parkinson que têm DBS obterão alívio parcial ou total do tremor.
Tratamento de discinesia
DBS também é eficaz no tratamento de discinesia em pessoas que tiveram Parkinson por vários anos. Reduzir a dose de levodopa que você toma ou mudar para uma fórmula de liberação prolongada também pode ajudar a controlar a discinesia. A liberação estendida de amantadina (Gocovri) também trata esse sintoma.