5 tipos de cicatrizes de acne e como tratá-los
Contente
- Tipos de acne
- Imagens de cicatrizes de acne
- Tipos de cicatrizes de acne
- Cicatrizes atróficas
- Cicatrizes de vagão
- Cicatrizes de picador de gelo
- Cicatrizes rolantes
- Cicatrizes hipertróficas e quelóides
- Hiperpigmentação pós-inflamatória
- Tratamento para cicatrizes atróficas
- Estágio 1
- Etapa 2
- Tratamento em casa
- Tratamento para cicatrizes hipertróficas e quelóides
- Tratamentos dermatológicos
- Tratamentos em casa
- Tratamento para hiperpigmentação pós-inflamatória
- Tratamentos dermatológicos
- Tratamentos em casa
- Quando ver um dermatologista
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
A acne afeta quase todo mundo em algum momento de suas vidas, às vezes nos momentos mais inconvenientes, como antes de datas, festas ou apresentações de trabalho.
A acne geralmente aparece quando os folículos capilares ou poros da pele ficam obstruídos pelo óleo e pelas células mortas da pele, formando comedões. Então, as bactérias podem começar a crescer, causando inflamação e inchaços vermelhos.
Tipos de acne
A acne pode ser leve, moderada ou grave. Em casos graves, a acne pode causar inchaços dolorosos e cheios de pus, chamados nódulos ou cistos, abaixo da superfície da pele.
Acne moderada tende a causar inchaços vermelhos e espinhas cheias de pus. A acne leve causa espinhas ou cravos menos irritados, com ou sem algumas protuberâncias ou pústulas vermelhas.
Na maioria das vezes, as marcas vermelhas ou marrons claras deixadas pela acne curada desaparecem com o tempo por conta própria. Mas a acne grave, especialmente a acne cística, provavelmente deixa cicatrizes permanentes à medida que cura.
É mais provável que haja cicatrizes permanentes se você pegar ou espremer sua acne em vez de tratá-la ou permitir que ela se cure.
Algumas pessoas não experimentam cicatrizes de acne. Mas a maioria das pessoas lida com pelo menos algumas cicatrizes de acne em algum momento de suas vidas. O tipo de cicatriz da acne que você pode esperar depende do tipo de acne que você desenvolve e de como a trata.
Imagens de cicatrizes de acne
As cicatrizes da acne variam em aparência, desde depressões rasas e malhadas, às vezes chamadas de cicatrizes rolantes, até depressões profundas e estreitas.
Essas depressões são de cor de pele, mas também podem ser mais escuras ou rosa. A seguir, veja os diferentes tipos de cicatrizes que a acne pode criar:
Tipos de cicatrizes de acne
Cicatrizes atróficas
As cicatrizes atróficas são depressões planas e rasas que curam abaixo da camada superior da pele. Essas cicatrizes são comumente causadas por acne cística grave. No entanto, outros tipos de acne podem causar-lhes também.
A aparência das cicatrizes atróficas da acne pode variar dependendo da história de uma pessoa com acne. Existem três tipos de cicatrizes atróficas:
Cicatrizes de vagão
As cicatrizes dos vagões são amplas, geralmente depressões semelhantes a caixas com arestas bem definidas. As cicatrizes de vagão coberto são causadas por acne generalizada, varicela ou varicela, um vírus que causa uma erupção cutânea vermelha e com coceira com bolhas.
As cicatrizes de vagão comum costumam se formar em áreas como as bochechas e a mandíbula, onde a pele é relativamente grossa.
Cicatrizes de picador de gelo
As cicatrizes do picador de gelo são recortes menores e mais estreitos que apontam para a superfície da pele. Essas cicatrizes são comuns nas bochechas.
As cicatrizes do picador de gelo tendem a ser muito difíceis de tratar e geralmente requerem tratamento agressivo e persistente.
Cicatrizes rolantes
As cicatrizes rolantes têm uma profundidade variável, com bordas inclinadas que fazem a pele parecer ondulada e irregular.
Cicatrizes hipertróficas e quelóides
Ao contrário das cicatrizes atróficas, as cicatrizes hipertróficas e quelóides formam-se como pedaços elevados de tecido cicatricial onde a acne estava. Isso acontece quando o tecido cicatricial se acumula, às vezes de manchas anteriores de acne.
Cicatrizes hipertróficas são do mesmo tamanho da acne que as causou. As cicatrizes quelóides criam uma cicatriz maior que a acne que as causou e crescem além dos lados do local original.
Cicatrizes hipertróficas e quelóides são mais comuns em áreas como a linha da mandíbula, tórax, costas e ombros. Pessoas com uma cor de pele mais escura são mais propensas a desenvolver esse tipo de cicatriz.
Hiperpigmentação pós-inflamatória
Uma vez curada, a acne geralmente deixa para trás uma mancha mais escura ou descolorida da pele. Isso não é uma cicatriz e resolverá por si próprio com um bom regime de proteção solar.
A hiperpigmentação pode ocorrer quando a pele é danificada por acne grave ou se você tiver escolhido a acne. Mas, novamente, em todos os casos, sua pele retornará à sua cor natural ao longo do tempo com a proteção solar adequada.
As pessoas com maior probabilidade de experimentar hiperpigmentação pós-inflamatória incluem aquelas que têm pele mais escura e aquelas que pegam ou espremem sua acne.
Tratamento para cicatrizes atróficas
O tratamento de cicatrizes atróficas, incluindo vagão coberto, picador de gelo e cicatrizes rolantes, envolve dois estágios. O primeiro estágio se concentra em reduzir a profundidade da cicatriz para uniformizar a superfície da pele.
Estágio 1
Os tratamentos do estágio 1 para cicatrizes atróficas podem ser feitos no consultório do dermatologista usando um ou mais dos seguintes tratamentos:
- Cascas químicas: O ácido glicólico ou salicílico é usado para remover as camadas externas da pele. Este tratamento não deve ser usado para cicatrizes muito profundas.
- Dermoabrasão: É usada uma ferramenta para "lixar" as camadas superiores da pele, o que pode tornar uma cicatriz de vagão mais rasa. Esse tratamento geralmente requer várias visitas ao seu dermatologista.
- Enchimentos dérmicos: Isso envolve a injeção de uma substância, como ácido hialurônico ou hidroxilapatita de cálcio, para melhorar a aparência.
- Terapia a laser: A luz de alta energia remove as camadas externas da pele e estimula a produção de colágeno nas camadas internas da pele. Isso é chamado de terapia ablativa a laser. A terapia não-ablativa usa calor para estimular a produção de colágeno nas camadas internas da pele.
- Microneedling: Criar pequenas lesões com agulhas na cicatriz ajuda a formar bolsas de cura com a produção de colágeno. Esse colágeno pode reduzir a profundidade de uma cicatriz.
- Excisão do perfurador: Isso envolve cortar uma cicatriz da pele, puxar a pele e costurá-la.
- Enxerto perfurador: Isso envolve remover a cicatriz da pele e substituí-la por uma pele retirada de outra parte do corpo.
- Subcisão: Quebrar o tecido da cicatriz levanta a cicatriz em vez de ser puxada para baixo.
- TCA Cross (reconstrução química de cicatrizes da pele): A aplicação de ácido tricloroacético (TCA) em uma cicatriz ajuda a formar colágeno extra que pode elevar a cicatriz.
Etapa 2
O próximo passo no tratamento de cicatrizes atróficas é reduzir qualquer descoloração. Seu dermatologista provavelmente acompanhará mais:
- Cascas químicas
- terapia a laser
- recomendações de estilo de vida, como proteção solar
Tratamento em casa
Você também pode tratar cicatrizes atróficas de acne em casa com retinóides tópicos vendidos sem receita (OTC), como Differin. Retinóides OTC podem promover a formação de colágeno e uniformizar o pigmento.
Embora você possa se sentir tentado a usar um peeling químico doméstico, os dermatologistas não o recomendam porque ele pode causar mais danos do que ajuda. É melhor conversar com seu dermatologista sobre maneiras seguras de tratar cicatrizes de acne em casa.
Tratamento para cicatrizes hipertróficas e quelóides
O tratamento para cicatrizes hipertróficas e quelóides se concentra na redução da altura da cicatriz, para que a pele pareça mais lisa.
Tratamentos dermatológicos
Seu dermatologista pode realizar um ou mais tratamentos para começar a reduzir a aparência de suas cicatrizes hipertróficas e quelóides. Isso pode incluir:
- Injeções de esteróides: Os esteróides são injetados diretamente em uma cicatriz para suavizar o tecido cicatricial, o que pode reduzir sua altura. Geralmente, você precisará de várias injeções de esteróides com espaçamento de várias semanas.
- Remoção cirúrgica
- Terapia a laser: Isso pode incluir terapia a laser ablativa e não-ablativa.
Tratamentos em casa
Para tratar cicatrizes hipertróficas e quelóides em casa, você pode tentar várias opções:
- Bio-óleo: Este é um óleo tópico que pode ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes elevadas, de acordo com pesquisas limitadas. Está disponível para compra na sua farmácia local ou online.
- Massagem: Isso pode enfraquecer o tecido da cicatriz e reduzir a altura da sua cicatriz.
- Folhas de silicone: São folhas de silicone em gel que você pode colocar em cima de suas cicatrizes levantadas para ajudar a amolecê-las, reduzindo sua altura. Uma opção é ScarAway.
Tratamento para hiperpigmentação pós-inflamatória
Você pode reduzir a aparência de hiperpigmentação pós-inflamatória no consultório do dermatologista ou em casa. O objetivo é evitar o escurecimento adicional e permitir que a sua pele se recupere naturalmente ao longo do tempo.
Tratamentos dermatológicos
- Cascas químicas
- terapia a laser
- hidroquinona
- retinóis e retinóides tópicos prescritos, que podem aumentar a produção de colágeno e uniformizar a pele, além de clarear manchas escuras. Uma fórmula retinóide de receita com força de prescrição funcionará mais rápida e eficientemente do que aquela que você pode obter sem receita.
Tratamentos em casa
- Use um filtro solar de amplo espectro com um FPS de pelo menos 30 diariamente em intervalos regulares. Bloqueadores físicos de filtro solar, como óxido de zinco e dióxido de titânio com óxido de ferro, oferecem melhor proteção.
- Você pode tentar um retinóide OTC como o Differin, mas ele pode funcionar mais lentamente do que uma receita mais forte.
Quando ver um dermatologista
Para a maioria das pessoas com acne, a descoloração desaparecerá com o tratamento adequado da acne e proteção solar. No entanto, se você tem cicatrizes ou descoloração que dura mais de um ano e está interessado em tratamento, fale com seu dermatologista.
Seu dermatologista pode ajudar a desenvolver um plano de tratamento mais adequado à sua pele. Os tratamentos caseiros também podem ajudar a reduzir a aparência das cicatrizes da acne, mas geralmente não são tão eficazes quanto os tratamentos oferecidos pelo seu dermatologista.
A linha inferior
Todo mundo experimenta acne de vez em quando, e às vezes a acne causa cicatrizes à medida que cura. As cicatrizes da acne variam em aparência, dependendo do tipo e gravidade da acne.
Existem muitos tratamentos disponíveis para cicatrizes de acne de todos os tipos. Se você está preocupado com cicatrizes de acne, consulte seu dermatologista para desenvolver um plano de tratamento adequado para você.