37 termos que descrevem diferentes tipos de atração
Contente
- Por que isso Importa?
- Termos A a C
- Estético
- Alterous
- Aloromantic
- Amatonormatividade
- Um romântico
- Anexo
- Atração
- Autoromantic
- Biromantic
- A paixão súbita
- Termos D a K
- Demiromantic
- Emocional
- Grayromantic
- Heteroromantic
- Homoromantic
- Intelectual
- Intimidade
- Termos L a Q
- Ame
- Luxúria
- Objetivo físico
- Objetivo sexual
- Panromantic
- Paixão
- Fisica
- platônico
- Polyromantic
- Protetora
- Queerplatonic
- Termos R a Z
- Romântico
- Sensual
- Sexual
- Social
- Física subjetiva
- Sexual subjetiva
- Squish
- Uniattração
- Abobrinha
- A linha inferior
Por que isso Importa?
Tudo, desde o interesse em alguém, a admiração da aparência de alguém até a experiência de sentimentos sexuais ou românticos, pode ser considerado um tipo de atração.
A atração pode assumir várias formas e é possível experimentar mais de um tipo simultaneamente.
Aprender sobre a natureza diferenciada e multifacetada da atração nos ajuda a entender melhor nossos próprios sentimentos, bem como os limites que precisamos estabelecer para garantir que esses sentimentos sejam respeitados e compreendidos.
Confira a lista a seguir para termos que descrevem diferentes tipos de atração.
Termos A a C
Estético
Atração estética se refere à capacidade de admirar a aparência de alguém sem a necessidade ou desejo de ter contato físico, sexual ou romântico com ela.
Alterous
Isso descreve o desejo de um tipo de relacionamento emocional e proximidade emocional que não parece exatamente caracterizado pelos termos "platônico" ou "romântico".
Também pode transmitir desconforto ou desidentificação com a palavra "romântico" como descritor primário ou ponto focal de diferentes tipos de atração.
Aloromantic
Isso descreve pessoas que experimentam atração romântica.
Amatonormatividade
Uma força social que presume que os relacionamentos românticos são mais ideais ou "a norma" para todos, subseqüentemente vendo esse tipo de relacionamento como mais válido ou superior aos outros.
Um romântico
Também conhecido como "aro", esse identificador descreve o espectro de pessoas que experimentam pouca ou nenhuma atração romântica ou desejam um relacionamento romântico.
Anexo
Ao contrário da atração, o apego refere-se a um tipo de vínculo ou conexão que muitas vezes é necessário ou está presente em qualquer tipo de relacionamento comprometido ou de longo prazo.
O anexo pode ser um fator nos relacionamentos com:
- amigos
- crianças
- pais
- cuidadores
- membros da família
- entes queridos
Atração
Atração descreve interesse, desejo ou afinidade de natureza emocional, física, romântica, estética ou sexual.
Autoromantic
Isso descreve aqueles que experimentam atração romântica por si mesmo.
Biromantic
Isso descreve a experiência de ser romanticamente atraído por pessoas de dois ou mais sexos.
Não indica os sexos específicos pelos quais alguém é atraído romanticamente, mas o fato de o indivíduo ser atraído romanticamente por pessoas de mais de um gênero.
A paixão súbita
O objeto da atração romântica de alguém ou o desejo de um relacionamento romântico com alguém.
Termos D a K
Demiromantic
No espectro aromático, demiromantic descreve aqueles que só experimentam atração romântica depois de desenvolver uma conexão emocional.
Emocional
Esse tipo de atração não é necessariamente de natureza física e está enraizado no desejo de conexão por causa do coração, mente ou personalidade de alguém.
Grayromantic
No espectro aromático, o grayromantic descreve alguém que raramente experimenta atração romântica ou apenas experimenta atração romântica em circunstâncias particulares.
Heteroromantic
Isso descreve aqueles que são romanticamente atraídos por membros do sexo ou gênero "oposto".
Homoromantic
Isso descreve aqueles que são romanticamente atraídos por membros do mesmo sexo ou gênero.
Intelectual
Esse tipo de atração não é necessariamente de natureza física e está enraizado no desejo de conexão por causa da inteligência de alguém.
Intimidade
Este termo descreve a proximidade física, sexual, romântica ou emocional entre pessoas em qualquer tipo de relacionamento pessoal.
Termos L a Q
Ame
Um sentimento profundo ou apaixonado de conexão ou afeto que geralmente envolve um elemento de apego emocional.
O significado do amor e as coisas associadas ao amor podem variar de pessoa para pessoa, relacionamento com relacionamento e entre culturas.
Luxúria
Isso descreve intensos sentimentos de paixão, desejo, afeto ou atração por alguém.
Objetivo físico
Esse tipo de atração ocorre quando a maioria das pessoas considera alguém fisicamente atraente, mesmo que você não seja pessoalmente atraído pela aparência física.
Objetivo sexual
Esse tipo de atração ocorre quando a maioria das pessoas considera alguém sexualmente atraente, mesmo se você pessoalmente não sentir atração sexual por ela.
Panromantic
Isso descreve alguém capaz de experimentar atração romântica por pessoas de todas as identidades de gênero.
De um modo geral, gênero e sexo não desempenham um papel importante no controle da atração romântica para aqueles que são panromânticos.
Paixão
Isso descreve sentimentos de desejo profundo, emoção intensa ou forte entusiasmo.
Fisica
Isso descreve o desejo de tocar ou de ser tocado - não necessariamente de maneira romântica ou sexual. Por exemplo, isso pode incluir abraçar ou beijar um membro da família.
platônico
O desejo não sexual ou não romântico de ter um relacionamento com alguém. Amizades, por exemplo, costumam ser platônicas.
Polyromantic
Isso descreve alguém que experimenta atração romântica por pessoas com muitas, mas não necessariamente todas, identidades de gênero.
Protetora
Isso descreve a atração por aqueles que precisam de cuidados, como uma criança, animal de estimação ou ente querido.
Queerplatonic
Desafiando normas e estereótipos tradicionais nos relacionamentos, o queerplatonic descreve uma conexão emocional profunda que não pode ser totalmente capturada usando categorias de relacionamento existentes, como "romântico" ou "amizade".
Para alguns, os relacionamentos queerplatônicos caem em algum lugar entre amizade e um relacionamento romântico. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa, relacionamento com relacionamento.
Termos R a Z
Romântico
Isso pode descrever um profundo interesse emocional ou conexão que não é puramente física ou sexual por natureza.
Sensual
Muito semelhante à atração física, a atração sensual descreve um desejo de tocar ou ser tocado que não é necessariamente de natureza sexual.
Sexual
Essa atração assume a forma do desejo de contato íntimo ou sexual com alguém.
Social
Isso descreve aqueles que geralmente são apreciados pela maioria. Uma pessoa socialmente atraente também costuma ser alguém com quem muitas pessoas querem estar por perto.
Física subjetiva
Esse tipo de desejo ou admiração física é baseado em sentimentos pessoais e experiências individuais que não são necessariamente compartilhadas pela maioria.
A atração física subjetiva é frequentemente vista como a química física que existe em um determinado relacionamento, conexão ou interação.
Sexual subjetiva
Isso descreve sentimentos sexuais ou o desejo de contato sexual com base em sentimentos pessoais e experiências individuais que não são necessariamente compartilhadas pela maioria.
A atração sexual subjetiva é frequentemente vista como química sexual que existe em um determinado relacionamento, conexão ou interação.
Squish
O desejo de um relacionamento forte e não romântico, que geralmente inclui elementos de profundidade emocional ou intimidade.
É considerada a versão não romântica de uma paixão.
Uniattração
Isso descreve a atração por uma pessoa por um período prolongado ou a vida inteira.
Abobrinha
Também conhecidos como parceiros queerplatônicos, abobrinhas são pessoas envolvidas em relacionamentos queerplatônicos.
A linha inferior
Muitos de nós já experimentamos sentir algo em relação a alguém, mas temos dificuldade em identificar qual é exatamente o sentimento.
Estou atraído por eles fisicamente? Eu admiro a personalidade ou a inteligência deles? Tenho o desejo de ser romântico ou sexual com eles?
Atração pode ser confusa e leva tempo para entender. Lembre-se: não há maneira correta de experimentar atração e um formulário não é melhor ou mais válido que outro.
Expandir sua compreensão da atração além do romântico e do sexual pode ajudá-lo a navegar pelos vários sentimentos que informam seus interesses, desejos, limites e relacionamentos.
Mere Abrams é pesquisadora, escritora, educadora, consultora e assistente social clínica licenciada, que alcança uma audiência mundial por meio de palestras, publicações e mídias sociais (@meretheir) e práticas de terapia de gênero e serviços de apoio onlinegendercare.com. Mere usa sua experiência pessoal e experiência profissional diversificada para apoiar indivíduos que exploram gênero e ajudar instituições, organizações e empresas a aumentar a alfabetização de gênero e identificar oportunidades para demonstrar a inclusão de gênero em produtos, serviços, programas, projetos e conteúdo.