Descarga vaginal durante a gravidez: o que é normal?
Contente
A gravidez pode ser tão confusa quanto animadora, e nem sempre é fácil dizer quais mudanças são normais e quais são motivo de preocupação. Uma mudança é o corrimento vaginal, que pode variar em consistência ou espessura, frequência e quantidade durante a gravidez.
O que esperar
Um dos primeiros sinais de gravidez é um aumento no corrimento vaginal, e isso continua durante a gravidez. Quando uma mulher engravida, sua vagina assume uma personalidade própria, diz a Dra. Sheryl Ross, especialista em ginecologia e obstetrícia do Centro de Saúde Providence Saint John em Santa Monica, Califórnia.
O corrimento vaginal normal, conhecido como leucorréia, é fino, claro ou branco leitoso e com cheiro suave. As alterações no corrimento vaginal podem começar uma a duas semanas após a concepção, mesmo antes de você ter perdido o período. À medida que a gravidez progride, essa descarga geralmente se torna mais perceptível e mais pesada no final da gravidez. Você pode usar um forro de calcinha sem perfume. Evite tampões na gravidez.
Nas últimas semanas de gravidez, você também pode notar que sua secreção contém estrias de muco espesso com estrias de sangue, chamadas de "show". Este é um sinal precoce de trabalho de parto e não deve ser motivo de alarme.
O que causa alterações no corrimento vaginal?
A descarga vaginal diminui e flui ao longo do ciclo menstrual de uma mulher devido a uma flutuação nos níveis hormonais. Depois de engravidar, os hormônios continuam a desempenhar um papel nas alterações do corrimento vaginal.
Alterações no colo do útero durante a gravidez também afetam o corrimento vaginal. À medida que o colo do útero e a parede vaginal amolecem, o corpo produz um excesso de secreção para ajudar a prevenir infecções. A cabeça do bebê também pode pressionar o colo do útero quando você se aproxima do final da gravidez, o que geralmente leva ao aumento do corrimento vaginal.
Quando ligar para o seu médico
É importante informar seu médico sobre qualquer corrimento anormal, pois pode ser um sinal de uma infecção ou um problema com sua gravidez. Aqui estão alguns sinais de descarga anormal:
- cor amarela, verde ou cinza
- odor forte e sujo
- acompanhada de vermelhidão ou coceira ou inchaço vulvar
Corrimento anormal pode ser um sinal de infecção. Levedura infecções são comuns durante a gravidez. Se você desenvolver uma infecção por fungos durante a gravidez, seu médico poderá recomendar um creme vaginal ou supositório. Para evitar uma infecção por fungos:
- use roupas soltas e respiráveis
- usar calcinha de algodão
- seque os órgãos genitais após tomar banho, nadar ou se exercitar
- adicione iogurte e outros alimentos fermentados à sua dieta para promover bactérias saudáveis
A descarga anormal também pode ser causada por uma doença sexualmente transmissível (DST). Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam a triagem de todas as mulheres grávidas quanto às DST. O seu médico pode rastrear você por DSTs na sua primeira consulta pré-natal. Se você acredita que tem uma DST, é importante informar o seu médico o mais rápido possível para ajudar a reduzir o risco de transmitir a DST ao seu bebê.
Corrimento anormal também pode sinalizar uma complicação na sua gravidez. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver uma descarga vermelha brilhante que exceda uma onça. Isso pode ser um sinal de placenta prévia ou descolamento de placenta.
Em caso de dúvida, é sempre melhor jogar pelo seguro e ligar para o seu médico. Observe quando as alterações no seu corrimento vaginal começaram e quaisquer características definidoras. Isso ajudará seu médico a determinar se sua alta é motivo de preocupação.