Autor: Monica Porter
Data De Criação: 13 Marchar 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
O que é glicerina vegetal? Usos, benefícios e efeitos colaterais - Nutrição
O que é glicerina vegetal? Usos, benefícios e efeitos colaterais - Nutrição

Contente

A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol ou glicerina, é um líquido claro, tipicamente feito a partir de soja, coco ou óleo de palma.

É inodoro e tem um sabor doce e suave, com uma consistência semelhante a xarope.

A glicerina vegetal é particularmente popular na indústria cosmética, mas também tem vários outros usos. Também pode fornecer benefícios à saúde, variando da saúde da pele a uma melhor hidratação e um intestino fortalecido.

Este artigo examina os usos, benefícios e efeitos colaterais da glicerina vegetal.

O que é glicerina vegetal?

A glicerina é um álcool de açúcar derivado de produtos de origem animal, plantas ou petróleo.

A glicerina vegetal é a variante feita a partir de óleos vegetais. Diz-se que foi descoberto acidentalmente há mais de dois séculos, aquecendo uma mistura de azeite e monóxido de chumbo.


Mas só se tornou econômica e industrialmente significativa no final de 1800, quando foi usada pela primeira vez para fazer dinamite.

A glicerina vegetal é produzida pelo aquecimento de gorduras vegetais ricas em triglicerídeos - como óleo de palma, soja e coco - sob pressão ou em conjunto com um álcali forte, como a soda cáustica.

Isso faz com que a glicerina se separe dos ácidos graxos e se misture com a água, formando um líquido inodoro, de sabor doce e semelhante a xarope.

Resumo A glicerina vegetal é um líquido xarope levemente adocicado, aquecido por gorduras vegetais sob pressão ou em conjunto com um álcali forte.

Usos comuns

A glicerina vegetal é amplamente utilizada nas indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica.

Por exemplo, é frequentemente adicionado aos alimentos para ajudar a misturar ingredientes à base de óleo e água, adoçando ou umedecendo o produto final.

Também pode ser usado para impedir a formação de cristais de gelo em alimentos congelados, como iogurte com baixo teor de gordura, sorvete e outras sobremesas.


A glicerina é um ingrediente comum em medicamentos, incluindo medicamentos para o coração, supositórios, remédios para tosse e anestésicos.

Além disso, você pode encontrar glicerina vegetal na pasta de dente, pois ajuda a impedir que a pasta seque ou endureça no tubo.

Além disso, é comumente adicionado a sabonetes, velas, loções, desodorantes e maquiagem.

Resumo A glicerina vegetal tem vários usos. Os mais populares são cosméticos, medicamentos e produtos alimentícios.

Benefícios potenciais

A glicerina vegetal é apresentada como um produto com inúmeros benefícios à saúde.

No entanto, apenas alguns benefícios são suportados pela ciência - e os estudos relacionados tendem a ser poucos e pequenos. Lembre-se de que são necessários mais estudos sobre seus benefícios à saúde.

Os seguintes benefícios têm mais pesquisas por trás deles.

Pode hidratar a pele

A glicerina vegetal é um tratamento popular para a pele, devido ao seu poder hidratante.


Pesquisas mostram que a aplicação de glicerina na pele pode melhorar gradualmente sua suavidade e flexibilidade. De fato, o uso de cremes contendo glicerina pode aumentar a hidratação da pele em apenas 10 dias (1, 2).

Em um estudo, um creme feito com glicerina foi mais eficaz do que aqueles feitos com óleo de silicone ou ácido hialurônico na hidratação da pele e na prevenção da perda de umidade (3).

Em outro estudo, a adição de glicerina a um banho de água quente foi mais eficaz para melhorar os níveis de umidade da pele e proteger contra a irritação da pele do que um banho de água quente sozinho (4).

Pode promover a saúde da pele

A glicerina vegetal pode levar a uma melhor saúde da pele, ajudando a aliviar a irritação da pele, proteger contra infecções e promover a cicatrização de feridas.

Estudos mostram que a aplicação de produtos contendo glicerina pode proteger sua pele contra substâncias irritantes e micróbios, além de acalmar a pele inflamada ou ferida (5, 6).

Além disso, a glicerina vegetal pode atuar como uma barreira para proteger a pele dos elementos, incluindo vento e frio (5).

Outro estudo relata que a glicerina vegetal pode ser mais eficaz que um placebo na redução das sensações de ardência em pessoas com eczema. No entanto, parece não afetar a picada, a coceira, a secagem ou a irritação (7).

Maio reduz constipação

A glicerina vegetal pode proporcionar algum alívio da constipação.

Isso porque ele pode atrair água para o seu intestino. Isso tem um efeito laxante, que ajuda os alimentos digeridos a passar pelo intestino de maneira mais suave.

Por esse motivo, a glicerina é frequentemente usada como supositório.

Em um estudo, os supositórios de glicerina foram significativamente mais eficazes na redução da constipação causada pela medicação analgésica do que outros tipos de laxantes (8).

Em outro, um enema de glicerina foi 16,5% mais eficaz no alívio da constipação do que um enema de sabão líquido (9).

Pode aumentar a hidratação e o desempenho atlético

A glicerina também pode aumentar a hidratação, o que pode melhorar seu desempenho atlético.

A desidratação pode prejudicar bastante o desempenho atlético, especialmente quando a perda de suor excede 2% do seu peso corporal (10).

Uma boa estratégia para evitar a desidratação é beber bastante líquido antes e durante o exercício. No entanto, pode ser impraticável beber durante certos tipos de atividade física. Nesse caso, beber bastante de antemão é essencial.

O problema de beber grandes quantidades em um curto espaço de tempo é que uma porção considerável do fluido geralmente é perdida pela urina na hora seguinte.

No entanto, em uma metanálise, a adição de 2,4 gramas de glicerina por libra de peso corporal (1,1 gramas por kg) à água consumida antes do exercício aumentou a retenção de líquidos em 50% em comparação à água isolada. A glicerina também pode levar a pequenas melhorias no desempenho atlético (11).

Em outro estudo, uma bebida com glicerina também foi mais eficaz do que a água ou uma bebida esportiva para melhorar a hidratação em atletas que perderam quantidades significativas de água pela transpiração durante o exercício (12).

Resumo A glicerina vegetal pode atuar como um hidratante, reduzir a irritação da pele, proteger contra infecções e aumentar a cicatrização de feridas. Também pode ajudar a aliviar a constipação e promover a hidratação e o desempenho físico. Dito isto, são necessários mais estudos.

Potenciais efeitos colaterais

A glicerina vegetal é geralmente considerada segura.

Dito isso, você pode experimentar uma reação alérgica se a glicerina vegetal for aplicada diretamente à sua pele - por isso, é melhor começar com uma pequena quantidade para ver como sua pele reage.

Quando ingerida, a glicerina vegetal pode causar dores de cabeça, tontura, náusea, vômito e sede excessiva em algumas pessoas (13).

Como a glicerina é uma forma de álcool açucarado que seu corpo não pode absorver completamente, consumir muito - sozinho ou por meio de alimentos - também pode levar a gases e diarréia.

Resumo A glicerina vegetal é geralmente considerada segura. No entanto, existe a possibilidade de reação alérgica, dores de cabeça, náusea, sede e dor de estômago em algumas pessoas.

A linha inferior

A glicerina vegetal é um líquido claro, inodoro e de sabor doce, derivado de gorduras vegetais.

É adicionado a alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos e pode oferecer benefícios à saúde, como pele hidratada e resiliente, alívio da constipação, melhora da hidratação e melhor desempenho físico.

Se você quiser experimentar a glicerina vegetal, comece com uma pequena quantidade para ver como você reage.

Artigos Frescos

O que poderia estar causando a dor no peito e no ombro?

O que poderia estar causando a dor no peito e no ombro?

A dor no peito e no ombro ao memo tempo pode ter muita caua. eu coração, pulmõe ou outro órgão interno podem etar envolvido. A dor também pode er referida. Io ignifica qu...
Remédios caseiros para Síndrome das Pernas Inquietas

Remédios caseiros para Síndrome das Pernas Inquietas

A índrome da perna inquieta (PI), também chamada de doença de Willi-Ekbom, é um ditúrbio neurológico que afeta milhõe de americano a cada ano. A peoa que ofrem de &#...