Como tratar uma febre viral em casa
Contente
- Saiba quando ver seu médico
- Para crianças
- Para adultos
- Beber líquidos
- Descanse bastante
- Tome um medicamento sem receita
- Experimente remédios de ervas
- Moringa
- Raiz Kudzu
- Fique calmo
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
Febre viral é qualquer febre resultante de uma infecção viral. Os vírus são minúsculos germes que se propagam facilmente de pessoa para pessoa.
Quando você contrai uma doença viral, como um resfriado ou gripe, seu sistema imunológico responde entrando em ação excessiva. Parte dessa resposta geralmente envolve o aumento da temperatura do corpo para torná-lo menos hospitaleiro para o vírus e outros germes.
A temperatura corporal normal da maioria das pessoas é de cerca de 98,6 ° F (37 ° C). Qualquer coisa 1 grau ou mais acima disso é considerada febre.
Ao contrário das infecções bacterianas, as doenças virais não respondem aos antibióticos. Em vez disso, a maioria simplesmente precisa seguir seu curso. Isso pode levar de alguns dias a uma semana ou mais, dependendo do tipo de infecção.
Enquanto o vírus segue seu curso, há várias coisas que você pode fazer para ajudar a gerenciar seus sintomas. Continue lendo para aprender mais.
Saiba quando ver seu médico
Febres geralmente não são algo com que se preocupar. Mas quando estão altos o suficiente, podem representar alguns riscos à saúde.
Para crianças
A febre alta pode ser mais perigosa para uma criança pequena do que para um adulto. É aqui que você deve ligar para o médico do seu filho:
- Crianças de 0 a 3 meses: A temperatura retal é de 100,4 ° F (38 ° C) ou superior.
- Crianças de 3 a 6 meses: A temperatura retal está acima de 102 ° F (39 ° C) e eles estão irritados ou com sono.
- Crianças de 6 a 24 meses: A temperatura retal está acima de 102 ° F (39 ° C) que dura mais de um dia. Se eles apresentarem outros sintomas, como erupção na pele, tosse ou diarreia, ligue mais cedo.
Para crianças a partir de 2 anos, chame seu médico se tiverem febre que sobe repetidamente acima de 104 ° F (40 ° C). Procure também aconselhamento médico se seu filho tiver febre e:
- Eles parecem excepcionalmente letárgicos e irritáveis ou apresentam outros sintomas graves.
- A febre dura mais de três dias.
- A febre não responde à medicação.
- Eles não mantêm contato visual com você.
- Eles não conseguem manter os fluidos baixos.
Para adultos
Em alguns casos, a febre também pode ser arriscada para os adultos. Consulte o seu médico para uma febre de 103 ° F (39 ° C) ou superior que não responde à medicação ou dura mais de três dias. Também procure tratamento se a febre for acompanhada por:
- dor de cabeça severa
- erupção cutânea
- sensibilidade à luz brilhante
- torcicolo
- vômito frequente
- Problemas respiratórios
- dor no peito ou abdominal
- convulsões ou ataques
Beber líquidos
Uma febre viral deixa seu corpo muito mais quente do que o normal. Isso faz com que seu corpo sue em um esforço para esfriar. Mas isso leva à perda de fluidos, o que pode causar desidratação.
Tente beber o máximo que puder quando tiver uma febre viral para repor os líquidos perdidos. Também não precisa ser apenas água. Qualquer um dos seguintes pode fornecer hidratação:
- suco
- bebidas esportivas
- caldos
- sopas
- chá descafeinado
Bebês e crianças pequenas podem se beneficiar com uma bebida especialmente formulada com eletrólitos, como Pedialyte. Você pode comprar essas bebidas em um supermercado local ou online. Você também pode fazer sua própria bebida eletrolítica em casa.
Descanse bastante
A febre viral é um sinal de que seu corpo está trabalhando muito para combater uma infecção. Faça uma pausa descansando o máximo possível. Mesmo se você não puder passar o dia na cama, tente evitar o máximo de atividade física possível. Procure dormir de oito a nove horas ou mais por noite. Durante o dia, vá com calma.
Também é melhor colocar sua rotina de exercícios em uma suspensão temporária. Fazer exercícios pode aumentar ainda mais sua temperatura.
Tome um medicamento sem receita
Os redutores de febre vendidos sem prescrição médica (OTC) são a maneira mais fácil de controlar a febre. Além de reduzir temporariamente sua febre, eles ajudarão você a se sentir um pouco menos desconfortável e mais parecido com você.
Apenas certifique-se de descansar bastante, mesmo que se sinta melhor por algumas horas após tomar um medicamento OTC.
Redutores de febre OTC comuns incluem:
- acetaminofeno (Tylenol, Tylenol Infantil)
- ibuprofeno (Advil, Advil infantil, Motrin)
- aspirina
- naproxeno (Aleve)
Antes de recorrer aos redutores de febre OTC, mantenha estas informações de segurança em mente:
- Nunca dê aspirina a crianças. Pode aumentar muito o risco de síndrome de Reye, uma condição rara, mas muito séria.
- Não tome mais do que o recomendado pelo fabricante. Isso pode causar sangramento no estômago, danos ao fígado ou problemas renais.
- Anote a hora em que você toma um medicamento OTC para ter certeza de não tomar muito em um período de 24 horas.
Experimente remédios de ervas
Às vezes, as pessoas tentam remédios à base de ervas para tratar a febre. Lembre-se de que esses suplementos demonstraram melhorar a febre em animais. Não há evidência confiável de que funcionem em humanos. A segurança delas em crianças costuma ser obscura ou também desconhecida. É melhor evitar esses remédios em crianças.
Também é importante observar que a Food and Drug Administration não monitora a qualidade dos suplementos como faz com os medicamentos. Converse com seu médico antes de tentar qualquer suplemento. Siga as instruções do fabricante.
Moringa
Moringa é uma planta tropical que possui uma variedade de benefícios nutricionais e medicinais. Quase todas as partes da planta contêm vitaminas, minerais, antioxidantes e agentes antibacterianos. A descobriu que a casca da moringa reduziu as febres em coelhos.
Mais pesquisas são necessárias para determinar como essa planta pode reduzir as febres em humanos. Algumas pesquisas sugerem que pode ser mais suave para o fígado do que medicamentos de venda livre, como o acetaminofeno.
Não use moringa se você:
- estão grávidas
- tomar medicamentos que sejam substratos do citocromo P450, como lovastatina (Altoprev), fexofenadina (Allegra) ou cetoconazol (Nizoral)
Em um relato de caso, o consumo de folhas de moringa levou a uma doença rara da pele e das membranas mucosas chamada síndrome de Stevens-Johnson (SJS). Isso sugere que pessoas com risco de desenvolver SSJ devem evitar o uso de moringa. No entanto, este foi o primeiro caso relatado e a reação deve ser considerada extremamente rara.
Raiz Kudzu
A raiz de Kudzu é uma erva usada na medicina tradicional chinesa. Tem propriedades antiinflamatórias e pode ajudar a reduzir a dor. Um estudo de 2012 também sugere que reduziu as febres em ratos, mas estudos em humanos são necessários para avaliar isso adequadamente.
Evite usar raiz kudzu se você:
- tomar tamoxifeno
- têm câncer sensível aos hormônios, como câncer de mama ER-positivo
- tomar metotrexato (Rasuvo)
Se você toma medicamentos para diabetes, converse com seu médico antes de tentar a raiz de kudzu. Pode levar a um baixo nível de açúcar no sangue, exigindo uma mudança na medicação.
Você pode encontrar a raiz do kudzu na forma de pó, cápsula ou extrato líquido online.
Fique calmo
Você pode ajudar a resfriar seu corpo cercando-o de temperaturas mais amenas. Certifique-se de não exagerar. Se você começar a tremer, pare imediatamente. Os tremores podem aumentar a febre.
As coisas que você pode fazer para se refrescar com segurança incluem o seguinte:
- Sente-se em um banho de água morna, que será fria quando você tiver febre. (A água fria fará com que seu corpo se aqueça em vez de esfriar.)
- Dê a si mesmo um banho de esponja com água morna.
- Use roupas ou pijamas leves.
- Tente evitar o uso de muitos cobertores extras quando tiver calafrios.
- Beba bastante água fria ou em temperatura ambiente.
- Coma picolés.
- Use um ventilador para manter a circulação do ar.
O resultado final
A febre viral geralmente não é motivo de preocupação. Tanto em crianças quanto em adultos, a maioria dos vírus se resolve por conta própria e faz parte do processo de cura.Mas se você notar sintomas incomuns ou a febre não passar depois de um dia ou mais, é melhor ligar para seu médico.