Vyvanse vs. Adderall para controle de sintomas de TDAH
Contente
- Introdução
- Vyvanse vs. Adderall
- Efeitos colaterais estimulantes
- Interações Vyvanse e Adderall
- Fazendo uma escolha
Introdução
Hoje, existem várias opções para tratar o TDAH. Medicamentos estimulantes, por exemplo, aumentam os níveis de certos neurotransmissores (substâncias químicas do cérebro) para melhorar a concentração e o foco e reduzir o comportamento hiperativo e impulsivo.
Lisdexamfetamina (Vyvanse) e anfetamina de sais mistos (Adderall) são dois estimulantes populares usados no tratamento do TDAH. Ambos os medicamentos podem ser eficazes, mas as diferenças em alguns de seus recursos podem tornar um deles uma opção mais atraente para você.
Vyvanse vs. Adderall
Adderall existe há mais tempo que Vyvanse. O FDA aprovou o Adderall em 1996 e o Vyvanse está disponível desde 2007. Ainda assim, o Vyvanse e o Adderall são anfetaminas (um tipo de medicamento estimulante), portanto funcionam da mesma maneira. Eles estimulam o sistema nervoso e aumentam a quantidade de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina no cérebro.
Efeitos colaterais estimulantes
Como Adderall e Vyvanse são drogas estimulantes, eles compartilham efeitos colaterais semelhantes. Esses incluem:
- ansiedade
- diarréia
- tontura
- boca seca
- dor de cabeça
- perda de apetite
- náusea
- dor de estômago
- problemas para dormir
- vômito
- perda de peso
Os efeitos colaterais menos comuns de ambos os medicamentos incluem:
- alucinações (ver ou ouvir algo que realmente não existe)
- aumento da frequência cardíaca
- pressão alta
- mania (períodos de intensa excitação)
- paranóia (uma sensação de que alguém está procurando você)
- falta de ar
Em casos raros, esses dois medicamentos podem aumentar o risco de problemas cardíacos, como pressão alta e aumento da freqüência cardíaca, ataque cardíaco, derrame e até morte. Antes de iniciar o Vyvanse ou o Adderall, faça um check-up cardíaco e informe o seu médico sobre qualquer histórico de pressão alta ou problemas cardíacos.
Interações Vyvanse e Adderall
A consideração de seus outros medicamentos pode ajudá-lo a decidir qual medicamento para o TDAH é ideal para você. Adderall e Vyvanse podem interagir com outros medicamentos ou produtos químicos. Alguns exemplos incluem:
Agentes acidificantes: Estes incluem ácido ascórbico e sucos de frutas. Esses ingredientes ácidos podem diminuir a quantidade de droga que é absorvida pelo seu corpo.
Agentes alcalinizantes: Estes incluem o bicarbonato de sódio, o principal ingrediente do bicarbonato de sódio. Os agentes alcalinizantes são o oposto dos ácidos e podem aumentar a absorção de qualquer droga.
Para mais informações sobre substâncias que interagem com esses medicamentos, visite as páginas Healthline para Vyvanse e Adderall.
Fazendo uma escolha
O Vyvanse e o Adderall demonstraram ser eficazes no tratamento do TDAH. As maiores diferenças entre os dois medicamentos estão nas formas, com que frequência você os toma e, principalmente, no potencial de uso indevido.
Trabalhe com seu pediatra, médico de cuidados primários ou psiquiatra para escolher o medicamento que funcionará melhor para você ou seu filho. Escolher o medicamento certo para o TDAH às vezes é uma questão de tentativa e erro. Se o primeiro medicamento escolhido não funcionar ou apresentar muitos efeitos colaterais negativos, você pode conversar com seu médico sobre a tentativa de um medicamento diferente.