6 benefícios promissores para a saúde de Wasabi
Contente
- 1. Efeitos antibacterianos
- Doenças transmitidas por alimentos
- Pode ter efeitos antibacterianos contra H. pylori
- 2. Propriedades anti-inflamatórias
- 3. Pode promover perda de gordura
- 4. Pode ter propriedades anticâncer
- 5-6. Outros benefícios potenciais
- Saúde óssea
- Saúde do cérebro
- Como adicioná-lo à sua dieta
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Wasabi, ou rábano japonês, é um vegetal crucífero que cresce naturalmente ao longo de leitos de rios nos vales dos rios das montanhas no Japão.
Também cresce em partes da China, Coréia, Nova Zelândia e América do Norte, onde é sombrio e úmido.
Conhecido por seu sabor forte e picante e cor verde brilhante, o wasabi é um condimento básico para sushi e macarrão na culinária japonesa.
Além disso, alguns compostos deste vegetal, incluindo os isotiocianatos (ITCs) responsáveis por seu sabor picante, podem fornecer vários benefícios à saúde.
Aqui estão 6 benefícios promissores à saúde do wasabi.
1. Efeitos antibacterianos
Os isotiocianatos (ITCs) são a principal classe de compostos ativos do wasabi e são responsáveis pela maioria dos benefícios de saúde do vegetal, incluindo seus efeitos antibacterianos.
Doenças transmitidas por alimentos
A intoxicação alimentar, também conhecida como doença transmitida por alimentos, é uma infecção ou irritação do sistema digestivo causada por alimentos ou bebidas que contêm patógenos - vírus, bactérias e parasitas (1).
A melhor maneira de evitar intoxicação alimentar é armazenar, cozinhar, limpar e manusear os alimentos adequadamente.
Certas ervas e especiarias como o sal podem reduzir o crescimento de patógenos que causam intoxicação alimentar.
O extrato de Wasabi demonstrou ter efeitos antibacterianos contra Escherichia coli O157: H7 e Staphylococcus aureus, duas das bactérias mais comuns que causam intoxicação alimentar (2).
Essas descobertas sugerem que o extrato de wasabi pode ajudar a prevenir ou reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos, mas são necessárias mais pesquisas para confirmar isso.
Pode ter efeitos antibacterianos contra H. pylori
H. pylori é uma bactéria que infecta o estômago e o intestino delgado.
É a principal causa de úlceras pépticas e pode causar câncer de estômago e inflamação do revestimento do estômago (3).
Enquanto quase 50% da população do mundo está infectada, a maioria das pessoas não desenvolve esses problemas.
Não está claro como H. pylori se espalha, embora os pesquisadores acreditem que o contato com alimentos e água contaminada com fezes desempenha um papel.
Regimes de tratamento para úlceras pépticas causadas por H. pylori geralmente envolvem antibióticos e inibidores da bomba de prótons, que são medicamentos que reduzem a produção de ácido estomacal.
Estudos preliminares em tubo de ensaio e em animais sugerem que o wasabi também pode ajudar a tratar úlceras pépticas causadas por H. pylori (4, 5, 6).
Embora encorajadora, é necessária pesquisa em humanos antes que se possa tirar conclusões sobre o efeito de wasabi no H. pylori.
resumoOs compostos de ocorrência natural no wasabi chamados ITCs podem ter propriedades antibacterianas contra certas doenças transmitidas por alimentos, bem como a bactéria H. pylori.
2. Propriedades anti-inflamatórias
Wasabi pode ter propriedades anti-inflamatórias potentes.
Inflamação é a resposta do seu sistema imunológico a infecções, ferimentos e toxinas, como ar poluído ou fumaça de cigarro, na tentativa de proteger e curar seu corpo.
Quando a inflamação se torna descontrolada e crônica, pode contribuir para várias condições inflamatórias, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer (7).
Estudos em tubo de ensaio envolvendo células animais indicam que os ITCs no wasabi suprimem células e enzimas que promovem a inflamação, incluindo a ciclo-oxigenase-2 (COX-2) e citocinas inflamatórias como interleucinas e fator de necrose tumoral (TNF) (8, 9, 10, 11 )
Dado que faltam estudos em humanos, não está claro se os efeitos anti-inflamatórios do wasabi se aplicam às pessoas.
resumoITCs & NoBreak; - os principais compostos ativos do wasabi & NoBreak; - demonstraram efeitos anti-inflamatórios em estudos com tubos de ensaio envolvendo células animais.
3. Pode promover perda de gordura
Algumas pesquisas sugerem que as folhas comestíveis da planta wasabi contêm compostos que podem suprimir o crescimento e a formação de células adiposas (12).
Em um estudo em camundongos, um composto chamado éster metílico do ácido 5-hidroxiferúlico (éster 5-HFA) isolado de folhas de wasabi inibiu o crescimento e a formação de células adiposas, desativando um gene envolvido na formação de gordura (13).
Da mesma forma, em outro estudo de 6 semanas em ratos, a ingestão de 1,8 gramas de extrato de folhas de wasabi por libra (4 gramas por kg) de peso corporal diariamente inibiu o crescimento de células adiposas (14).
Além disso, um estudo descobriu que o extrato de folhas de wasabi impedia o ganho de peso em camundongos com uma dieta rica em gorduras e calorias, impedindo o crescimento e a produção de células adiposas (15).
Embora promissores, esses resultados foram obtidos em estudos com animais e tubos de ensaio. Mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos do extrato de folha de wasabi nos seres humanos.
resumoDemonstrou-se que o extrato de folhas de wasabi impede a formação e o crescimento de células de gordura em estudos com tubos de ensaio e em animais, mas faltam pesquisas em humanos.
4. Pode ter propriedades anticâncer
Os ITCs que ocorrem naturalmente no wasabi foram estudados por suas propriedades anticâncer.
Um estudo descobriu que os ITCs extraídos da raiz do wasabi inibiram a formação de acrilamida em 90% durante a reação de Maillard, uma reação química entre proteínas e açúcar na presença de calor (16).
A acrilamida é um produto químico que pode se formar em alguns alimentos, principalmente batatas fritas, batatas fritas e café, durante processos de cozimento a alta temperatura, como fritar e grelhar (17).
Alguns estudos associaram a ingestão alimentar de acrilamida a certos tipos de câncer, como câncer nos rins, endometrial e ovário, mas os resultados são variados (18, 19).
Além disso, estudos em tubo de ensaio indicam que os ITCs e compostos semelhantes isolados de wasabi matam ou inibem o crescimento de células humanas de câncer colorretal, oral, pancreático e de mama (20, 21, 22).
Embora promissor, não está claro se esses resultados se aplicam a seres humanos.
Ainda assim, alguns estudos observacionais observam que uma maior ingestão de vegetais crucíferos como o wasabi pode diminuir o risco de vários tipos de câncer, como câncer de pulmão, mama, próstata e bexiga (23, 24, 25, 26, 27).
Outros vegetais crucíferos incluem rúcula, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, couve e rutabaga.
resumoOs ITCs foram estudados por sua capacidade de inibir a produção de acrilamida e matar ou inibir o crescimento de vários tipos de câncer em estudos com tubos de ensaio.
5-6. Outros benefícios potenciais
Wasabi pode ter outros benefícios promissores à saúde relacionados à saúde óssea e cerebral.
Saúde óssea
Wasabi pode desempenhar um papel na saúde óssea.
Um composto em wasabi chamado ácido p-hidroxicinâmico (HCA) foi sugerido para aumentar a formação óssea e diminuir a quebra óssea em estudos com animais (28).
Os pesquisadores especularam se o HCA poderia ajudar a tratar a osteoporose, uma doença que faz com que seus ossos se tornem fracos e quebradiços. No entanto, pesquisas humanas são necessárias para confirmar esse benefício potencial (29).
Saúde do cérebro
ITCs em wasabi podem ter efeitos neuroprotetores.
Estudos em camundongos demonstraram que eles aumentam a ativação de sistemas antioxidantes no cérebro que reduzem a inflamação (30, 31).
Esses achados sugerem que as ITCs podem ajudar a prevenir ou retardar distúrbios neurodegenerativos causados por inflamação, como a doença de Parkinson (32).
resumoOs ITCs isolados do wasabi podem ajudar a tratar a osteoporose e condições neurodegenerativas do cérebro como a doença de Parkinson, mas são necessárias pesquisas em humanos para confirmar isso.
Como adicioná-lo à sua dieta
A maioria dos pós e pastas de wasabi vendidos nos Estados Unidos é feita a partir de uma mistura de rábano, mostarda, amido de milho e corante verde - em vez de wasabi verdadeiro. Alguns podem não conter wasabi, ou apenas hastes de baixa qualidade (33).
O rábano pertence à mesma família de plantas que o wasabi e também é conhecido por sua pungência.
Os estudos estimaram que o rábano-rábano e o wasabi contêm quantidades semelhantes de ITCs, com o wasabi fornecendo 971-4357 mg por libra (2.137-9.585 mg por kg), em comparação com 682-4091 mg por libra (1.500-9.000 mg por kg) para o rábano (16 )
O wasabi real é difícil de cultivar e, portanto, caro, e é por isso que o rábano é comumente usado como substituto.
No entanto, você pode comprar pó de wasabi genuíno, pastas e até mesmo wasabi fresco online.
Certifique-se de ler a descrição cuidadosamente para garantir que o produto seja autêntico.
Você pode apreciar o sabor único e o sabor do wasabi servindo como tempero, erva ou condimento.
Para incorporar o wasabi em sua dieta:
- Sirva com molho de soja e saboreie com sushi.
- Adicione-o às sopas de macarrão.
- Use-o como condimento para carnes e legumes grelhados.
- Adicione-o a molhos para salada, marinadas e molhos.
- Use-o para dar sabor a legumes assados.
Devido ao alto preço do wasabi, o raiz-forte é comumente usado como um substituto nos pós e pastas de wasabi vendidos nos Estados Unidos. Portanto, leia atentamente os rótulos dos produtos, se desejar comprar produtos wasabi autênticos.
A linha inferior
O caule da planta wasabi é triturado e usado como condimento picante para sushi ou macarrão.
Os compostos em wasabi foram analisados quanto às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anticâncer em tubo de ensaio e estudos com animais. Eles também foram pesquisados por sua capacidade de promover a perda de gordura, bem como a saúde dos ossos e do cérebro.
Embora promissores, são necessários estudos em humanos para confirmar essas descobertas antes que se possa tirar conclusões sobre os possíveis benefícios para a saúde do wasabi.
Além disso, lembre-se de que a maioria dos estudos usa extrato de wasabi, dificultando determinar se o uso como tempero ou condimento teria o mesmo efeito.