Quais são os benefícios e riscos de participar de um ensaio clínico?
Contente
Os ensaios clínicos podem envolver riscos, assim como os cuidados médicos de rotina e as atividades da vida diária. Ao avaliar os riscos da pesquisa, você pode pensar sobre esses fatores importantes:
- os possíveis danos que poderiam resultar da participação no estudo
- o nível de dano
- a chance de qualquer dano ocorrer
A maioria dos ensaios clínicos apresenta o risco de um pequeno desconforto, que dura apenas um curto período de tempo. No entanto, alguns participantes do estudo experimentam complicações que requerem atenção médica. Em casos raros, os participantes foram gravemente feridos ou morreram de complicações resultantes de sua participação em ensaios de tratamentos experimentais.
Os riscos específicos associados a um protocolo de pesquisa são descritos em detalhes no documento de consentimento informado, que os participantes são convidados a considerar e assinar antes de participar da pesquisa. Além disso, um membro da equipe de pesquisa explicará o estudo e responderá a quaisquer perguntas sobre o estudo. Antes de decidir participar, considere cuidadosamente os riscos e os possíveis benefícios.
Benefícios potenciais
Os ensaios clínicos bem projetados e bem executados fornecem a melhor abordagem para você:
- ajude outras pessoas contribuindo com o conhecimento sobre novos tratamentos ou procedimentos
- obter acesso a novos tratamentos de pesquisa antes que eles estejam amplamente disponíveis
- receba atenção médica regular e cuidadosa de uma equipe de pesquisa que inclui médicos e outros profissionais de saúde
Riscos
Os riscos de participar de ensaios clínicos incluem o seguinte:
- Pode haver efeitos desagradáveis, graves ou até fatais do tratamento experimental.
- O estudo pode exigir mais tempo e atenção do que o tratamento padrão exigiria, incluindo visitas ao local do estudo, mais exames de sangue, mais procedimentos, internações hospitalares ou esquemas de dosagem complexos.
Reproduzido com permissão do NIH Clinical Trials and You. O NIH não endossa nem recomenda nenhum produto, serviço ou informação descrita ou oferecida aqui pela Healthline. Página revisada pela última vez em 20 de outubro de 2017.