O que diabos é Bubble Ball?
Contente
Diga adeus à sua liga de kickball de verão - um novo esporte está tomando conta dos parques em todo o país. Mas este não é o seu esporte típico com bola: Bubble Ball envolve escalar dentro de uma bolha inflável e se sujeitar a pular, rolar e virar (somos os únicos a ficar tontos com isso ?!). É descrito por uma empresa como: "Mais divertido que futebol, mais seguro que futebol, mais barato que hóquei e mais saltitante que basquete."
Então, como exatamente você joga? Bem, o futebol da bolha (ou a versão europeia, 'futebol da bolha') é exatamente como o seu jogo típico, com pontos de bônus em potencial marcados ao pegar uma bola no ar em sua bolha e colocá-la (e você) no gol. No entanto, algumas empresas como a BubbleBall, que tem mais de 15 distribuidores em todo o país, também oferecem outros jogos, incluindo bubble baseball, sumô smash (é exatamente o que parece: dois jogadores em suas bolhas infláveis tentando forçar um ao outro para fora do ringue ) e até mesmo 'Zombieball'.
Bubble Ball Extreme, uma empresa sediada em Rochester que abriu no ano passado depois que o fundador Mark Constantino viu um vídeo hilário das bolas infláveis no YouTube, dirige ligas de futebol de bolhas para jovens e adultos e oferece aluguel de grupos. De acordo com Constantino, ele teve mais de 8.000 clientes até o momento e as oportunidades de negócios e patrocínio têm explodido recentemente. Além de despertar o interesse de grupos atléticos pelo ótimo treino cardiovascular (os CrossFitters são grandes fãs, diz ele), isso também se tornou uma grande atividade social mista, como esportes internos.
Mas e quanto à segurança? (Afinal, isso está sendo comercializado como uma atividade familiar para crianças.) Bem, como em qualquer esporte que envolva corrida e o potencial (ou intenção) de um atleta colidir com outro, há o risco de lesões nos tornozelos, joelhos, quadris, bem como um risco de concussões, diz John Gallucci, fisioterapeuta, consultor de medicina esportiva e autor de Prevenção e tratamento de lesões no futebol.
No entanto, as próprias bolas de bolhas fornecem um nível de proteção que você não encontrará em, digamos, um jogo de rúgbi. Em geral, as bolas de bolhas podem ser feitas com PVS (cloreto de polivinila) ou TPU (poliuretano termoplástico), mas Constantino recomenda ir com a versão TPU (o fabricante de sua empresa usa exclusivamente TPU). Esse material é mais flexível, resistente a rasgos e, em suas palavras, "como um tanque". Dentro das bolas, você encontrará arreios que você coloca como uma mochila que mantém seus braços seguros e evita que você caia se for derrubado. Além disso, sua cabeça está contida 20 centímetros abaixo do topo da bolha, oferecendo proteção para o pescoço em caso de colisão.
Enquanto algumas empresas permitem que você compre bolas de bolhas para usar de forma independente (também estão disponíveis na Amazon), alugar ou ingressar em uma liga através de empresas como a Constantino's garante que você tenha um operador de segurança que o treinará para usar o equipamento corretamente. Algumas precauções importantes que esses operadores de segurança trazem para o campo? Nunca bata em alguém por trás (é perigoso e, como no futebol, também é um tiro barato), não abaixe a cabeça com o impacto e limite o tempo na bola da bolha a cinco minutos consecutivos para evitar o superaquecimento em um dia, Constantino aconselha.
Se você ainda não está convencido, assista ao vídeo abaixo para ver Jimmy Fallon experimentando o esporte hilário contra Chris Pratt. De nada!