O que é crioterapia (e você deve tentar)?
Contente
Se você segue atletas ou treinadores profissionais nas redes sociais, provavelmente está familiarizado com as câmaras crio. As cápsulas de aparência estranha lembram um pouco as cabines de bronzeamento artificial, exceto que reduzem a temperatura do corpo e têm o objetivo de ajudar a curá-lo. Embora a crioterapia tenha várias aplicações diferentes (alguns a usam para cuidados com a pele anti-envelhecimento e como uma forma de queimar calorias), ela é popular na comunidade do fitness por seus benefícios de recuperação.
Você provavelmente está bem familiarizado com a dor pós-treino, mas talvez não saiba que é devido ao acúmulo de ácido lático e microrrupturas em seu tecido muscular. Mesmo que seja o tipo de dor que dói. tão. bom., pode diminuir seu desempenho atlético nas próximas 36 horas. Entrar: A necessidade de recuperação mais rápida.
Quando seu corpo é exposto ao frio intenso (como em uma câmara criogênica), seus vasos sanguíneos se contraem e redirecionam o fluxo sanguíneo para o núcleo. Conforme seu corpo se aquece novamente após o tratamento, o sangue rico em oxigênio flui para as áreas que estavam apenas frias, reduzindo potencialmente a inflamação. "Teoricamente, gostaríamos de pensar que isso reduz o dano ao tecido e, em última análise, facilita a recuperação", diz Michael Jonesco, D.O., médico do esporte na Ohio State University Wexner Medical Center.
A crioterapia não é novidade - é a crio câmara isso é inovação real. "A pesquisa sobre os efeitos da crioterapia foi publicada para valer em meados da década de 1950", disse Ralph Reiff, M.Ed., ATC, LAT, diretor executivo da St. Vincent Sports Performance. Mas a câmara criogênica foi recentemente desenvolvida como um método de corpo inteiro mais rápido e eficiente.
Ainda assim, nem todos os especialistas estão convencidos de que realmente trabalho. "Apesar de ser uma das práticas mais antigas e comumente usadas em lesões da medicina esportiva, existem poucos, se houver, bons estudos que sugerem que o gelo em qualquer forma auxilia na recuperação de lesões", diz o Dr. Jonesco.
Dito isso, muitas das principais instalações esportivas utilizam crioterapia (em várias formas) para uma recuperação mais rápida entre os treinos. "A crioterapia pós-exercício diminui os efeitos da dor muscular de início retardado (DMIT)", diz Reiff em sua própria experiência com atletas. Existem alguns estudos que examinaram especificamente as câmaras criogênicas, mas o Dr. Jonesco observa que elas são pequenas e precisam ser reproduzidas em uma escala maior antes que possamos tirar conclusões definitivas.
Uma coisa é certa: se você tiver uma lesão específica, uma câmara criogênica não é a melhor opção. "As câmaras criogênicas parecem ser menos eficazes na redução da temperatura corporal do que uma simples bolsa de gelo para uma determinada parte do corpo", diz o Dr. Jonesco. Portanto, se você está com o joelho dolorido, é melhor tentar a compressão direta com um saco de gelo. E mesmo se você sentir dor em todo o corpo, você ainda pode querer ir para o saco de gelo por um motivo muito importante: "Embora sejam o uso mais eficiente do tempo (2 a 3 minutos), as câmaras crio podem definir você de volta $ 50 a $ 100 por sessão ", diz o Dr. Jonesco. "Isso pode fazer sentido quando você é um atleta profissional com recursos ilimitados e uma agenda lotada, mas eu não recomendo câmaras de crio para a maioria de nós mortais."
Então, por que esse método é tão popular? "A mídia social nos permite olhar mais de perto a vida dos atletas de elite, incluindo as formas como eles treinam e se recuperam", diz o Dr. Jonesco. Tome Lebron James como exemplo. “Quando ele postou vídeos de si mesmo em tratamento de crioterapia, todas as crianças com sonhos de basquete pensavam: 'Bem, se Lebron faz isso, deve funcionar, e eu preciso dessa vantagem também'." Reiff também observa que a recuperação é, em geral, uma tendência nos esportes e fitness, então faz sentido que os atletas amadores estejam se interessando pelo que há de novo no espaço. (Veja: Por que o alongamento é a nova (velha) tendência de condicionamento físico que as pessoas estão experimentando)
Além do acerto na sua conta bancária, a crioterapia apresenta um risco muito baixo. "A crioterapia é segura quando usada de acordo com as instruções", diz o Dr. Jonesco. Mas ele observa que o uso excessivo ou a permanência na câmara por muito tempo pode causar danos à pele ou hipotermia, portanto, mantenha sua sessão dentro do limite de tempo recomendado. “O maior risco, na minha opinião, é gastar dinheiro com um tratamento que não se comprovou superior a alternativas mais baratas, como um saco de gelo”, afirma.
Em outras palavras, a crioterapia pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente entre os treinos, mas o mesmo pode acontecer com algo que você tem em seu próprio freezer. Ainda assim, se for algo que lhe interessa e você tem o dinheiro disponível, dizemos feliz congelamento!