Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 2 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Novembro 2024
Anonim
O que é REJUVENESCIMENTO VAGINAL? | Dra Patricia Bretz
Vídeo: O que é REJUVENESCIMENTO VAGINAL? | Dra Patricia Bretz

Contente

Se você está lidando com sexo doloroso ou outros problemas de disfunção sexual - ou se você está apenas na ideia de ter uma vida sexual mais agradável - a recente tendência do rejuvenescimento vaginal a laser pode parecer uma varinha mágica.

Mas o FDA alerta que as cirurgias de rejuvenescimento vaginal não são apenas falsas - o procedimento é realmente perigoso. Aqui, tudo o que você precisa saber sobre o processo de rejuvenescimento vaginal.

Qual é a ideia por trás do rejuvenescimento vaginal, afinal?

A primeira coisa a fazer é: sua vagina é um músculo elástico. Você sabe disso porque, mesmo que não tenha tido um filho, entende a magia anatômica básica que tem que tirar algo do tamanho de uma melancia de um buraco do tamanho de um limão. Como a maioria das coisas elásticas, porém, sua vagina pode perder um pouco de elasticidade. (Relacionado: 10 coisas para nunca colocar em sua vagina)


FWIW, não é a frequência (ou falta de ...) sexo que pode mudar o quão apertada está sua vagina. Na verdade, existem apenas duas coisas que mudam o tamanho da sua vagina: a idade e o parto. Parto, por razões óbvias. E "à medida que envelhecemos, os níveis de nossos hormônios diminuem, o que pode causar uma diminuição na força do músculo e do tecido conjuntivo circundante e, portanto, na rigidez da vagina", explica Anna Cabeca, M.D., autora de A correção hormonal. Quando as paredes vaginais se estreitam devido a menos estrogênio, o que pode fazer com que pareça que houve uma mudança no diâmetro, isso é chamado de atrofia vaginal.

Para algumas mulheres, essa sensação de relaxamento é suficiente para fazê-las desejar poder voltar aos momentos pré-parto (ou apenas mais juvenis). E é aí que entra o rejuvenescimento vaginal - cujo objetivo é diminuir o diâmetro médio da vagina, principalmente por motivos sexuais.

O que envolve o processo de rejuvenescimento vaginal?

Embora existam algumas opções cirúrgicas, a maioria das pessoas (ahem, as Real Housewives) estão se referindo ao uso de tecnologia não cirúrgica quando falam sobre rejuvenescimento vaginal. "O rejuvenescimento vaginal é como um lifting para a vagina", explica Anika Ackerman, M.D. urologista de Morristown, NJ. "Uma sonda vaginal - lasers de CO2 e dispositivos de radiofrequência são os dois tipos mais comuns de tecnologia que estão sendo usados ​​- é inserida e a energia é aplicada por um período de cinco a 20 minutos."


Essa energia causa microdanos ao tecido vaginal, que por sua vez induz o corpo a se reparar, explica o Dr. Ackerman. “O crescimento de novas células, a formação de colágeno e elastina e a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) no local da lesão levam a um tecido mais espesso, o que torna a vagina mais apertada”, diz ela.

Esses procedimentos são em consultório, relativamente indolores e rápidos. Às vezes, os pacientes relatam uma sensação de aquecimento local (não o suficiente para justificar o uso de anestésicos), e "qualquer pessoa que fez terapia intensa de luz de pulso [para manchas solares, vermelhidão, manchas senis ou vasos sanguíneos rompidos] teria uma ideia de como seria sentir na vulva e região vaginal ”, diz o Dr. Cabeca. (Relacionado: Os benefícios antienvelhecimento da terapia da luz vermelha)

“Uma leve sensação de ardência e queimação pode ser sentida durante o procedimento”, acrescenta ela. Embora "você deva ser capaz de retomar a atividade vaginal normal dentro de 48 horas", diz o Dr. Ackerman.

Então, quais são os riscos associados ao rejuvenescimento vaginal?

Então aqui está o problema. Embora esses "dispositivos baseados em energia" (ou seja, lasers) destruam e remodelem o tecido vaginal, isso não torna sua vagina "mais apertada" por si só, diz Adeeti Gupta, MD, ginecologista credenciado e fundador do Walk Em GYN Care em Nova York. Em vez disso, o procedimento a laser faz com que o tecido abaixo da cintura inflama, criando tecido cicatricial. "Isso pode olhar como um aperto do canal vaginal ", diz ela.


A ideia é que o processo de rejuvenescimento vaginal ajudará a aumentar o desejo sexual e a função sexual, mas há apenas um problema: essas alegações são provavelmente tudo BS, diz o Dr. Gupta. (E o mesmo vale para este produto, FYI: Desculpe, este Esfoliante Herbal Stick Não Rejuvenesce Sua Vagina)

O que é pior, alguns pesquisadores levantaram preocupações de que o dano tecidual do laser pode realmente aumentar a dor urogenital e a dor durante o sexo, e apontam que não temos ideia do efeito do laser no reto, na uretra e na bexiga. E outras mulheres "reclamam de cicatrizes e dor após os tratamentos, e isso pode mudar sua vida de uma forma horrível", diz Felice Gersh, M.D., uma obstetra e fundadora e diretora do Grupo Médico Integrativo de Irvine, CA.

Além disso, o FDA advertiu oficialmente que o rejuvenescimento vaginal é perigoso.

Se isso não bastasse para convencê-lo, em julho de 2018, o Comissário da Food and Drug Administration, Scott Gottlieb, MD, emitiu um alerta com palavras fortes sobre o processo de rejuvenescimento vaginal. "Recentemente, tomamos conhecimento de um número crescente de fabricantes que comercializam dispositivos de 'rejuvenescimento vaginal' para mulheres e afirmam que esses procedimentos tratam condições e sintomas relacionados à menopausa, incontinência urinária ou função sexual", escreveu o Dr. Gottlieb em nome do agência. "Esses produtos apresentam riscos sérios e não têm evidências adequadas para apoiar seu uso para esses fins. Estamos profundamente preocupados com as mulheres que estão sendo prejudicadas."

“Ao revisar relatórios de eventos adversos e literatura publicada, encontramos numerosos casos de queimaduras vaginais, cicatrizes, dor durante a relação sexual e dor recorrente ou crônica”, escreve o Dr. Gottlieb. Caramba.

A Dra. Gupta acrescenta que, pelo que vale a pena, na maioria dos casos, os tratamentos são "em sua maioria inofensivos", mas podem causar cicatrizes e queimaduras se o tratamento não for realizado corretamente ou se alguém tiver uma reação alérgica, explica ela. . Considerando que não há benefícios comprovados, mesmo o menor risco parece não valer a pena.

Qual é o veredicto para o seu vag?

Claro, toda mulher deseja manter uma vagina saudável e funcional. Mas "o ponto principal é que a vagina, como todas as estruturas do corpo, envelhecerá, parecerá e funcionará menos bem com o passar do tempo", diz o Dr. Gersh. Os exercícios para o assoalho pélvico são um lugar melhor para começar em termos de melhorar a sensação e a função da vagina, diz o Dr. Cabeca, enquanto certos hormônios podem afetar positivamente os músculos vaginais, o colágeno e os tecidos conjuntivos. (Relacionado: exercícios para o assoalho pélvico que toda mulher (grávida ou não) deve fazer)

Mas se você está realmente sofrendo de problemas médicos como prolapso vaginal ou incontinência, "um ginecologista qualificado é necessário para ajudar a reparar o dano cirurgicamente, prescrever uma solução ou recomendar fisioterapia para o assoalho pélvico", acrescenta o Dr. Gersh. "Dispositivos médicos para rejuvenescimento vaginal ainda não estão prontos para o horário nobre."

Revisão para

Propaganda

Posts Interessantes

Injeção de bremelanotida

Injeção de bremelanotida

A injeção de bremelanotida é u ada para tratar mulhere com tran torno do de ejo exual hipoativo (H DD; baixo de ejo exual que cau a angú tia ou dificuldade interpe oal) que nã...
Sumatriptano

Sumatriptano

umatriptano é u ado para tratar o intoma da enxaqueca (dore de cabeça forte e latejante que à veze ão acompanhada por náu ea ou en ibilidade ao om e à luz). umatriptano ...