O que é o túnel do carpo e os seus treinos são os culpados?
Contente
- O que é a síndrome do túnel do carpo?
- O que causa o túnel do carpo?
- Trabalho pode causar túnel do carpo?
- Como testar o túnel do carpo
- Como tratar a síndrome do túnel do carpo
- Revisão para
O agachamento sobre a cabeça é o exercício mais difícil de SEMPRE. Como treinador de CrossFit e praticante de exercícios, esta é uma colina pela qual estou disposto a morrer. Um dia, depois de algumas séries particularmente pesadas, até meus pulsos estavam doloridos. Quando mencionei isso ao meu treinador, ele disse que meus pulsos sensíveis podem ser indicativos de um problema maior. Dica: O suspiro ouvido ao redor da caixa.
Claro, fui imediatamente para casa e comecei a pesquisar meus sintomas no Google (eu sei, erro de novato). Repetidamente, o Dr. Google me disse que eu tinha síndrome do túnel do carpo. Enquanto um real doc me assegurou que eunão tenho a síndrome do túnel do carpo (e que os músculos do meu antebraço estão apenas doloridos), eu me perguntei: você poderia realmente aplicar o túnel do carpo com seus exercícios?
O que é a síndrome do túnel do carpo?
Simplificando, a síndrome do túnel do carpo é causada por um nervo comprimido no pulso, mas pararealmente entender o que é o túnel do carpo, você precisa de um pouco de anatomia 101.
Vire a palma da mão em sua direção e feche o punho com a mão. Vê todas essas coisas se movendo no seu pulso? Esses são tendões. "A mão é fechada por nove tendões que descem pelo pulso e criam um 'túnel' (conhecido como 'túnel do carpo')", explica Alejandro Badia, MD, cirurgião ortopédico certificado de mão, punho e extremidade superior da Badia Mão no centro do ombro em FL. "Aninhado no meio do túnel está o nervo mediano, que vai do antebraço ao polegar e à maioria dos dedos." Ao redor do tendão existe um revestimento denominado tenossinovium. Quando este engrossa, o diâmetro do túnel diminui, o que pode, por sua vez, comprimir o nervo mediano.
E quando esse nervo mediano é comprimido ou pinçado? Bem, isso é síndrome do túnel do carpo.
É por isso que os sintomas da síndrome do túnel do carpo geralmente incluem formigamento ou dormência na mão, ou dor, dor, fraqueza e dor nos pulsos e nas mãos, diz a fisioterapeuta Holly Herman, D.P.T., e autora deComo criar filhos sem quebrar as costas.
Às vezes, um sinal de túnel do carpo é uma dor persistente que se irradia para os três primeiros dedos da mão, mas outras vezes, "os pacientes relatam que parece que as pontas dos dedos vão explodir", diz o Dr. Badia. Muitas pessoas com túnel do carpo também relatam ter sido acordadas no meio da noite por causa de formigamento ou dormência nas mãos.
O que causa o túnel do carpo?
Qualquer coisa que faça com que o corpo (especificamente, os tendões e / ou tenossinovium) inche ou retenha água - e, portanto, faça com que o túnel do carpo se estreite - pode estar relacionado à síndrome do túnel do carpo.
Infelizmente, de acordo com o Dr. Badia, o fator de risco número um do túnel do carpo é o seu sexo (ugh). "Ser mulher é um dos maiores culpados da síndrome do túnel do carpo", diz o Dr. Badia. Na verdade, as mulheres têm três vezes mais probabilidade de ter túnel do carpo do que os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. (Para sua informação: as mulheres são muito mais propensas a rasgar seus ACLs também.)
O que da? Bem, o tenossinovium engrossa em resposta à retenção de fluidos e, como explica o Dr. Badia, "o estrogênio pode fazer com que você retenha água, o que pode fazer com que os tendões e o tenossinovium inchem e tornem o túnel mais estreito." É por isso que a síndrome do túnel do carpo é especialmente comum durante a gravidez e a menstruação, quando os níveis de estrogênio aumentam naturalmente. (Relacionado: suas fases do ciclo menstrual - explicado).
Os níveis de estrogênio não são o único culpado; qualquer condição que cause ganho de peso, retenção de líquidos ou inflamação aumenta o risco de túnel do carpo. É por isso que "diabetes, hipotireoidismo, doenças autoimunes e pressão alta também estão relacionados à síndrome", diz o Dr. Bandia. Mesmo tendo uma dieta rica em sódio (também conhecido como retenção de água) pode exacerbar os sintomas.
Pessoas que já sofreram lesões no punho ou nas mãos também podem estar em maior risco. "Um trauma anterior, como uma fratura no punho, pode alterar a anatomia do punho e predispor o desenvolvimento de sintomas do túnel do carpo", diz o Dr. Badia.
Trabalho pode causar túnel do carpo?
Não! Seu treino não pode causar a síndrome do túnel do carpo, diz o Dr. Badia; no entanto (!) se você já tem a síndrome do túnel do carpo ou está predisposto à síndrome, dobrar ou flexionar o pulso consistentemente enquanto se exercita pode agitar o nervo mediano e exacerbar os sintomas, diz ele. Portanto, exercícios como pranchas, flexões, agachamentos, alpinistas, burpees e, sim, agachamentos podem piorar os sintomas.
Se você tem túnel do carpo, seu médico pode aconselhá-lo a reduzir os exercícios que colocam o pulso nessa posição ou a executá-los primeiro, diz o Dr. Badia. Dica profissional: se isso machuca seus dedos ou nós dos dedos, considere adicionar um tapete abdominal ou uma toalha dobrada sob sua mão para maior conforto. (Ou apenas faça pranchas de antebraço em vez disso.)
O Dr. Badia observa que muitos ciclistas entram em seu consultório com queixas de pulso: "Se você tem túnel do carpo e não mantém o pulso neutro enquanto pedala e, em vez disso, estende o pulso constantemente, isso vai agravar os sintomas. " Para isso, ele recomenda o uso de uma cinta macia (como esta ou esta) que força o pulso a uma posição neutra durante o passeio. (Relacionado: 5 grandes erros que você pode cometer na aula de spin).
Como testar o túnel do carpo
Se você acha que tem túnel do carpo, chame um especialista. Existem alguns testes do túnel do carpo que eles podem fazer para diagnosticar você.
O teste de Tinel envolve bater na parte interna do pulso bem na base do polegar, explica o Dr. Herman. Se uma dor aguda irradiar para a mão, é uma indicação de que você pode ter túnel do carpo.
O Teste do Phalan envolve colocar as costas das mãos e dos dedos juntos na frente de você com os dedos apontando para baixo por 90 segundos, diz o Dr. Herman. Se a sensação nos dedos ou nas mãos mudar, isso significa que você pode realmente ter a síndrome do túnel do carpo.
Outros médicos irão direto para a terceira opção: um teste de eletromiografia (ou EMG). "É assim que você diagnostica o túnel do carpo", diz o Dr. Bandia. "Colocamos eletrodos nos antebraços e nos dedos e medimos como o nervo mediano está conduzindo." Se o nervo foi comprimido, o fluxo do nervo será reduzido.
Como tratar a síndrome do túnel do carpo
Pode parecer óbvio, mas se o seu médico achar que a causa é uma doença subjacente, como diabetes ou disfunção da tireoide, elas devem ser tratadas primeiro. Além disso, existem opções de tratamento cirúrgico e não cirúrgico para a síndrome do túnel do carpo.
Normalmente, a primeira linha de ação é usar uma cinta durante atividades que causam sintomas (como andar de bicicleta, ioga, dormir, etc) e reduzir cirurgicamente qualquer inflamação com coisas como compressas de gelo e medicamentos antiinflamatórios OTC, diz o Dr. Herman. Nos estágios iniciais. O Dr. Badia diz que os suplementos de vitamina B podem até ajudar.
Se nenhuma dessas soluções "fáceis" funcionar, seu médico pode recomendar uma injeção de cortisona ou cirurgia. Uma injeção de cortisona é um esteróide antiinflamatório que, quando injetado ao redor do nervo mediano, pode ajudar a diminuir o inchaço da área e, portanto, aliviar a compressão do nervo - pesquisas mostram que é um dos tratamentos mais eficazes disponíveis. Para casos menos avançados, pode se livrar da síndrome completamente, enquanto em casos mais avançados pode simplesmente aliviar os sintomas por um curto período de tempo. Para uma solução de longo prazo, "há um procedimento cirúrgico supercurto que envolve o alargamento do canal cortando um dos ligamentos que está comprimindo o nervo", diz o Dr. Bandia.
De outra forma? Deixe-nos cair e nos dê 20 - você não tem desculpa para não pregar, fazer flexões ou arrotar agora.