Quanto deve pesar meu garoto de 12 anos?
Contente
- Peso médio de um garoto de 12 anos
- Peso médio de uma menina de 12 anos
- Quais fatores controlam a média?
- Taxa de desenvolvimento
- Altura e composição corporal
- Genética
- Localização
- Como o peso saudável é determinado usando o índice de massa corporal (IMC)
- Por que essa informação é importante
- Conversando com seu filho sobre peso e imagem corporal
- Explique que as pessoas têm diferentes formas e tamanhos
- Aborde o que seu filho vê na mídia
- Dê uma olhada em sua auto-estima em torno de problemas corporais
- Lembre seu filho que ele não está sozinho
- Mantenha as linhas de comunicação abertas
- Hábitos alimentares saudáveis para uma criança de 12 anos
- Leve embora
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o peso de um menino de 12 anos geralmente cai entre 67 e 130 libras, e o peso percentil 50 para meninos é de 89 libras.
O CDC também relata que o peso de uma menina de 12 anos é geralmente entre 68 e 135 libras, e o peso percentil 50 para meninas é de 92 libras.
Se seu filho está no percentil 50, em peso, isso significa que de 100 crianças na idade deles, 50 podem pesar mais do que eles e os outros 50 podem pesar menos. Se seu filho estiver no percentil 75, isso significa que de 100 crianças da idade deles, 25 podem pesar mais e 75 podem pesar menos.
À medida que as crianças se aproximam da puberdade, seu peso pode variar muito. De acordo com a Johns Hopkins Medicine, algumas crianças podem começar a puberdade a partir dos 8 anos de idade, enquanto outras não sofrem alterações até os 14 anos de idade.
Durante a puberdade, as crianças crescem mais alto - até 10 polegadas - antes de atingirem a sua altura adulta total. Eles também ganham músculos e desenvolvem novos depósitos de gordura à medida que seus corpos se tornam mais parecidos aos dos adultos.
Toda essa transformação pode levar a mudanças significativas no peso e nos sentimentos de autoconsciência.
Peso médio de um garoto de 12 anos
Os meninos de doze anos costumam pesar entre 67 e 130 libras, com 89 libras marcando o 50º percentil.
Percentil 5 | 67 libras |
Percentil 10 | 71 libras |
Percentil 25 | 78 libras |
Percentil 50 | 89 libras |
Percentil 75 | 103 libras |
Percentil 90 | 119 libras |
Percentil 95 | 130 libras |
Peso médio de uma menina de 12 anos
As meninas com 12 anos costumam pesar entre 68 e 135 libras, com 92 libras sendo o marcador do percentil 50.
Percentil 5 | 68 libras |
Percentil 10 | 72 libras |
Percentil 25 | 81 libras |
Percentil 50 | 92 libras |
Percentil 75 | 106 libras |
Percentil 90 | 123 libras |
Percentil 95 | 135 libras |
Quais fatores controlam a média?
Determinar quanto uma criança de 12 anos deve pesar pode ser mais complicado do que plotar números em um gráfico. Vários fatores afetam o peso adequado para crianças de 12 anos.
Taxa de desenvolvimento
Quando a puberdade começa, o peso de uma criança pode mudar rapidamente devido a aumentos de altura, massa muscular e estoques de gordura.
Como a puberdade pode começar a partir dos 8 aos 14 anos, algumas crianças de 12 anos podem ter concluído o processo enquanto outras estão apenas começando ou não começarão a puberdade por mais alguns anos.
Altura e composição corporal
A altura do seu filho também influencia no peso dele. Crianças mais altas podem pesar mais que seus pares mais baixos, mas essa não é uma regra rígida. A forma do corpo, a massa muscular e o tamanho do quadro também desempenham um papel importante no peso.
Por exemplo, uma criança atlética que tem mais músculo que gordura pode pesar mais porque o músculo pesa mais que gordura. Por outro lado, uma criança mais magra pode não ter muito músculo ou gordura e pode estar na extremidade mais leve da balança.
Genética
A altura, a massa corporal e outras características do corpo de uma criança também são influenciadas por genes herdados dos pais. Isso significa que, independentemente da dieta e hábitos de exercício da criança, seu peso pode ser um pouco predeterminado.
Localização
Onde uma criança cresce também pode afetar seu peso e tamanho corporal geral. A puberdade começa em diferentes idades em todo o mundo. Por exemplo, em média, a puberdade começa mais cedo no norte da Europa do que no sul da Europa, possivelmente devido a taxas de obesidade e fatores genéticos.
Em outras áreas do mundo, o peso pode ser afetado por fatores como nível socioeconômico e acesso a alimentos. As práticas culturais também desempenham um papel.
Como o peso saudável é determinado usando o índice de massa corporal (IMC)
Os médicos usam uma fórmula chamada índice de massa corporal (IMC) para descobrir se o peso de uma pessoa está em uma faixa saudável. O IMC é uma maneira de descobrir quanta gordura corporal uma pessoa tem com base apenas em seu peso e altura.
O IMC tem algumas limitações, porque não leva em conta fatores como composição corporal (músculo versus gordura) e tamanho do quadro. O cálculo do percentil do IMC para crianças e adolescentes leva em consideração a idade e o sexo e é chamado de IMC para a idade.
O CDC oferece uma calculadora on-line de IMC específica para crianças e adultos jovens com 19 anos ou menos. Você só precisa inserir a idade, sexo, altura e peso do seu filho.
Os resultados correspondem aos gráficos de crescimento do CDC e são classificados por percentil.
Categoria | Percentil |
Abaixo do peso | Menor que o percentil 5 |
Peso normal ou "saudável" | Percentil 5 a menos de percentil 85 |
Excesso de peso | Percentil 85 a menos que percentil 95 |
Obeso | Percentil 95 ou superior |
Por que essa informação é importante
O pediatra do seu filho usa o IMC para a idade para acompanhar o crescimento do seu filho de ano para ano. Isso é importante porque um IMC na faixa de sobrepeso ou obesidade pode colocar seu filho em risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes tipo 2, colesterol alto ou pressão alta.
As crianças que estão acima do peso também têm maior probabilidade de estar acima do peso quando adultas.
Usando essas informações, você pode trabalhar com o médico do seu filho para ajudá-lo a alcançar ou manter um peso saudável.
Conversando com seu filho sobre peso e imagem corporal
A puberdade pode ser um momento emocional para as crianças, pois seus corpos e hormônios mudam drasticamente em pouco tempo. Eles podem ter muitos sentimentos novos ou inseguranças e podem não saber como articulá-los para você.
Pode ser útil sentar-se com seu filho (mesmo antes de ele lhe apresentar perguntas) para explicar o que é a puberdade e o que isso significa em relação às mudanças que eles sofrerão.
Explique que as pessoas têm diferentes formas e tamanhos
Criar uma imagem corporal positiva começa com a compreensão de que nem todos devem ser mantidos no mesmo padrão de beleza. Você pode até pedir ao seu filho que faça uma lista das coisas que eles gostam sobre si - físico ou não.
Aborde o que seu filho vê na mídia
Imagens na televisão, em revistas e nas mídias sociais contribuem para a pressão dos colegas e promovem um certo tipo de corpo "ideal" que pode não ser saudável para todos.
Dê uma olhada em sua auto-estima em torno de problemas corporais
Modele comportamentos positivos que você espera que seu filho imite. Fale sobre atributos positivos de você e do seu filho que vão além do físico.
Lembre seu filho que ele não está sozinho
Lembre-os de que todo mundo passa pelas mudanças da puberdade. Diga também que nem todos sofrerão essas mudanças ao mesmo tempo. Algumas crianças podem começar mais cedo, enquanto outras começam mais tarde.
Mantenha as linhas de comunicação abertas
Diga ao seu filho que você está disponível sempre que ele precisar conversar e sobre o que ele quiser falar.
Hábitos alimentares saudáveis para uma criança de 12 anos
Comer uma dieta equilibrada contribuirá para o crescimento e desenvolvimento saudáveis em crianças de qualquer peso.
Faça um esforço para oferecer ao seu filho alimentos integrais, incluindo frutas, vegetais, grãos integrais, laticínios com pouca gordura, proteínas magras e gorduras saudáveis, se esses alimentos estiverem disponíveis para você.
Não mencione os números, mas tente garantir que seu filho coma um número adequado de calorias por dia.
Meninos ativos de 12 anos devem consumir 2.000 a 2.600 calorias. Garotos um pouco ativos devem consumir 1.800 a 2.200 calorias. Meninos que não são tão ativos devem consumir 1.600 a 2.000 calorias.
Para as meninas, esses intervalos são de 1.800 a 2.200; 1.600 a 2.000; e 1.400 a 1.600, respectivamente.
Incentive seu filho a comer conscientemente e a ouvir as dicas de seu corpo em busca de fome e plenitude. Prestar atenção aos sinais do corpo ajuda a evitar excessos.
Pode ser útil dizer ao seu filho para se perguntar: "Estou com fome?" antes de comer e "Estou satisfeito?" enquanto lanches.
Comece a educar seu filho sobre o tamanho das porções e a importância de evitar distrações enquanto come.
Verifique se o seu filho não está pulando refeições ou se está ocupado demais para ingerir calorias suficientes para estimular o desenvolvimento.
Leve embora
Se você tiver preocupações com o peso do seu filho, entre em contato com o pediatra, que registra regularmente o peso nas visitas ao consultório e pode explicar os percentis aplicáveis ao seu filho.
Caso contrário, lembre-se de que a puberdade é um período de grandes mudanças físicas que ocorre em uma linha do tempo diferente para cada criança. Ouvir as preocupações do seu filho e ser aberto e honesto sobre as mudanças corporais pode ajudar a criar hábitos saudáveis que permanecem por toda a vida.