Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 27 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Poderia 2024
Anonim
Aqui está o que um relacionamento poliamoroso realmente é - e o que ele não é - Estilo De Vida
Aqui está o que um relacionamento poliamoroso realmente é - e o que ele não é - Estilo De Vida

Contente

Bethany Meyers, Nico Tortorella, Jada Pinkett Smith e Jessamyn Stanley são todos AFs estilosos, empreendedores durões que estão fazendo ondas em seus feeds sociais. Mas eles têm outra coisa em comum: todos se identificam como poliamorosos.

Você já deve ter ouvido falar de "poliamor" e "relações poliamorosas". Mas você sabe o que eles significam? A menos que você também seja poli, Stanely diz que provavelmente não. Em uma recente história no Instagram, ela disse: "Polyamory se confunde com o desejo de fazer sexo ou a necessidade de fazer sexo com muitas pessoas diferentes, o que realmente não é o que se trata." (Relacionado: Como ter um relacionamento poliamoroso saudável)

Então, o que são relacionamentos poliamorososna realidade cerca de? Para descobrir, consultamos educadores sexuais especializados em não monogamia ética. Aqui, eles explicam a dinâmica do poliamor e dissipam alguns dos equívocos mais comuns que o cercam.


Qual é a definição de poliamoroso?

Nosso velho amigo Merriam Webster diz que o termo "poliamor" se refere a pessoas envolvidas em mais de um relacionamento romântico ao mesmo tempo. Embora seja um bom começo, os educadores de sexo e poliamor dizem que esta definição omite umvv componente vital: consentimento.

"Polyamory é uma estrutura de relacionamento conduzida de forma ética, honesta e consensual que nos permite envolver em muitos (poli) relacionamentos amorosos (amorosos)", diz o educador sexual baseado no prazer e defensor da positividade sexual, Lateef Taylor. "O componente de consentimento aqui é vital." Portanto, embora possa haver vários relacionamentos íntimos e / ou sexuais ocorrendo simultaneamente, todos (!!) envolvidos estão cientes de que essas são as dinâmicas de relacionamento existentes.

Nota: Se você já esteve em um relacionamento monogâmico e travou ou foi traído, saiba que isso énão poliamor. "Traição é um comportamento que pode acontecer em qualquer tipo de relacionamento porque é qualquer questão nos acordos ou limites do relacionamento", explica a educadora sexual e psicóloga licenciada Liz Powell, Psy.D., autora deConstruindo relacionamentos abertos: seu guia prático para Swinging, Polyamory e além.Tradução: chamar a si mesmo de "poli" não é um passe livre para você ou seu parceiro ficarem com quem quiserem.


Relacionamento poliamoroso ≠ relacionamento aberto

Muitos termos de relacionamento não monogâmicos são freqüentemente combinados e confusos. A educadora de sexo e relacionamentos Sarah Sloane, que dá aulas de brinquedos sexuais na Good Vibrations and Pleasure Chest desde 2001, explica que a não monogamia consensual (às vezes chamada de não monogamia ética) englobatudo destes.

Talvez você já tenha ouvido a palavra "queer" descrita como um termo genérico? Bem, Sloane diz que "a não monogamia consensual também opera como um termo guarda-chuva". Sob esse guarda-chuva estão outros tipos de relacionamentos não monogâmicos, incluindo relacionamentos poliamorosos, bem como swinging, relacionamentos abertos, throuples e muito mais.

Espere, então qual é a diferença entre relacionamentos poliamorosos e abertos? "Esses termos de relacionamento podem significar coisas ligeiramente diferentes para pessoas diferentes", explica Sloane. Normalmente, porém, "quando alguém usa a frase 'poliamoroso', está usando para explicar relacionamentos que são emocionalmente íntimos e românticos, em oposição a apenas sexuais", diz ela. Relacionamentos abertos, por outro lado, tendem a envolver ter um parceiro que é seu principal namorado / sua coisa amorosa / seu parceiro / sua querida, e outros parceiros que são ~ puramente sexuais ~. Simplificando, enquanto os relacionamentos abertos e os relacionamentos poliamorosos são práticas de não monogamia ética, os relacionamentos poliamorosos normalmente têm espaço para mais de uma conexão emocional. (Relacionado: 6 coisas que as pessoas monogâmicas podem aprender com relacionamentos abertos)


Basta lembrar: "Para descobrir o que alguém quer dizer quando diz que está em um relacionamento poliamoroso, pergunte a ele, porque issofaz significam coisas diferentes para pessoas diferentes ", diz Sloane.

Alguns poli-relacionamentos têm "estrutura", enquanto outros não

Assim como não existem dois relacionamentos monogâmicos iguais, nem dois relacionamentos poliamorosos. "Há tantas maneiras diferentes de ter relacionamentos íntimos com várias pessoas, então há tantas maneiras de os relacionamentos poliamorosos se manifestarem e se desenvolverem", disse Amy Boyajian, CEO e cofundadora da Wild Flower, uma empresa online inovadora de bem-estar sexual e adulto armazenar.

Sloane explica que algumas pessoas seguem uma hierarquia de relacionamento na qual os parceiros são considerados "primários", "secundários", "terciários" e assim por diante, com base no nível de compromisso envolvido. “Outros não usarão rótulos formais, mas definirão a 'importância' de seus relacionamentos em torno das pessoas com quem estão morando, com quem têm filhos, etc.”, diz ela. Por outro lado, algumas pessoas evitam "classificar" as pessoas por quem estão cortejando e sendo cortejadas, acrescenta Sloane.

Descobrir uma estrutura de relacionamento (ou a falta dela) que funciona melhor para você requer entender a si mesmo e o que você precisa de seus relacionamentos, diz Boyajian. "Você precisa pensar profundamente no que se sente confortável, quais são suas necessidades e, então, ser capaz de comunicar essas coisas aos seus parceiros e parceiros em potencial."

Pessoas de qualquer gênero, sexualidade e status de relacionamento podem ser poli

"Qualquer pessoa que acredita e está comprometida em ter relacionamentos éticos não monogâmicos pode explorar esse estilo de amor", diz Taylor.

BTW, você também pode ser único e se identificar como poli. Você pode até mesmo estar dormindo ou namorando apenas uma pessoa eainda identificar como poli. "Identificar-se como poli não significa que vocêsempre ter vários parceiros ao mesmo tempo ", diz Boyajian," é como ser pansexual. Você ainda é pansexual, mesmo que não esteja namorando ou dormindo com ninguém! "(Relacionado: O que realmente significa ser fluido de gênero ou se identificar como não binário)

Não, ser poli não é uma "nova tendência"

Poliamor pode parecer algo ~ todas as crianças legais estão fazendo ~ mas tem uma história rica. “Povos indígenas e gays têm feito isso por muitos e muitos anos”, diz Powell. "E quando chamamos isso de 'tendência', apagamos a história de uma variedade de pessoas que praticavam a não monogamia ética ao longo da história, antes que o Ocidente branco começasse a praticá-la."

Então, por que parece que de repente é algo que todo mundo está fazendo? Primeiro, relaxe. Nãotodos está fazendo isso. Enquanto uma pesquisa descobriu que cerca de 21 por cento dos americanos já experimentaram a não monogamia consensual em algum momento de suas vidas, outra fonte diz que apenas 5 por cento das pessoas estãoAtualmente em uma relação não monogâmica. No entanto, os dados mais recentes têm pelo menos dois anos, então os especialistas dizem que a porcentagempoderia ser ligeiramente mais alto.

Sloane também oferece sua própria hipótese: "Como sociedade, podemos estar em um lugar onde estamos tendo mais conversas sobre o que constitui amor e relacionamentos", diz ela. "E quanto mais conversas temos sobre poliamor, mais as pessoas são capazes de considerá-lo por si mesmas." (Relacionado: O motivo surpreendente para as mulheres quererem o divórcio mais do que os homens)

O namoro poliamoroso não é apenas para fazer sexo

Há um equívoco de que poliamor é sobre uma necessidade ou desejo de fazer muito sexo com muitas pessoas, Stanley compartilhou recentemente no Instagram. Mas "é realmente apenas muita honestidade radical", escreveu ela.Como Powell explica: "Polyamory não tem nada a ver com sexo, mas sim com o desejo (ou prática) de querer ter vários relacionamentos amorosos."

Na verdade, às vezes o sexo nunca está em questão. Por exemplo, pessoas que se identificam como assexuadas (o que significa que não sentem o desejo de fazer sexo) podem estar em relacionamentos poliamorosos também, diz o educador sexual Dedeker Winston, autor deO guia da garota inteligente para poliamor. "Para as pessoas assexuadas, o poliamoroso permite que cultivem relacionamentos em torno de compromisso, intimidade, valores compartilhados e experiências compartilhadas com um parceiro ou parceiros, ao mesmo tempo em que permite que o parceiro seja sexual."

Mas, claro, o sexo pode fazer parte disso

"Polyamory visa projetar um estilo de relacionamento intencional que funcione para você, de modo que o sexo possa ser o principal motivador ou apenas um componente", diz o educador sexual e pesquisador de gênero Ren Grabert, M.Ed. (A propósito: se você está pensando em poli = orgias o tempo todo, adivinhe. Claro, sexo grupal pode ocasionalmente fazer parte disso. Mas essa não é uma característica definidora de relacionamentos poliamorosos.)

E quando sexoé parte disso, Boyajian diz que a comunicação sobre as práticas de sexo seguro e o status de DST é fundamental. "Você está usando proteção com todos os seus parceiros? Um grupo de vocês é exclusivo um do outro e, portanto, não usa barreiras? Você deve usar proteção com todos os parceiros, exceto um, a quem você está ligado por fluido?" Esses detalhes devem ser acordados antes que o contato sexual aconteça e deve ser uma conversa contínua. (Veja como perguntar ao seu parceiro se ele fez um teste de DST.)

Relacionamentos poliamorosos * não * para pessoas com medo de compromisso

Há um equívoco de que ser poliamoroso é sinônimo de "mau compromisso". Isso é bobagem. Na verdade, Taylor diz que poli requer umtonelada de compromisso - consigo mesmo e com as pessoas que está vendo. "Pense nisso: estar em um relacionamento com várias pessoas requer se comprometer com as pessoas com quem você está namorando ou com as que vê e honrá-las e os limites de seu relacionamento."

Na verdade, se você começar a namorar poliamorosamente, especificamentePorque Se você tem medo de se comprometer, seus relacionamentos provavelmente irão falhar, diz Powell. "O que tende a acontecer é que as pessoas acabam trazendo sua aversão ao compromisso - e os problemas que vêm com ela - em vários relacionamentos, em vez de apenas um." Woof.

Se você quiser experimentar namoro poliamoroso, você precisa fazer sua pesquisa

Talvez você sempre quis explorar o poliamor. Talvez a postagem amorosa de Stanely para seus parceiros após um acidente de bicicleta ("Eu também estou me sentindo muito grata por meus parceiros e a maneira como eles me abraçaram ontem à noite / esta manhã") despertou seu interesse. Ou talvez você esteja apenas curioso para referência futura. Seja qual for o motivo, se você - ou você e um parceiro - quiserem experimentar o poliamor, você precisa fazer sua pesquisa.

Parabéns, este artigo conta. Mas se você éna realidade procurando namorar poliamorosamente, não é suficiente. "Fazer pesquisas sobre relacionamentos poliamorosos, limites dentro desse relacionamento e o que você está procurando no namoro poliamoroso é vital", diz Grabert.

Para isso, os especialistas entrevistados têm as seguintes sugestões:

  • Podcast Multiamory
  • Quando alguém que você ama é poliamoroso por Elisabeth Sheff, Ph.D.
  • Construindo relacionamentos abertos: seu guia prático para swing, poliamor e alémpor Liz Powell, Psy.D.
  • A vagabunda ética: um guia prático para poliamor, relacionamentos abertos e outras liberdades por Janet W. Hardy e Dossie Easton
  • Mais de dois: um guia para monogamia ética por Franklin Veaux e Eve Ricket
  • O blog Poly.Land
  • O blog SoloPoly

Revisão para

Propaganda

Soviete

Juvederm Ultra XC: Usos e Benefícios

Juvederm Ultra XC: Usos e Benefícios

obre:O Juvéderm Ultra XC é um preenchimento dérmico que contém ácido hialurônico, água e lidocaína.É uado principalmente para o tratamento de linha labiai ...
Radiculopatia (nervo comprimido)

Radiculopatia (nervo comprimido)

Radiculopatia é um nervo comprimido na coluna vertebral. Ocorre com alteraçõe no oo e cartilagen circundante devido ao degate ou ferimento. Ea alteraçõe podem cauar preão...