Quando a hidradenite supurativa afeta o rosto
Contente
A hidradenite supurativa (HS) é uma doença que causa a formação de caroços inchados e dolorosos na pele. Na maioria das vezes, essas saliências aparecem perto dos folículos pilosos e das glândulas sudoríparas, especialmente em áreas onde a pele se esfrega, como sob as axilas ou na parte interna das coxas.
Para uma pequena quantidade de pessoas com HS, as saliências aparecem na face. A HS em seu rosto pode afetar sua aparência, especialmente se você tiver muitos inchaços ou se eles forem muito grandes.
Os caroços podem ficar inchados e doloridos à medida que o pus se acumula dentro deles. Se você não receber tratamento para os inchaços, eles podem endurecer e formar cicatrizes grossas e túneis sob sua pele.
A HS parece acne e as duas condições costumam ocorrer juntas. Ambos começam a partir de uma inflamação nos folículos capilares. Uma maneira de saber a diferença é que HS forma cicatrizes semelhantes a cordas na pele, enquanto a acne não.
Causas
Os médicos não sabem exatamente o que causa a HS. Começa nos folículos capilares, que são as pequenas bolsas sob a pele onde o cabelo cresce.
Os folículos e, às vezes, as glândulas sudoríparas próximas, ficam bloqueados. Óleo e bactérias se acumulam no interior, causando inchaço e, às vezes, um vazamento de fluido com cheiro ruim.
Os hormônios podem desempenhar um papel na HS, uma vez que geralmente se desenvolve após a puberdade. Um sistema imunológico hiperativo também pode estar envolvido.
Certos fatores aumentam a probabilidade de contrair HS ou agravar a doença, incluindo:
- fumar
- genes
- estar acima do peso
- tomar o medicamento lítio, que trata o transtorno bipolar
Pessoas com doença de Crohn e síndrome do ovário policístico são mais propensas a adquirir HS do que pessoas que não têm essas condições.
HS não tem nada a ver com higiene. Você pode ter uma higiene pessoal muito boa e ainda desenvolvê-la. HS também não se espalha de pessoa para pessoa.
Tratamento
Seu médico baseará seu tratamento de HS na gravidade de suas erupções e onde você as tiver em seu corpo. Alguns tratamentos atuam em todo o corpo, enquanto outros se concentram em limpar o rosto.
Se você ainda não tem um dermatologista, a ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a encontrar um médico em sua área.
Uma medicação de venda livre para acne ou lavagem pode ser suficiente para limpar a HS leve em seu rosto. Usar um anti-séptico como gluconato de clorexidina 4 por cento todos os dias também pode ajudar a aliviar os inchaços.
Para saliências isoladas, coloque uma toalha úmida e quente sobre elas e segure por cerca de 10 minutos de cada vez. Ou você pode mergulhar um saquinho de chá em água fervente por cinco minutos, removê-lo da água e, quando estiver frio o suficiente para tocá-lo, coloque-o nas saliências por intervalos de 10 minutos.
Para fugas mais generalizadas ou graves, seu médico pode recomendar um destes medicamentos:
- Antibióticos. Esses medicamentos matam as bactérias da pele que causam inchaço e infecções. Os antibióticos podem impedir o agravamento das suas erupções e impedir o aparecimento de novas.
- NSAIDs. Produtos como ibuprofeno (Advil, Motrin) e aspirina podem ajudar com a dor e o inchaço do HS.
- Comprimidos de corticosteróide. Pílulas de esteróides reduzem o inchaço e evitam a formação de novos caroços. No entanto, eles podem causar efeitos colaterais desagradáveis, como ganho de peso, ossos fracos e alterações de humor.
Em alguns casos, seu médico pode recomendar o uso de tratamentos off-label para HS. O uso de medicamentos off-label significa que um medicamento que foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para uma finalidade é usado para uma finalidade diferente que não foi aprovada.
Os tratamentos off-label para HS podem incluir:
- Retinóides. Isotretinoína (Absorica, Claravis, outros) e acitretina (Soriatane) são medicamentos à base de vitamina A muito fortes. Eles também tratam a acne e podem ser úteis se você tiver as duas condições. Você não pode tomar esses medicamentos se estiver grávida porque eles aumentam o risco de defeitos congênitos.
- Metformina. Este medicamento para diabetes trata pessoas que têm HS e um conjunto de fatores de risco chamado síndrome metabólica.
- Terapia hormonal. Mudar os níveis de hormônio pode desencadear surtos de HS. Tomar pílulas anticoncepcionais ou espironolactona (Aldactona) pode ajudar a regular os níveis hormonais para controlar os surtos.
- Metotrexato. Este medicamento contra o câncer ajuda a regular o sistema imunológico. Pode ser útil para casos graves de HS.
- Biológicos. Adalimumab (Humira) e infliximab (Remicade) acalmam a resposta imunológica hiperativa que contribui para os sintomas de HS. Você consegue essas drogas por injeção. Como os produtos biológicos são drogas poderosas, você só os obterá se sua HS for grave e não tiver melhorado com outros tratamentos.
Se você tiver um tumor muito grande, o médico pode injetá-lo com corticosteróides para diminuir o inchaço e reduzir a dor.
Os médicos às vezes usam a radioterapia para tratar a HS grave da face e outras áreas do corpo. A radiação pode ser uma opção se outros tratamentos não funcionaram.
Fugas muito graves podem exigir um procedimento cirúrgico. Seu médico pode drenar grandes inchaços ou usar um laser para eliminá-los.
Produtos a evitar
Certos alimentos e outros produtos podem piorar os sintomas da SH. Pergunte ao seu médico se você deve considerar cortar esses itens de sua rotina diária:
- Cigarros. Além de seus muitos outros efeitos prejudiciais à saúde, o tabagismo desencadeia e piora as erupções de HS.
- Navalhas. O barbear pode irritar a pele em áreas com saliências HS. Pergunte ao seu dermatologista como remover os pelos faciais sem causar mais erupções.
- Lacticínios. Leite, queijo, sorvete e outros laticínios aumentam os níveis do hormônio insulina em seu corpo. Quando seus níveis de insulina estão altos, você produz mais hormônios sexuais que agravam a HS.
- Levedura de cerveja. Este ingrediente ativo ajuda a fermentar a cerveja e a fazer crescer o pão e outros produtos assados. Em um deles, o corte desses alimentos melhorou as lesões cutâneas na HS.
- Doces. Cortar as fontes de açúcar adicionado, como doces e biscoitos, pode diminuir seus níveis de insulina o suficiente para melhorar os sintomas de HS.
Outlook
HS é uma condição crônica. Você pode continuar a ter crises por toda a vida. Embora não haja cura, iniciar o tratamento assim que possível ajudará a controlar os sintomas.
Gerenciar o HS é importante. Sem tratamento, a condição pode afetar sua aparência, especialmente quando está no rosto. Se você se sentir deprimido por causa da maneira como o HS faz você se parecer ou se sentir, converse com seu dermatologista e procure a ajuda de um profissional de saúde mental.