Por que o Burnout deve ser levado a sério
Contente
- O que é Burnout?
- É esgotamento ou apenas estresse?
- Como saber quando o burnout se transforma em depressão
- Como prevenir o esgotamento
- Revisão para
Se você não murmurou as palavras "Estou tão exausto", ultimamente, bem, sorte sua. Tornou-se uma reclamação tão comum que é praticamente uma #humblebrag. Mas o que é "esgotamento" realmente? Como saber se você realmente tem, ou se a rotina diária está apenas afetando você (ou seja, nada que um pouco de R&R não consiga consertar)? E como você sabe quando é de depressão total que está sofrendo?
Aqui, uma explicação da relação entre estresse, esgotamento e depressão.
O que é Burnout?
"As pessoas gostam de usar a palavra 'esgotamento' livremente, mas o esgotamento real é um problema sério e que altera a vida, porque significa que você não consegue mais fazer seu trabalho com eficácia ou não consegue encontrar nenhum prazer nele", diz Rob Dobrenski , Ph.D, psicólogo baseado em Nova York que se especializou em condições de humor e ansiedade.
Os especialistas ainda não determinaram uma definição clara de burnout, mas geralmente é descrito como um estado de exaustão emocional, mental e física causada por estresse excessivo e prolongado relacionado ao trabalho. Além de seu trabalho não se encaixar bem ou não ter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional afetado, o esgotamento também pode ser decorrente da falta de sucesso, progresso ou crescimento no trabalho, diz Dobrenski.
E embora o conceito tenha surgido pela primeira vez na década de 1970, ainda é debatido e ainda não foi classificado como uma condição distinta na bíblia dos distúrbios oficiais, oManual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).
É esgotamento ou apenas estresse?
Embora o esgotamento possa ser o resultado final de muito estresse, não é o mesmo que muito estresse, de acordo com Helpguide.org, um parceiro da Harvard Health Publications. O estresse faz com que você sinta que suas emoções estão em alta, mas o esgotamento produz o efeito oposto: você pode se sentir "vazio, sem motivação e além de qualquer preocupação".
Se você sente urgência em controlar as responsabilidades e pressões do trabalho, provavelmente é estresse. Se você está se sentindo desamparado, sem esperança e impotente? Provavelmente está esgotado. De acordo com Dobrenski, esta é uma maneira rápida de saber se você se aventurou no território do esgotamento: se você sair de férias de uma semana e se sentir recarregado ao voltar ao trabalho, provavelmente não está sofrendo de esgotamento. Se dentro de horas ou dias você estiver se sentindo da mesma maneira? É uma possibilidade séria.
Como saber quando o burnout se transforma em depressão
Se você está pensando que a definição de esgotamento parece assustadoramente semelhante à depressão, você não está sozinho. Isso é exatamente o que um estudo recente no International Journal of Stress Management procurou determinar. O que os pesquisadores descobriram foi bastante surpreendente: de 5.000 professores, 90 por cento que os pesquisadores identificaram como "esgotados" também atendiam aos critérios de diagnóstico para depressão. E no ano passado, um estudo publicado naJournal of Health Psychology (o primeiro a propor uma comparação de sintomas referenciados pelo DSM entre trabalhadores esgotados e pacientes deprimidos) encontrou uma enorme sobreposição de sintomas, incluindo mudança de sono, fadiga e anedonia - a incapacidade de encontrar prazer em atividades geralmente consideradas agradáveis.
Embora os sintomas de depressão e esgotamento possam parecer semelhantes, ainda existem diferenças importantes. Se você se anima fora do escritório quando está fazendo outras coisas, é provável que haja esgotamento em vez de depressão, diz David Hellerstein, M.D., professor de psiquiatria clínica da Universidade de Columbia e autor de Cure seu cérebro: como a nova neuropsiquiatria pode ajudá-lo a passar de um estado melhor para o bem.Também há uma linha distinta quando se trata de tratamento: a receita para o esgotamento pode ser simplesmente conseguir um novo emprego, mas um novo ambiente de escritório ou uma oportunidade de carreira interessante podem não ajudar alguém que está deprimido a se sentir melhor, diz o Dr. Hellerstein.
Mudar sua carreira pode parecer dramático, mas se recuperar do esgotamento exige algum tipo de mudança de comportamento - seja dentro do emprego que você já tem, seja de algo fora do emprego ou um equilíbrio dos dois, diz Dobrebski. Pense da seguinte maneira: "Se você não consegue fazer supino reto 90 kg, precisa de alguém para ajudá-lo a levantá-lo ou mudar a quantidade de peso. Se você continuar empurrando, fica cada vez mais difícil levantar esse peso porque seus músculos estão desgastados ", explica Dobrebski. O esgotamento progride de maneira semelhante - quanto mais você evita lidar com ele, pior ele fica. E se alguém não conseguir escapar de sua situação ou encontrar alívio fora do trabalho? Isso pode fazer com que eles desenvolvam depressão crônica ao longo do tempo, diz o Dr. Hellerstein.
Como prevenir o esgotamento
Só porque você está começando a sentir um verdadeiro esgotamento, não significa que não possa evitar a ladeira escorregadia. "O melhor tratamento para o burnout é a prevenção", diz o Dr. Hellerstein. Isso significa priorizar sua saúde emocional e física e continuar a busca por aquele "equilíbrio entre vida profissional e pessoal". Aqui estão algumas dicas para combater o estresse diário que pode levar ao esgotamento:
- Para revitalizar seu entusiasmo pelo trabalho, é importante ser assertivo (não confundir com agressivo), diz Hellerstein. Isso significa encontrar ativamente maneiras de explorar novos projetos e tarefas que são de maior interesse para você. (Experimente 10 maneiras de ser mais feliz no trabalho sem mudar de emprego)
- Mesmo que você não seja tão emocional ou intelectualmente estimulado no trabalho quanto gostaria, encontre algo que o apaixone fora do trabalho, diz Dobrenski.
- O esgotamento é contagioso, portanto, distancie-se de colegas negativos e encontre maneiras de ser motivado por colegas de trabalho inspiradores, aconselha o Dr. Hellerstein. (Você está sofrendo de estresse de segunda mão?)
- E, claro, certifique-se de priorizar o sono, alimentação saudável e exercícios, acrescenta Hellerstein.