Por que é importante programar mais tempo de inatividade para seu cérebro
Contente
Por que você * realmente * precisa de uma pausa
Tempo livre é o que seu cérebro prospera. Ele passa horas todos os dias trabalhando e gerenciando os fluxos constantes de informações e conversas que chegam até você de todas as direções. Mas se seu cérebro não tiver a chance de relaxar e se restaurar, seu humor, desempenho e saúde serão prejudicados. Pense nesta recuperação como um tempo de inatividade mental - períodos em que você não está ativamente focado e envolvido com o mundo exterior. Você simplesmente deixa sua mente vagar ou sonhar acordada e ela se reenergiza no processo. (A seguir: Por que tirar uma folga por muito tempo é bom para sua saúde)
Mas, assim como estamos ficando sem sono, os americanos estão tendo menos tempo de inatividade mental do que nunca. Em uma pesquisa do Bureau of Labor Statistics, 83 por cento dos entrevistados disseram que não gastam nenhum tempo durante o dia relaxando ou pensando. "As pessoas se tratam como máquinas", diz Matthew Edlund, M.D., autor de O poder do descanso: por que dormir sozinho não é suficiente. "Eles consistentemente exageram na programação, trabalham demais e exageram."
Isso é especialmente verdadeiro para mulheres ativas, que tendem a ir tão duro no resto de suas vidas quanto em seus treinos porque são motivadas e dirigidas, diz Danielle Shelov, Ph.D., psicóloga na cidade de Nova York . "Eles acham que a melhor maneira de ter sucesso é fazendo o máximo possível de coisas produtivas", diz ela.
Esse tipo de atitude pode repercutir em você, no entanto. Considere a sensação de zumbi que você tem depois de uma maratona de reunião no trabalho, um dia agitado fazendo recados e fazendo tarefas domésticas ou um fim de semana cheio de muitas reuniões sociais e obrigações. Você mal consegue pensar direito, acaba realizando menos do que planejava, fica esquecido e comete erros. Um estilo de vida acelerado pode reduzir a produtividade, a criatividade e a felicidade, diz Stew Friedman, Ph.D., diretor do Projeto de Integração Trabalho / Vida Wharton da Universidade da Pensilvânia e autor de Levando a vidaVocê quer. "A mente precisa de descanso", diz ele. "Pesquisas mostram que, depois de dar um tempo mental, você fica melhor em pensamento criativo e apresenta soluções e novas ideias, e se sente mais contente." (Veja por que o esgotamento deve ser levado a sério.)
Músculo Mental
Na verdade, seu cérebro foi projetado para ter períodos regulares de descanso. No geral, ele possui dois modos principais de processamento. Um é orientado para a ação e permite que você se concentre nas tarefas, resolva problemas e processe os dados recebidos - isso é o que você usa quando está trabalhando, assistindo TV, navegando pelo Instagram ou gerenciando e dando sentido às informações. A segunda é chamada de rede de modo padrão (DMN) e é ativada sempre que sua mente faz uma pausa para divagar. Se você já leu algumas páginas de um livro e percebeu que não absorveu nada porque estava pensando em algo totalmente não relacionado, como o melhor lugar para comer tacos ou o que vestir amanhã, esse foi o seu DMN assumindo . (Experimente estes superalimentos que aumentarão a capacidade do seu cérebro.)
O DMN pode ser ligado e desligado em um piscar de olhos, mostram as pesquisas. Mas você também pode ficar nele por horas, durante, digamos, uma caminhada tranquila na floresta. De qualquer forma, gastar tempo em seu DMN todos os dias é fundamental: "Isso cria rejuvenescimento no cérebro, quando você pode mastigar ou consolidar informações e dar sentido ao que está acontecendo em sua vida", diz Mary Helen Immordino-Yang, Ed .D., Professor associado de educação, psicologia e neurociência do Instituto de Cérebro e Criatividade da University of Southern California. "Ajuda você a entender quem você é, quais ações fazer em seguida e o que as coisas significam, e está ligado ao bem-estar, inteligência e criatividade."
O DMN dá a sua mente a chance de refletir e resolver as coisas. Ajuda a expandir e solidificar as lições aprendidas, pensar e planejar o futuro e resolver os problemas. Sempre que você ficar preso em algo e desistir apenas para ser atingido por um momento aha mais tarde, você pode ter seu DMN para agradecer, diz Jonathan Schooler, Ph.D., professor de ciências psicológicas e do cérebro e diretor de o Centro de Atenção Plena e Potencial Humano da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Em um estudo sobre escritores e físicos, Schooler e sua equipe descobriram que 30 por cento das idéias criativas do grupo se originaram enquanto eles estavam pensando ou fazendo algo não relacionado a seu trabalho.
Além disso, o DMN também desempenha um papel fundamental na formação de memórias. Na verdade, seu cérebro pode estar mais ocupado formando memórias no momento de silêncio certo antes você adormece (um período principal de DMN) do que quando está realmente dormindo, sugere um estudo da Universidade de Bonn, na Alemanha.
Entre na Zona
É importante dar uma pausa ao cérebro várias vezes ao longo do dia, dizem os especialistas. Embora não haja uma receita rígida e rápida, Friedman sugere buscar um período de descanso a cada 90 minutos ou sempre que começar a se sentir esgotado, incapaz de se concentrar ou preso em um problema.
Não importa o quão ocupado você fique, não sacrifique atividades que realmente o revitalizam, como um passeio tranquilo de bicicleta pela manhã, uma pausa para o almoço fora de sua mesa ou uma noite relaxante em casa. E não pule férias ou dias de folga. “O segredo é parar de pensar que o tempo de inatividade é um luxo que está prejudicando sua produtividade”, diz Immordino-Yang. Na verdade, exatamente o oposto é verdadeiro. "Quando você investe em tempo de inatividade para consolidar informações e construir significado em sua vida, você volta ao seu dia-a-dia rejuvenescido e mais estratégico sobre o que deseja realizar."
Aqui estão algumas outras maneiras comprovadas de obter a renovação mental de que você precisa todos os dias:
Tome uma atitude. Lavar pratos, cuidar do jardim, passear, pintar um ambiente - esses tipos de atividades são um terreno fértil para o seu DMN, diz Schooler. “As pessoas têm dificuldade em sonhar acordado quando não estão fazendo absolutamente nada”, diz ele. "Eles tendem a se sentir culpados ou entediados. Tarefas não exigentes dão a você uma maior renovação mental porque você não está tão inquieto." Da próxima vez que você for dobrar roupas, deixe sua mente vagar.
Ignore seu telefone. Como a maioria de nós, você provavelmente pega o telefone sempre que está entediado, mas esse hábito está roubando seu precioso tempo de inatividade mental. Faça uma pausa na tela. Quando estiver fazendo tarefas, guarde seu telefone (de modo que você o tenha se realmente precisar) e, em seguida, ignore-o pelo tempo que puder. Observe como é não se distrair e como você pode sonhar acordado quando está fazendo coisas como esperar na fila. Friedman, que pede a seus alunos que tentem fazer isso como um experimento, diz que as pessoas inevitavelmente ficam ansiosas no início. “Mas depois de um tempo, eles começam a respirar mais profundamente e com mais relaxamento e começam a observar o mundo ao seu redor”, diz ele. "Muitos percebem o quanto usam seus telefones como muleta sempre que estão nervosos ou entediados." Além do mais, permitir que seu cérebro vagueie em momentos como este pode realmente ajudá-lo a ficar mais focado e presente quando você precisa, como durante uma reunião interminável, mas importante, no trabalho, diz Schooler.
Esteja um pouco menos conectado. Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat são como chocolate: alguns são bons para você, mas em excesso pode causar problemas. "A mídia social é a maior assassina de tempo de inatividade, ponto final", diz Shelov. "Além disso, pode funcionar contra você porque você só vê a perfeição na vida das pessoas. Isso o deixa ansioso." Ainda mais estressantes são todas aquelas notícias perturbadoras em seu feed do Facebook. Monitore seu uso de mídia social por alguns dias para ver exatamente quanto tempo você está gastando e como você se sente. Se necessário, estabeleça limites para você mesmo - não mais do que 45 minutos por dia, por exemplo - ou selecione sua lista de amigos, salvando apenas aquelas pessoas com quem você realmente gosta de manter contato. (Você sabia que o Facebook e o Twitter lançaram novos recursos para proteger sua saúde mental?)
Escolha a natureza ao invés de conCreta. Deixar sua mente vagar enquanto você está passeando por um parque é mais restaurador do que quando você está andando por uma rua, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan. Porque? Ambientes urbanos e suburbanos o atacam com distrações - buzinas, carros e pessoas. Mas um espaço verde tem sons suaves, como o chilrear dos pássaros e o farfalhar das árvores ao vento, aos quais você pode optar por prestar atenção ou não, dando ao seu cérebro mais liberdade para vagar onde quiser. (Aliás, há muitas maneiras científicas de entrar em contato com a natureza que aumentam sua saúde.)
Paz. A atenção plena que você obtém por meio da meditação traz importantes benefícios restauradores para o cérebro, mostram os estudos. Mas isso não significa que você precise reservar meia hora para se sentar em um canto e cantar. “Existem muitas técnicas de descanso e relaxamento que você pode fazer em menos de um minuto”, diz o Dr. Edlund. Por exemplo, concentre-se nos músculos minúsculos em diferentes áreas do corpo por 10 a 15 segundos cada, diz ele. Ou toda vez que você tomar um gole d'água, pense em como é o gosto e a sensação. Fazer isso é equivalente a dar à sua mente um pequeno recesso, diz Friedman.
Siga sua alegria. DMN não é o único tipo de interrupção mental de que você se beneficia. Fazer coisas que você ama, mesmo que exija algum foco - ler, jogar tênis ou piano, ir a um show com amigos - também pode ser rejuvenescedor, diz Pamela Rutledge, Ph.D., diretora do Media Psychology Research Center na Califórnia . "Pense em quais atividades o preenchem e energizam", diz ela. "Aproveite o tempo para essa diversão e experimente as emoções positivas que vêm delas." (Use essa lista de coisas que você ama para cortar todas as coisas que você odeia - e aqui está porque você deve parar de fazer as coisas que você odeia de uma vez por todas.)