Autor: Alice Brown
Data De Criação: 27 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Por que o USWNT tem que jogar na grama na Copa do Mundo - Estilo De Vida
Por que o USWNT tem que jogar na grama na Copa do Mundo - Estilo De Vida

Contente

Quando a seleção de futebol feminino dos EUA entrou em campo na segunda-feira para jogar sua primeira partida da Copa do Mundo Feminina de 2015 contra a Austrália, ela estava lá para vencer. E não apenas essa partida - a Seleção Feminina dos Estados Unidos (USWNT) é uma das favoritas para o título de maior prestígio do futebol. Mas o ato de pisar em campo não foi tão simples quanto parece, graças à inexplicável decisão da FIFA de marcar partidas em grama artificial em vez de grama - um movimento que pode matar os sonhos do time (e suas pernas!). Outro problema? FIFA tem nunca teve a Copa do Mundo masculina em campo - e não tem planos de fazê-lo - tornando este mais um triste caso de discriminação contra as mulheres no esporte. (Mas as mulheres ainda chutam o traseiro! Aqui estão 20 momentos de esportes icônicos com atletas do sexo feminino.)


Não se engane: os atletas odeiam jogar futebol na grama. (A atacante americana Abby Wambach resumiu o sentimento da equipe em uma entrevista à NBC, chamando a configuração de "um pesadelo".) O problema? A grama artificial não se parece em nada com a real - e há muito se pensa que tem um impacto negativo na forma como os jogos são jogados.

"A superfície natural [grama] é mais amigável para os corpos e ajuda na recuperação e regeneração. A grama é mais pesada e muito mais difícil para o corpo", diz Diane Drake, ex-treinadora de futebol feminino da George Mason University e Georgetown e fundadora da Drake Soccer Consulting . "No jogo da Copa do Mundo, o tempo entre os jogos é muito pequeno, então a recuperação e a regeneração são cruciais."

O gramado também requer mais resistência e capacidade atlética. A superfície artificial é "mais fatigante", o que pode ter consequências além de um jogo, diz Wendy LeBolt, Ph.D., fisiologista especializada em futebol feminino e autora de Fit 2 Finish. "Resiliência e durabilidade às intempéries são os principais benefícios do gramado, e é por isso que tantos campos estão sendo colocados. Mas também há mais elasticidade para a superfície, o que pode esgotar a energia."


A superfície também muda a forma como o jogo é jogado. "Há poças em todos os lugares com água batendo no rosto dos jogadores. Você pode vê-los espirrando por todo o lugar", diz Drake. "Problemas com passes mais pesados ​​[chutar a bola para onde você quer que o jogador que recebe, não onde eles estão] já são visíveis para as equipes menos técnicas", acrescenta ela.

Além disso, a grama de borracha-plástico não permite que os jogadores vire, corra e manobre da maneira como está acostumado, o que pode causar lesões. "Eu já tive várias jogadoras se machucando na grama, quase sempre incontestáveis ​​sem contato", disse Drake. As mulheres também têm algumas preocupações fisiológicas únicas - um ângulo mais amplo entre nossos quadris e joelhos, pelve mais larga e fêmures com formatos diferentes - que foram todas associadas a um risco maior de lesões nos joelhos. Isso significa que brincar no gramado pode ser ainda mais arriscado para as mulheres do que para os homens. (Para sua informação: estes são os 5 exercícios mais prováveis ​​de causar lesões.)


"Houve estudos biomecânicos mostrando forças de atrito aumentadas com grama artificial em comparação com grama natural", explica Brian Schulz, M.D., um cirurgião ortopédico da Clínica Ortopédica Kerlan-Jobe em Los Angeles, CA. Ele acrescenta que o aumento do atrito aumenta o risco de lesões porque é mais provável que o pé fique plantado durante uma mudança de direção, fazendo com que os tecidos moles da perna recebam o impacto total da força.

Mas a lesão mais notória até hoje? "A relva queima" de jogadores escorregando ou caindo no chão, como demonstrado por esta foto tweetada pelo atacante norte-americano Sydney Leroux:

Este problema é tão onipresente que até inspirou sua própria conta no Twitter e hashtag, tornando #turfburn sinônimo de # FIFAWWC2015.

E não é só a pele que está se queimando! As superfícies artificiais aquecem muito mais rápido (e ficam muito mais quentes) do que as superfícies normais de jogo. Na semana passada, o campo de jogo esteve a uma temperatura insana de 120 graus Fahrenheit - uma temperatura que não apenas torna difícil jogar o seu melhor, mas também aumenta o risco de insolação e desidratação. Na verdade, os próprios regulamentos publicados da FIFA dizem que modificações devem ser feitas se a temperatura estiver acima de 90 graus Fahrenheit.

Então, por que submeter atletas de alto nível a condições tão desfavoráveis? Afinal, a FIFA nunca exigiu que uma partida de futebol masculino profissional fosse disputada em gramado, muito menos a Copa do Mundo. Wambach chamou o problema do gramado de "uma questão de gênero por completo". Drake concorda, dizendo: "Não há dúvida de que Sepp Blatter [o polêmico presidente da FIFA que recentemente renunciou após alegações de suborno, roubo e lavagem de dinheiro] foi bastante chauvinista no passado." (Certa vez, ele sugeriu que as mulheres poderiam ser melhores jogadoras de futebol se "usassem roupas mais femininas, por exemplo, shorts mais justos".)

Várias equipes femininas até processaram a FIFA por causa da grama artificial em 2014 - mas o processo foi retirado depois que a FIFA se recusou a ceder de sua posição. O que exatamente é essa posição? De acordo com um comunicado à imprensa entregue pelo secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, a grama foi projetada para garantir a segurança e "é a melhor superfície possível para que todos possam desfrutar de um grande espetáculo futebolístico".

Segurança e espetáculo à parte, LeBolt diz que a verdadeira preocupação deve ser o respeito aos atletas. "O 'jogo puro' é jogado em grama bem cuidada, então, em minha opinião, se quisermos saber quem é o melhor do mundo, devemos testá-los na melhor superfície de jogo", diz ela. "Mudar repentinamente as coisas de forma tão significativa seria como pedir a arremessadores profissionais que arremessem um pouco mais longe ou a jogadores profissionais de basquete que atirem em uma cesta de altura diferente."

Ainda assim, Drake vê os eventos recentes (o processo, a renúncia de Blatter, a crescente reação da mídia social) como um sinal de que as coisas estão mudando para as mulheres no futebol. “Acho que vamos nos mover em uma direção diferente no futuro e espero que isso nunca aconteça novamente”, diz ela.

Esperamos que sim, pois essa injustiça fez nosso sangue ferver - e nem mesmo estamos pisando em um campo de 120 graus.

Revisão para

Propaganda

Nós Aconselhamos Você A Ver

Tudo o que você precisa saber sobre pressão alta (hipertensão)

Tudo o que você precisa saber sobre pressão alta (hipertensão)

A preão arterial elevada, ou hipertenão, ocorre quando a preão arterial aumenta para nívei prejudiciai à aúde. A medição da preão arterial leva em conidera...
5 pontos de pressão para dormir

5 pontos de pressão para dormir

vião globalA inônia é um ditúrbio do ono batante comum que torna difícil adormecer e permanecer dormindo. Ter inônia impede muita peoa de dormir de ete a nove hora por n...