Câncer de raio X: o que você precisa saber
Contente
- Qual o risco de diferentes tipos de exames de raio X?
- Radiografias
- Mamografias
- Tomografia computadorizada (TC)
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
- Raios-X odontológicos
- Fluoroscopia
- Como você está protegido durante raios-X
- Quais são as alternativas aos raios X para exames médicos / odontológicos
- Crianças e raios-X
- A linha inferior
Estamos todos expostos à radiação todos os dias. A radiação de fundo ocorre naturalmente no solo, no solo e na água. Também vem de várias outras fontes naturais e artificiais.
Raios-X são exames comuns de imagem médica. Eles usam um tipo de radiação chamada radiação ionizante. Este tipo de radiação pode levar ao câncer, mas apenas em doses mais altas.
Os exames médicos que envolvem raios-X geralmente nos expõem a apenas pequenas quantidades de radiação. No entanto, com o aumento dos testes de imagem sendo usados, as pessoas estão ficando mais preocupadas com os riscos de radiação.
A radiação ionizante é classificada como cancerígena humana. Pode danificar células e DNA e causar câncer. No entanto, muitos testes de imagem comuns usam doses muito baixas de radiação e representam apenas um risco mínimo quando realizados adequadamente.
Os especialistas concordam que os benefícios superam os riscos. Os raios X salvaram milhões de vidas, ajudando os médicos a diagnosticar, monitorar e tratar muitas condições médicas.
Qual o risco de diferentes tipos de exames de raio X?
Vários tipos de procedimentos de imagem médica usam a tecnologia de raios-X. Eles usam um raio-X para visualizar as estruturas internas do corpo para diferentes propósitos. Cada procedimento apresenta um risco associado diferente, dependendo do tipo de raio X usado e da área do corpo que está sendo visualizada.
Examinaremos diferentes tipos de procedimentos de imagem e sua dose efetiva para um adulto de tamanho médio. A dose para cada raio-X é comparada à radiação natural de fundo à qual todos somos expostos diariamente.
Radiografias
Uma radiografia - comumente conhecida simplesmente como raio X - fornece uma imagem estática rápida de uma parte do corpo. Raios-X simples usam muito pouca radiação. Os estudos não encontraram um risco aumentado de câncer em pessoas que receberam doses muito baixas de radiação.
raios-x e dose de radiaçãoA dose de radiação varia dependendo da parte do corpo. Aqui estão três exemplos:
- Raio-x do tórax. 0,1 mSv, comparável a 10 dias de radiação natural de fundo
- Radiografia de extremidade. 0,001 mSv, comparável a 3 horas de radiação natural de fundo
- Radiografia da coluna vertebral. 1,5 mSv, comparável a 6 meses de radiação natural de fundo
Mamografias
Uma mamografia é um raio X de baixa dose que é usado para procurar alterações no tecido mamário. A dose de radiação de uma mamografia é de 0,4 mSv, que é comparável a 7 semanas de radiação natural de fundo.
Tomografia computadorizada (TC)
As tomografias criam imagens em 3D que permitem aos médicos visualizar seus órgãos e outros tecidos. Eles usam doses mais altas de radiação do que a maioria dos outros tipos de exames de imagem, levando a um aumento do risco de câncer.
Os especialistas concordam que, embora os benefícios valam o risco, as tomografias computadorizadas devem ser solicitadas somente quando clinicamente necessário e não existirem outras alternativas de menor radiação. Este é especialmente o caso de crianças com menos de 20 anos, porque as crianças são mais sensíveis aos efeitos da radiação e têm mais anos para desenvolver câncer.
Estima-se que as doses efetivas das tomografias de diagnóstico variem de 1 a 10 mSv, o que é comparável a alguns meses a vários anos de radiação de fundo.
Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
As varreduras de PET usam raios gama, que têm uma energia mais alta que os raios-X. Em vez da visão de um órgão, eles mostram como um órgão ou sistema está funcionando. Uma pequena quantidade de material radioativo é injetada ou engolida antes do teste. O PET é frequentemente combinado com a TC para imagens mais detalhadas. Isso é chamado de PET / CT.
Um PET / CT expõe você a cerca de 25 mSv de radiação, o que equivale a aproximadamente 8 anos de radiação de fundo.
Raios-X odontológicos
Houve preocupações sobre o risco de radiação dos raios X dentários, mas a quantidade de radiação usada por um raio X dentário típico sempre foi muito baixa.
Hoje a dose de radiação é ainda mais baixa graças aos raios X digitais e aos raios mais precisos. Os profissionais da área odontológica também tomam medidas extras para limitar a exposição a outras partes da cabeça e do pescoço usando coleiras e escudos especiais.
Um raio X dental utiliza 0,005 mSv, o que equivale a 1 dia de radiação de fundo.
Fluoroscopia
A fluoroscopia fornece uma imagem contínua do seu corpo, em vez de apenas imagens estáticas. Um corante é consumido ou injetado antes do teste para criar um esboço mais detalhado de seus órgãos, artérias e articulações.
A dose de radiação usada durante a fluoroscopia é maior do que muitos outros testes, porque utiliza feixes de raios X contínuos por um período prolongado, geralmente de 20 a 60 minutos.
A fluoroscopia dos rins, ureteres e bexiga usa 15 mSv, o que equivale a aproximadamente 5 anos de radiação de fundo.
Como você está protegido durante raios-X
Os profissionais médicos tomam medidas para limitar a quantidade de radiação à qual você é exposto durante os raios-X.
proteção durante raios-XOs profissionais médicos limitam a quantidade de radiação à qual você é exposto:
- pesando cuidadosamente os riscos e benefícios e solicitando apenas testes considerados clinicamente necessários
- optando por testes com a menor dose de radiação ou encontrando alternativas sempre que possível
- usando a menor quantidade de radiação possível para obter a visualização necessária
- minimizando o comprimento da fluoroscopia
- usando tecnologia digital de raios-X e filtros de raios-X
- limitando a área a ser radiografada ou digitalizada ao mínimo possível
- colocar dispositivos de proteção em seu corpo para proteger seus órgãos
Quais são as alternativas aos raios X para exames médicos / odontológicos
Uma alternativa pode não existir, dependendo do tipo de imagem que você precisa, mas alguns exames médicos usam doses mais baixas de radiação ou nenhuma radiação.
As radiografias simples usam a menor quantidade de radiação e os raios X digitais ainda menos. O ultra-som e a ressonância magnética (RM) não usam raios-X.
O ultrassom é frequentemente usado para examinar o abdômen e a pelve, mamas, tecidos moles e testículos. A ressonância magnética é freqüentemente usada em vez de tomografias computadorizadas, quando disponíveis, para a cabeça, coluna, articulações e outros tecidos.
Crianças e raios-X
Os exames de imagem são particularmente preocupantes para as crianças porque:
- as crianças são mais sensíveis à radiação do que os adultos
- eles têm muito mais anos para desenvolver câncer e outros problemas relacionados à exposição à radiação
- as configurações da máquina não ajustadas adequadamente para o tamanho de uma criança podem resultar em níveis de exposição mais altos
Como pai ou responsável, você pode limitar a quantidade de radiação à qual seu filho é exposto:
- permitindo apenas raios-X ou varreduras quando houver um benefício médico claro
- evitando repetir testes sempre que possível
- pergunte ao médico se existe outro teste que use menos radiação
A linha inferior
A exposição a raios X e raios gama pode levar ao câncer, mas os procedimentos de imagem médica têm um risco relativamente baixo. O risco de morte por câncer causado por 10 mSv em um exame de imagem é estimado em 1 chance em 2000.
Os profissionais médicos fazem todos os esforços para limitar o risco de radiação durante o teste e os benefícios desses testes superam qualquer risco. Converse com seu médico ou radiologista se tiver dúvidas sobre seu risco.