O que é xantoma?
![ESTOS son los 7 PRIMEROS SÍNTOMAS de TRIGLICÉRIDOS ALTOS || ¡Señales INEQUÍVOCAS de TRIGLICÉRIDOS!](https://i.ytimg.com/vi/butb34u8a5I/hqdefault.jpg)
Contente
- O que causa o xantoma?
- Quem corre risco de xantoma?
- Como o xantoma é diagnosticado?
- Como o xantoma é tratado?
- O xantoma pode ser evitado?
visão global
O xantoma é uma condição na qual crescimentos de gordura se desenvolvem sob a pele. Esses crescimentos podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas normalmente se formam em:
- articulações, especialmente joelhos e cotovelos
- pés
- mãos
- nádegas
Os xantomas podem variar em tamanho. Os crescimentos podem ser tão pequenos quanto uma cabeça de alfinete ou tão grandes quanto uma uva. Muitas vezes parecem uma protuberância plana sob a pele e às vezes aparecem amarelos ou laranja.
Eles geralmente não causam nenhuma dor. No entanto, eles podem ser sensíveis e coceira. Pode haver grupos de crescimentos na mesma área ou vários crescimentos individuais em diferentes partes do corpo.
O que causa o xantoma?
O xantoma geralmente é causado por altos níveis de lipídios ou gorduras no sangue. Isso pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente, como:
- hiperlipidemia ou níveis elevados de colesterol no sangue
- diabetes, um grupo de doenças que causa níveis elevados de açúcar no sangue
- hipotireoidismo, uma condição em que a tireóide não produz hormônios
- cirrose biliar primária, uma doença na qual os dutos biliares do fígado são destruídos lentamente
- colestase, uma condição na qual o fluxo de bile do fígado diminui ou para
- síndrome nefrótica, um distúrbio que danifica os vasos sanguíneos dos rins
- doenças hematológicas, como distúrbios lipídicos metabólicos de gamopatia monoclonal. Estas são condições genéticas que afetam a capacidade do corpo de decompor substâncias e de manter funções corporais importantes, como a digestão de gorduras.
- câncer, uma doença grave em que as células malignas crescem a uma taxa rápida e descontrolada
- efeito colateral de certos medicamentos, como tamoxifeno, prednisona (Rayos) e ciclosporina (Neoral, Gengraf, Sandimmune)
O xantoma em si não é perigoso, mas a condição subjacente que o está causando precisa ser tratada. Também existe um tipo de xantoma que afeta as pálpebras, chamado xantelasma.
Quem corre risco de xantoma?
Você tem um risco aumentado de xantoma se tiver qualquer uma das condições médicas descritas acima. Você também tem mais probabilidade de desenvolver xantoma se tiver níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos.
Converse com seu médico sobre seu risco e o que você pode fazer para minimizar as chances de desenvolver a doença.
Como o xantoma é diagnosticado?
Seu médico ou dermatologista geralmente pode diagnosticar o xantoma. Eles podem ser capazes de fazer um diagnóstico simplesmente examinando sua pele. Uma biópsia de pele pode confirmar a presença de um depósito de gordura sob a pele.
Durante este procedimento, o médico pode remover uma pequena amostra de tecido do tumor e enviá-la a um laboratório para análise. Seu médico irá acompanhá-lo para discutir os resultados.
Eles também podem solicitar exames de sangue para verificar os níveis de lipídios no sangue, avaliar a função hepática e descartar diabetes.
Como o xantoma é tratado?
Se o xantoma for um sintoma de uma condição médica, a causa subjacente deve ser tratada. Isso geralmente elimina os crescimentos e minimiza a probabilidade de eles retornarem. Diabetes e níveis de colesterol bem controlados têm menor probabilidade de causar xantoma.
Outros tratamentos para xantoma incluem remoção cirúrgica, cirurgia a laser ou tratamento químico com ácido tricloroacético. Crescimentos de xantoma podem retornar após o tratamento, no entanto, esses métodos não necessariamente curam a doença.
Converse com seu médico para ver qual tratamento é certo para você. Eles podem ajudar a determinar se a condição pode ser tratada por meio de tratamento médico do problema subjacente.
O xantoma pode ser evitado?
O xantoma pode não ser totalmente evitável. Mas existem medidas que você pode seguir para diminuir o risco de desenvolver a doença. Se você tem hiperlipidemia ou diabetes, siga as instruções do seu médico sobre como tratá-los e controlá-los.
Você também deve comparecer a todas as consultas regulares de acompanhamento com seu médico. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando.
Também é importante manter os níveis adequados de lipídios e colesterol no sangue. Você pode fazer isso comendo alimentos saudáveis, praticando exercícios regularmente e tomando todos os medicamentos necessários. Fazer exames de sangue regulares também pode ajudar a manter os níveis de lipídios e colesterol sob controle.