3 melhores substitutos para o fermento para ajudá-lo em uma pitada
Contente
- 1. Fermento em pó
- 2. Bicarbonato de sódio e ácido
- 3. Entrada de fermento
- Como fazer sua própria entrada de fermento
- A linha inferior
O fermento é um ingrediente essencial em muitas receitas de pão, incluindo pães para jantar, massa para pizza, pãezinhos de canela e a maioria dos pães. Faz com que a massa cresça, resultando em pão macio como travesseiro.
Para fins de panificação, geralmente é vendido como levedura seca instantânea ou ativa - um pó marrom claro composto por uma levedura chamada Saccharomyces cerevisiae.
O fermento seco é ativado na presença de água e açúcar quando começa a comer e digerir o açúcar. Isso produz bolhas de dióxido de carbono que ficam presas na massa densa. Eles então se expandem à temperatura ambiente ou quando expostos ao calor, fazendo com que a massa suba (1).
Esse processo crescente - conhecido como fermento - resulta em produtos de panificação maiores, mais macios e macios do que aqueles que não aumentam, como pães e bolachas.
Você pode se perguntar se é possível replicar esse processo de levedura sem fermento. Felizmente, vários outros ingredientes reproduzem a ação do fermento no cozimento.
Aqui estão os 3 melhores substitutos para o fermento.
1. Fermento em pó
O fermento em pó é um ingrediente básico na despensa de um padeiro. Ele contém bicarbonato de sódio e um ácido, geralmente creme de tártaro.
Como o fermento, o fermento em pó atua como um agente fermentador. Funciona de duas maneiras:
- Reagindo com líquido. Quando umedecido, o ácido reage com o bicarbonato de sódio para produzir bolhas de dióxido de carbono (2).
- Reagindo com o calor. Quando aquecidas, essas bolhas de gás se expandem e fazem a massa subir (2).
O fermento em pó reage imediatamente quando exposto ao líquido e ao calor. Assim, diferentemente do fermento, o fermento em pó não requer tempo de subida adicional. Por esse motivo, é usado para fermentar tipos rápidos de pão, como panquecas, pão de milho, biscoitos e bolos.
Em produtos assados, você pode substituir o fermento por uma quantidade igual de fermento em pó. Lembre-se de que os efeitos fermentados do fermento em pó não serão tão distintos quanto os do fermento.
ResumoO fermento em pó faz com que os produtos de panificação subam rapidamente, mas não na mesma medida que o fermento. Você pode substituir o fermento pelo fermento em uma proporção de um para um.
2. Bicarbonato de sódio e ácido
Você também pode usar bicarbonato de sódio combinado com ácido para substituir o fermento. Bicarbonato de sódio e ácido trabalham juntos para causar as mesmas reações que o fermento em pó (2).
No entanto, o uso de bicarbonato de sódio ou ácido separadamente não fará com que os produtos de panificação subam - você precisa combiná-los para que a reação ocorra.
Exemplos de ácidos a serem utilizados juntamente com o bicarbonato de sódio para replicar a ação de levedura do fermento incluem:
- suco de limão
- Soro de leite coalhado
- leite e vinagre misturados na proporção de um para um
- creme de tártaro
Para substituir o fermento e o ácido por fermento em uma receita, substitua metade da quantidade necessária de fermento por bicarbonato de sódio e a outra metade por ácido.
Por exemplo, se uma receita exigir 2 colheres de chá de fermento, basta usar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de ácido.
Como quando se usa fermento em pó, usar bicarbonato de sódio e ácido não requer um tempo de subida, e os efeitos do fermento não serão tão poderosos quanto os do fermento.
ResumoBicarbonato de sódio e ácido causam a mesma reação que o fermento em pó, resultando em um aumento rápido. Para usá-lo no lugar do fermento, use 50% de bicarbonato de sódio e 50% de ácido como substituto individual.
3. Entrada de fermento
O fermento de fermento contém fermento natural. É feito de farinha e água e usado para fazer pão de fermento, que possui um sabor levemente picante do processo de fermentação natural do fermento (3).
Algumas entradas de fermento são mantidas por anos, fermentando continuamente para fornecer um sabor forte e uma textura macia e mastigável ao pão de fermento artesanal.
A fermentação por um fermento de fermento funciona da mesma maneira que o fermento instantâneo, formando bolhas de dióxido de carbono na massa para fazê-la subir.
Você pode usar 1 xícara (300 gramas) de fermento para substituir um pacote de 2 colheres de chá de fermento.
Se a sua partida for espessa, reduza a quantidade de farinha na receita e, se a partida for fina, reduza a quantidade de líquido ou aumente a quantidade de farinha para obter a textura correta. Usar fermento em fermento em vez de fermento também requer cerca do dobro do tempo de subida.
Como fazer sua própria entrada de fermento
O crescimento de uma entrada para fermento em massa leva no mínimo 5 dias, mas depois de ter uma, é fácil manter e usar. Aqui está o que você precisa:
- pelo menos 2 1/2 xícaras (600 gramas) de farinha de trigo
- pelo menos 2 1/2 xícaras (600 mL) de água
Aqui estão as etapas para fazer o seu próprio fermento:
- Dia 1: Combine 1/2 xícara (120 gramas) de farinha e 1/2 xícara (120 mL) de água em um recipiente grande de vidro e cubra frouxamente com filme plástico ou uma toalha de cozinha limpa. Deixe em temperatura ambiente.
- Dia 2: Alimente o motor de partida com 1/2 xícara (120 gramas) de farinha e 1/2 xícara (120 mL) de água e misture bem. Cubra frouxamente e deixe em temperatura ambiente. No final do dia 2, você verá bolhas se formando, o que significa que o fermento está crescendo e fermentando a farinha.
- Dia 3: Repita as etapas no dia 2. A mistura deve cheirar levedada e ter uma boa quantidade de bolhas.
- Dia 4: Repita as etapas no dia 2. Você deve observar mais bolhas, um cheiro mais forte e mais azedo e que está crescendo em tamanho.
- Dia 5: Repita as etapas no dia 2. Seu iniciador de fermento deve cheirar a fermento e ter muitas bolhas. Agora está pronto para uso.
Para manter o seu fermento para além do dia 5, guarde-o em um recipiente hermético na geladeira. Use ou descarte metade dele toda semana e alimente-o com mais 1/2 xícara (120 gramas) de farinha e 1/2 xícara (120 mL) de água.
O fermento em pó com qualquer contaminação de mofo difuso, branco ou colorido deve ser descartado.
Dado que leva um mínimo de 5 dias para produzir um fermento, este substituto de levedura é melhor se você já tiver um fermento à mão ou se pode esperar 5 dias antes de assar.
ResumoVocê pode usar 1 xícara (300 gramas) de fermento para substituir 2 colheres de chá de fermento. Ainda assim, pode ser necessário ajustar a quantidade de farinha ou líquido na receita e dobrar o tempo de subida. Fazer o seu próprio fermento em massa levará pelo menos 5 dias.
A linha inferior
O fermento acrescenta leveza, leveza e mastigação aos assados, mas com uma pitada, você pode substituí-lo por ingredientes alternativos.
O fermento em pó, bem como o bicarbonato de sódio combinado com um ácido, reage no líquido e no calor para criar bolhas e fermentos. Esses substitutos do fermento reagem rapidamente, portanto não precisam de um tempo de subida. No entanto, eles podem não resultar em um efeito crescente tão distinto quanto o fermento.
O fermento também pode ser usado, com resultados comparáveis aos do fermento. No entanto, o iniciador de massa fermentada precisa aproximadamente o dobro do tempo de subida e você precisará ajustar as proporções de líquido e farinha com base na espessura do seu iniciador.
Embora nenhum desses ingredientes replique completamente o fermento em uma receita, eles são ótimas alternativas quando você não tem fermento à mão.