Sua dieta rica em gordura está mexendo com seu humor?
Contente
Antes de começar a pedir comida de bar esta noite, você deve saber que as batatas fritas estão fazendo muito mais do que apenas adicionar um pouco de massa ao seu estômago: ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura tinham níveis mais altos de ansiedade, memória prejudicada e mais marcadores de inflamação no cérebro e no corpo, de acordo com um novo estudo em Psiquiatria Biológica. (Experimente estes 6 alimentos para consertar seu humor.)
Os pesquisadores atribuem esse efeito a uma dieta rica em gordura, alterando a mistura de bactérias no intestino. O que seu intestino tem a ver com seu cérebro? Existem duas teorias promissoras.
"Os intestinos têm quase um cérebro inteiro dentro deles", explica Annadora Bruce-Keller, Ph.D., professora associada de inflamação e neurodegeneração no Pennington Biomedical Research Center, na Louisiana. O sistema é composto de neurometabólitos - neurônios e substâncias químicas semelhantes às do cérebro. A gordura perturba a harmonia química em seus intestinos, incluindo o que e quantos desses neurometabólitos são produzidos. Como essa categoria inclui estabilizadores de humor como a serotonina e a norepinefrina - e como os neurometabólitos viajam dos intestinos e funcionam perfeitamente no cérebro, as substâncias químicas alteradas no intestino levam a substâncias químicas alteradas no cérebro.
A outra explicação viável é que uma dieta rica em gordura compromete a integridade do intestino. "Nossos intestinos contêm um ambiente altamente volátil para o resto do corpo, então se houver uma interrupção de baixo grau, produtos químicos tóxicos podem vazar", explica ela. As gorduras criam inflamação e bactérias negativas, que podem enfraquecer o revestimento do sistema. E, uma vez que os marcadores inflamatórios estão no sangue, eles podem viajar para o cérebro e inibir a expansão dos minúsculos vasos sanguíneos, comprometendo suas habilidades cognitivas. (Caramba! 6 sinais de que você precisa para mudar sua dieta).
E, embora os ratos não sejam humanos, pesquisas anteriores mostraram que pessoas deprimidas também têm uma mistura diferente de bactérias intestinais, então sabemos que microbiomas alterados podem interferir no seu humor, ressalta Bruce-Keller.
Felizmente, esses efeitos são mais do que provavelmente limitados às gorduras prejudiciais à saúde. A dieta dos ratos era baseada em banha, e a maior parte das pesquisas sugere que apenas as gorduras saturadas causam inflamação e bagunçam seu metabolismo, acrescenta Bruce-Keller. (Pergunte ao Médico de Dieta: Você está comendo muitas gorduras saudáveis?) Isso significa que se você está em uma dieta mediterrânea ou o chute com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos preferido por tantas celebridades e atletas agora, seu humor e memória são provavelmente seguro.