Resumo da sua gravidez
Contente
A gravidez é uma jornada mente-corpo que provavelmente inclui tudo, desde tristeza temperamental até pés minúsculos. Pedimos a Chester Martin, MD, professor de obstetrícia e ginecologia da University of Wisconsin, Madison, e Jeanne Waldman, RN, uma enfermeira-parteira certificada com Paternidade Planejada, para ajudar a compilar um cronograma de 12 meses que narra como você pode se sentir durante sua gravidez. Embora não seja um substituto para os cuidados médicos, este roteiro pode ajudá-lo a distinguir entre os sinais que o alertam para ligar para o seu médico e os sinais que indicam que tudo está normal.
MÊS 1: semanas 1-4 (estou grávida?)
Possíveis Mudanças Físicas
Ausência de período menstrual, formigamento, seios sensíveis e / ou inchados, fadiga, náuseas leves a extremas, com ou sem vômitos, a qualquer hora do dia ou da noite, pequenas contrações uterinas.
Possíveis mudanças emocionais
Quer saber se você está grávida, medo de complicações, ansiedade sobre a maternidade e como isso afetará o casamento, a carreira e o estilo de vida, irritabilidade
Possíveis mudanças no apetite:
ânsias ou aversões alimentares, aumentam ou diminuem o apetite. Se você suspeitar que está grávida, comece a tomar 800 microgramas de ácido fólico por dia, a dosagem recomendada durante a gravidez por volta de March of Dimes, para prevenir defeitos do tubo neural.
The Inside Story
O embrião é uma partícula minúscula, do tamanho de uma ponta de lápis que às vezes é visível por volta da quarta semana de gestação por meio de ultrassom vaginal.
Irregularidades do sono / resistência
Possível fadiga ou sonolência. Uma hora extra de sono ou tirando cochilos à tarde pode ajudar, mas não se surpreenda se você ainda se sentir cansado, não importa o quanto durma.
Rx para Stress
Em vez de se perguntar ou se preocupar se você está grávida ou não, faça o teste. Os testes de gravidez feitos em casa são quase 100 por cento precisos 14 dias ou mais após a perda da menstruação, e os testes de urina (feitos no consultório do seu médico) são quase 100 por cento precisos 7 a 10 dias após a concepção. Os exames de sangue são 100 por cento precisos após 7 dias.
Riscos Especiais
Aborto espontâneo precoce.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Resultado positivo no teste de gravidez caseiro, cólicas e manchas ou sangramento, que podem indicar aborto espontâneo, dor na parte inferior do abdome, vômitos contínuos, jorro ou vazamento constante de fluido da vagina, micção dolorosa ou esparsa.
MÊS 2: semanas 4-8
Possíveis Mudanças Físicas
A menstruação cessou, mas você pode sentir uma leve coloração, fadiga, sonolência, micção frequente, náuseas, vômitos, azia, indigestão, flatulência, sensibilidade mamária.
Possíveis mudanças emocionais
Irritabilidade, alterações de humor, choro, dúvidas, negação, descrença, raiva se a gravidez for indesejada, alegria, exaltação, excitação.
Possíveis mudanças de apetite
Aversão a certos alimentos, enjôo matinal. Comer mini refeições e evitar alimentos gordurosos pode ajudar a reprimir o enjôo.
The Inside Story
No final deste mês, o minúsculo embrião parecido com um girino terá o tamanho de um grão de arroz.
Irregularidades do sono / resistência
Seu metabolismo está trabalhando além do tempo para construir o feto em crescimento, então não lute ou ignore os sinais de fadiga. Grandes impulsionadores de energia incluem cochilos ou intervalos à tarde, ir para a cama uma hora mais cedo, exercícios aeróbicos diários, eliminando tarefas domésticas.
Rx para Stress
Técnicas de relaxamento, imagens guiadas, banhos quentes (não quentes! Evite jacuzzis, saunas e banheiras de hidromassagem), ioga e exercícios aeróbicos de baixo impacto ajudam a acalmar os nervos em frangalhos. Se você estiver muito ansioso ou se seu trabalho for particularmente desgastante, faça pausas frequentes.
Riscos Especiais
Aborto espontâneo precoce (afeta 10 por cento das mulheres grávidas), gravidez "ectópica" ou tubária (menos comum, afetando 1 em 100 mulheres).
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Veja o mês 1.MÊS 3: semanas 8-12
Possíveis Mudanças Físicas
Ver Mês 2. Além disso, constipação, ânsias de comida, leves dores de cabeça ocasionais, desmaios ou tonturas, problemas de pele como acne ou erupções cutâneas.
Possíveis mudanças emocionais
Veja o Mês 2. Além disso, o medo de aborto espontâneo, a antecipação aumenta, o medo ou ansiedade sobre mudanças corporais, maternidade, finanças.
Possíveis mudanças de apetite
Veja o Mês 2. Enjôo matinal e ânsias de comida podem se intensificar.
The Inside Story
No final deste mês, o embrião se assemelha a um minúsculo ser humano, pesando 30 gramas e medindo cerca de 1/4 de polegada de comprimento da cabeça às nádegas, do tamanho de um pequeno morango. O coração está batendo e os braços e as pernas estão formados, com brotos dos dedos das mãos e dos pés aparecendo. O osso está apenas começando a substituir a cartilagem.
Irregularidades do sono / resistência
Veja o mês 2. Experimente dormir de costas, a cabeça elevada 15 centímetros e as pernas apoiadas em um travesseiro, ou enrole-se de lado.
Rx para Stress
Veja o Mês 2. Leia livros como O que Esperar Quando Você Está Esperando, Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee E. Hathaway, B.S.N. (Workman Publishing, 1991), O livro ilustrado das boas práticas de limpeza sobre gravidez e cuidados com o bebê (Darling Kindersley Limited, 1990), A Child Is Mom: The Completely New Edition, Lennart Nilsson (Dell Publishing, 1993). Seu médico pode restringir a relação sexual, experimentar alternativas "seguras para gravidez".
Riscos Especiais
Consulte o mês 2. Consulte um conselheiro genético se estiver preocupado com defeitos genéticos, problemas médicos familiares ou se tiver mais de 35 anos.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Febre acima de 100,4 graus na ausência de sintomas de resfriado ou gripe, dor de cabeça intensa, visão turva, turva ou dupla, desmaios ou tonturas, aumento súbito, inexplicável, grande ganho de peso, aumento súbito da sede com micção esparsa e / ou dolorosa, sangramento ou cãibras.
MÊS 4: semanas 12-16
Possíveis Mudanças Físicas
Ver meses 2 e 3. Aumento ou diminuição do desejo sexual, micção noturna frequente.
Possíveis mudanças emocionais
Ver meses 2 e 3. Medo ou ansiedade sobre mudanças corporais, maternidade, finanças ou uma nova sensação de calma e aceitação, sonhos de animais bebês, como gatinhos ou cachorrinhos, com suas mães.
Possíveis mudanças de apetite
Aumento do apetite, ânsias de comida, enjoos matinais, náuseas com ou sem vômitos.
The Inside Story
O feto pesa 1/2 onça e mede 2 1/2 a 3 polegadas, o tamanho de um grande peixinho dourado, com uma cabeça desproporcionalmente grande. Na 13ª semana, os olhos estão desenvolvidos, embora as pálpebras permaneçam fechadas por vários meses. Com 15 semanas as orelhas estão totalmente desenvolvidas. A maioria dos órgãos principais, o sistema circulatório e o trato urinário estão funcionando, o sexo é impossível de determinar, mesmo com ultrassom.
Irregularidades do sono / resistência
Você pode ter sono interrompido devido à necessidade frequente de urinar. Para aliviar o torpor, retire-se uma ou duas horas mais cedo e / ou tire uma soneca à tarde.
Rx para Stress
Exercícios aeróbicos, imagens guiadas, meditação, ioga, ginástica calistênica, caminhada, natação, ciclismo indoor suave, corrida, tênis, esqui cross country (abaixo de 10.000 pés), treinamento com pesos leves, ciclismo ao ar livre.
Riscos especiais:
Consulte o mês 3. Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico" Corrimento ou sangramento rosa, vermelho ou marrom, com ou sem cólicas.MÊS 5: semanas 16-20
Possíveis Mudanças Físicas
Consulte os meses 2, 3 e 4. Além disso, congestão nasal, sangramento nasal, sangramento nas gengivas, leve inchaço do tornozelo, hemorróidas, corrimento vaginal leve e esbranquiçado, leve falta de ar, sem brilho ou mais brilhante, cabelo mais cheio, piora das alergias, diminuição na frequência de micção , anemia por deficiência de ferro
Possíveis mudanças emocionais
Veja os meses 2, 3 e 4. Você também pode estar menos focado e mais esquecido, bem como animado, porque finalmente está começando a aparecer. Agora você pode sentir que é seguro dizer.
Possíveis mudanças de apetite
O enjôo matinal geralmente diminui, aumentando o apetite. Você pode ficar tentado a comer demais, embora precise de apenas 300 calorias extras por dia. Geralmente, você deve ganhar 3 a 8 libras no primeiro trimestre, 12 a 14, no segundo e 7 a 10 libras, no terceiro.
The Inside Story
O feto tem cerca de 10 centímetros de comprimento, o tamanho de um pequeno abacate, com o corpo começando a se aproximar da cabeça. Os dedos das mãos e dos pés são bem definidos, aparecem os botões dos dentes. Você provavelmente começará a sentir os primeiros movimentos fetais.
Irregularidades do sono / resistência
Como a fadiga geralmente passa no final deste mês, a maioria das mulheres se sente com mais energia. É uma boa época para viajar, mas evite voar em aviões sem cabines pressurizadas e em locais estrangeiros que exijam vacinas.
Rx para Stress
Para entender o pensamento "confuso", mantenha listas, envolva-se em técnicas de focalização (ioga, imagens guiadas), encontre maneiras de simplificar sua vida.
Riscos Especiais
Ganhar muito pouco peso pode colocar o bebê em risco e levar ao nascimento prematuro; ganhar muito pode aumentar o risco de dores nas costas, nas pernas, cesariana e complicações pós-operatórias.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Igual aos meses 2, 3 e 4.
MÊS 6: semanas 20-24
Possíveis Mudanças Físicas
O mesmo que os meses 2, 3, 4 e 5. Movimento fetal distinto, dor abdominal inferior, dor nas costas, cãibras nas pernas, pulso ou frequência cardíaca aumentados, alterações da pigmentação da pele, erupção cutânea, resposta sexual aumentada, azia, indigestão, inchaço.
Possíveis mudanças emocionais
Aceitação crescente da gravidez, menos alterações de humor, irritabilidade ocasional, distração, irritabilidade, pensamento "confuso" devido à perda de sono.
Possíveis mudanças de apetite
Aversões e desejos vorazes e intensos por comida.
The Inside Story
O feto tem cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento, o tamanho de um coelhinho e é coberto com uma penugem protetora. O cabelo começa a crescer na cabeça, aparecem cílios brancos. A chance de o feto sobreviver fora do útero é pequena, mas possível em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital.
Irregularidades do sono / resistência
Insônia ou sono interrompido devido a problemas de adaptação às novas posições de sono. Para garantir o fluxo máximo de sangue e nutrientes para a placenta, evite dormir de barriga para cima ou de costas, enrole-se no lado esquerdo com um travesseiro entre as pernas. Outro bom mês para viajar.
Rx para Stress
O mesmo que os meses 2, 3, 4 e 5. Se você trabalha, comece a planejar sua licença-maternidade; se seu trabalho for particularmente desgastante, considere uma licença antecipada.
Riscos Especiais
Igual aos meses 2, 3, 4 e 5.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Após a 20ª semana, chame o médico se notar uma ausência de movimento fetal por mais de 12 horas.MÊS 7: semanas 24-28
Possíveis Mudanças Físicas
O mesmo que os meses 2, 3, 4, 5 e 6. Coceira na barriga, aumento da sensibilidade mamária e atividade fetal, formigamento, dor ou dormência nas mãos, cãibras nas pernas.
Possíveis mudanças emocionais
Diminuição do mau humor e distração, crescente interesse em aprender sobre gravidez, parto e bebês (seus livros de gravidez estão ficando cada vez mais usados), aumentando o orgulho pelo inchaço do abdômen.
Possíveis mudanças de apetite
Apetite saudável, enjôo.
The Inside Story
O feto tem 33 centímetros de comprimento, o tamanho de um gatinho, pesa 4 quilos e é coberto por uma pele fina e brilhante. Impressões dos dedos das mãos e dos pés se formaram, as pálpebras estão abertas. O feto pode sobreviver fora do útero em uma UTI, com alto risco de complicações.
Irregularidades do sono / resistência
Ver Meses 5 e 6. Sono interrompido devido à dificuldade em encontrar posições confortáveis. Cãibras nas pernas podem ser um problema, tente flexionar o pé para esticar as panturrilhas.
Rx para Stress
Leitura O parceiro de nascimento por Penny Simkin, FT. (Harvard Common Press, 1989), converse com as mães sobre suas experiências, inscreva-se em aulas de parto. Peça referências ao seu médico.
Riscos Especiais
Ver Mês 6. Hipertensão induzida pela gravidez (PIH), "colo do útero incompetente" (o colo do útero dilatou-se "silenciosamente" e pode exigir uma sutura para fechar e / ou repouso na cama), trabalho de parto prematuro.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Consulte o Mês 6. Edema extremo, colo do útero incompetente pode causar manchas, geralmente detectadas apenas durante o exame vaginal; contrações constantes e dolorosas podem sinalizar o parto prematuro.
MÊS 8: semanas 28-32
Possíveis Mudanças Físicas
Veja os meses 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Além disso, falta de ar, "contrações de Braxton-Hicks" dispersas (o útero endurece por cerca de um minuto e depois volta ao normal), falta de jeito, seios gotejantes, ondas de calor , dor nas costas e nas pernas devido ao peso do bebê. As varizes podem começar a aparecer, e a meia-calça de suporte ajuda a aliviar o desconforto e as dores.
Possíveis mudanças emocionais
A apreensão pode aumentar, mas também a alegria e a admiração pela criaturinha ativa dando "chutes de bicicleta" em seu útero.
Possíveis mudanças de apetite
Veja o mês 7. Beba muita água para neutralizar o fluido perdido pelos poros (sua temperatura é mais alta quando você está grávida).
The Inside Story
O feto pesa cerca de 3 libras, é do tamanho de um cachorrinho e tem depósitos de gordura sob a pele. Pode chupar o polegar, soluçar ou chorar. Também pode responder à dor, luz e som. Pode sobreviver fora do útero com suporte hospitalar, mas com risco substancial de complicações.
Irregularidades do sono / resistência
Pode se sentir menos ou mais cansado do que há meses. Alongamentos, exercícios aeróbicos, sono adicional, cochilos ou pausas frequentes no trabalho podem aumentar sua energia. A azia pode ser intensa à noite, coma pelo menos três horas antes de dormir, durma do lado esquerdo e use travesseiros para se levantar. A necessidade de urinar com frequência pode acordá-lo à noite (mas não reduza a ingestão de líquidos). Interrompa viagens longas até o final da gravidez.
Rx para Stress
Continue o programa de alongamento / exercícios, aulas de parto, rede com futuras mães sobre opções de creches, mulheres que trabalham começam a amarrar pontas soltas no escritório.
Riscos Especiais
Trabalho de parto prematuro.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Diminuição súbita do movimento fetal em comparação com o que é normal para você, cólicas, diarréia, náusea, dor lombar intensa, pressão na região pélvica ou da virilha, corrimento vaginal aquoso tingido de rosa ou marrom, vazamento de fluido da vagina, sensação de queimação durante micção.MÊS 9: semanas 32-36
Possíveis Mudanças Físicas
Ver Meses 7 e 8. Além disso, forte atividade fetal regular, corrimento vaginal cada vez mais pesado, vazamento de urina, aumento da constipação, dor lombar, falta de ar, contrações de Braxton-Hicks mais intensas e / ou frequentes.
Possíveis mudanças emocionais
Ansiedade sobre você e a segurança de seu bebê durante o parto, empolgação com a proximidade do nascimento, "instintos de nidificação" aumentam - você pode estar gastando mais tempo comprando itens para bebês; neste momento, você também pode estar se perguntando se a gravidez algum dia vai acabar.
Possíveis mudanças de apetite
Veja o 8º mês.
The Inside Story
O feto tem cerca de 45 centímetros de comprimento e pesa cerca de 2,5 quilos. O crescimento do cérebro acelera, o feto deve ser capaz de ver e ouvir. A maioria dos outros sistemas é bem desenvolvida, embora os pulmões possam ser imaturos. O feto tem uma excelente chance de sobrevivência fora do útero.
Irregularidades do sono / resistência
Veja o mês 8. Você pode não conseguir dormir agora devido à falta de ar. Coloque travesseiros ao seu redor ou pense em comprar um travesseiro especial para gravidez.
Rx para Stress
Caminhadas e exercícios leves, aulas de parto, maior intimidade com o parceiro. Para aliviar as contrações de Braxton-Hicks, deite-se e relaxe ou levante-se e ande. Mergulhe em uma banheira morna (não quente!). Firme os planos do hospital, conclua os projetos de trabalho.
Riscos Especiais
PIH, parto prematuro, "placenta prévia" (placenta próxima ou cobrindo a abertura cervical), "descolamento da placenta" (a placenta se separa do útero).
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Ver Meses 7 e 8. Sangramento vaginal indolor ou contrações graves podem indicar complicações, fortes dores de cabeça e alterações visuais, especialmente se a pressão arterial for um problema.
MÊS 10: semanas 36-40
Possíveis Mudanças Físicas
Mais contrações de Braxton-Hicks (até duas ou três vezes por hora), micção frequente, respiração mais fácil, secreção vaginal intensa, diminuição dos chutes fetais, mas aumento dos rolar, alongamento e períodos de silêncio.
Possíveis mudanças emocionais
Excitação intensa, ansiedade, distração, irritabilidade, apreensão, hipersensibilidade, inquietação, sonho com o bebê e a maternidade, medo de perder ou interpretar mal os sinais do parto.
Possíveis mudanças de apetite
Aumento ou diminuição do apetite, sensação de saciedade devido ao estômago lotado, as ânsias mudam ou diminuem.
The Inside Story
O feto tem 50 centímetros de comprimento, pesa cerca de 7 libras / litro e tem pulmões maduros. Excelente chance de sobrevivência fora do útero.
Irregularidades do sono / resistência
Veja os meses 8 e 9.
Rx para Stress
Faça as malas para a noite, incluindo alguns itens familiares para ajudá-lo a se sentir mais em casa no hospital: escova de cabelo, perfume, absorventes higiênicos, esta revista, petiscos com pouca gordura para pós-parto (para complementar a tarifa hospitalar), roupas para ir para casa para você e Bebê. Continue os exercícios suaves, os exercícios na água são especialmente bons.
Riscos especiais:
Veja o mês 9. Além disso, não chegar ao hospital a tempo.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
(Rápido!) Romper a água antes do parto (ocorre em menos de 15 por cento das gestações), contrações cada vez mais frequentes e intensas que não são aliviadas pela mudança de posição, dor lombar se espalhando para abdômen e pernas, náusea, diarreia, rosa ou sangramento vazamento de muco da vagina, contrações que duram 45 segundos e ocorrem com mais frequência do que a cada cinco minutos.MÊS 11
Possíveis Mudanças Físicas
Imediatamente após o parto: sudorese, calafrios, cólicas quando o útero volta ao tamanho normal, retenção de líquidos, exaustão ou fadiga. Até a primeira semana: dores no corpo, mamilos doloridos e rachados se estiver amamentando. Ao longo do mês: desconforto para sentar e andar se você fez uma episiotomia ou cesárea, prisão de ventre e / ou hemorróidas, ondas de calor, sensibilidade mamária, ingurgitamento.
Possíveis mudanças emocionais
Exaltação, depressão ou ambos, alternadamente, medo de ser inadequada, sentir-se sobrecarregada por novas responsabilidades, sentir que a vida pós-parto é anticlimática.
Possíveis mudanças de apetite
Pode sentir fome se estiver amamentando.
The Inside Story
Útero dilatado, que encolhe rapidamente (especialmente se você amamentar), músculos abdominais distendidos, órgãos internos estão retornando aos locais originais.
Irregularidades do sono / resistência
Sonolência, fadiga e / ou exaustão tentando conciliar novas tarefas e descanso com o horário de sono irregular do bebê. Faça cochilos sempre que seu bebê dormir, tente descansar e relaxar durante a amamentação.
Rx para Stress
Participe das aulas de exercícios e / ou alongamento para mães recém-nascidas para obter apoio moral e para aliviar dores e sofrimentos, passe muito tempo com o bebê para ajudar a aliviar a ansiedade ou a baixa pós-gravidez, durma, peça ajuda.
Riscos Especiais
Infecção nos locais de incisão ou seios se estiver amamentando, desnutrição se você estiver amamentando e não estiver recebendo nutrientes ou cálcio suficientes, desidratação.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Após o quarto dia após o parto, sangramento intenso com coágulos a qualquer momento durante as próximas seis semanas, febre, dor no peito, dor ou inchaço nas panturrilhas ou coxas, caroço ou dor localizada na mama, incisões infectadas, incapacidade de urinar, dor ou dificuldade para urinar, depressão prolongada.
MÊS 12
Possíveis Mudanças Físicas
Fadiga, dor no períneo, prisão de ventre, perda gradual de peso, perda de cabelo perceptível, dores nos braços, pernas e costas por carregar o bebê.
Possíveis mudanças emocionais
Exaltação, tristeza, amor e orgulho cada vez mais profundos por seu recém-nascido, crescente senso de confiança, sensação de pressão para retornar à rotina normal mesmo que você não esteja fisicamente ou emocionalmente pronto, percepção de seu corpo mais como uma fonte de nutrição (e nutrição) para o seu recém-nascido e menos como fonte de prazer sexual, ansiedade em deixar o recém-nascido com outros cuidadores.
Possíveis mudanças de apetite
Retornando lentamente à dieta pré-gestacional, o apetite aumenta se você estiver amamentando.
The Inside Story
Veja o mês 11.
Irregularidades do sono / resistência
Veja o mês 11. Pode se sentir menos cansado ao encontrar maneiras de combinar seus ciclos de sono / descanso com os do bebê. (Algumas mães acham que manter o bebê com elas à noite ajuda.)
Rx para Stress
Consulte o Mês 11. faça exercícios, pratique técnicas de relaxamento, simplifique, priorize, facilite o retorno à atividade sexual se achar que é certo para você, firme o arranjo da creche, faça planos para voltar ao trabalho.
Riscos Especiais
Depressão pós-parto prolongada.
Sintomas que dizem "Ligue para o seu médico"
Igual ao mês 11. Chame seu médico se tiver dois ou mais sinais de depressão pós-parto crônica: incapacidade de dormir, falta de apetite, nenhum interesse em você ou no bebê, sensação de desesperança, impotência ou fora de controle.
Para mais fatos informativos sobre a gravidez, vá para FitPregnancy.com