O Zantac é seguro para bebês?
Contente
- Introdução
- Compreendendo a azia em bebês
- Formas e dosagem para bebês
- Dosagem para úlceras de estômago, esôfago e duodeno
- Dosagem para DRGE ou esofagite erosiva
- Efeitos colaterais do Zantac
- Interações medicamentosas
- Leve embora
Introdução
Zantac é uma droga que trata o excesso de ácido estomacal e condições relacionadas. Você também pode conhecê-lo pelo nome genérico, ranitidina. A ranitidina pertence a uma classe de medicamentos chamados bloqueadores do receptor de histamina-2, ou bloqueadores H2.Os bloqueadores H2 diminuem a quantidade de ácido que certas células do estômago produzem.
Zantac também pode ser uma forma segura e eficaz de diminuir a acidez estomacal, azia e dores relacionadas em seu bebê, mas existem certos cuidados. Saiba mais sobre azia em bebês e como certos tipos de Zantac podem funcionar para tratá-la.
Compreendendo a azia em bebês
Alguns bebês produzem ácido estomacal demais. O músculo entre o esôfago (ou “tubo alimentar”) e o estômago é chamado de esfíncter esofágico inferior. Esse músculo se abre para permitir que o alimento se mova do esôfago para o estômago. Normalmente, ele fecha para impedir que o ácido suba do estômago para o esôfago. Em alguns bebês, porém, este músculo não está totalmente desenvolvido. Pode deixar um pouco de ácido voltar para o esôfago.
Se isso acontecer, o ácido pode irritar o esôfago e causar uma sensação de queimação ou dor. Muito refluxo ácido por muito tempo pode causar feridas ou úlceras. Essas feridas podem se formar em qualquer lugar do esôfago e estômago do bebê até a primeira parte do duodeno (intestino delgado).
Diminuir o excesso de ácido estomacal de seu bebê pode diminuir a irritabilidade que ele tem com a dor do refluxo ácido após a alimentação. Também pode ajudar seu bebê a comer mais facilmente, o que melhora o ganho de peso e diminui a perda de peso. Conforme seu bebê cresce, o esfíncter esofágico inferior começa a funcionar melhor e ele cuspirá menos. Menos cuspir resulta em menos irritação.
Para obter mais informações sobre essa condição, leia sobre os sinais e sintomas de refluxo ácido em bebês.
Formas e dosagem para bebês
O tipo de Zantac que você pode dar ao seu bebê vem em um xarope de 15 mg / mL. Só está disponível com receita médica. Formulários de Zantac sem receita estão disponíveis, mas eles só devem ser usados por pessoas com 12 anos ou mais.
Você dá Zantac 30-60 minutos antes de alimentar seu bebê. A dose é baseada no peso individual. Meça a dose de xarope de Zantac com um conta-gotas de medicamento ou uma seringa para uso oral. Se você ainda não tiver um, você pode encontrar qualquer um dos instrumentos de medição na sua farmácia.
Dosagem para úlceras de estômago, esôfago e duodeno
O tratamento inicial típico é de 2-4 mg / kg de peso corporal, duas vezes por dia, durante quatro a oito semanas. Não dê ao seu bebê mais do que 300 mg por dia.
Enquanto as úlceras cicatrizam, você pode dar ao seu bebê um tratamento de manutenção com Zantac. A dosagem ainda é de 2-4 mg / kg, mas você vai dar apenas uma vez por dia ao deitar. Este tratamento pode durar até um ano. Certifique-se de não dar mais de 150 mg por dia.
Dosagem para DRGE ou esofagite erosiva
Para tratar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou esofagite erosiva do seu bebê, a dosagem típica é 2,5-5 mg / kg de peso corporal duas vezes por dia. Os sintomas do seu bebê podem melhorar em 24 horas, mas a terapia para esofagite erosiva geralmente dura alguns meses.
Efeitos colaterais do Zantac
A maioria das pessoas tolera Zantac razoavelmente bem, mas é possível que seu bebê tenha efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais podem incluir:
- dor de cabeça
- constipação
- diarréia
- náusea
- vomitando
- erupção cutânea
Interações medicamentosas
Zantac pode mudar a forma como o corpo do seu bebê absorve outros medicamentos devido às mudanças que faz na quantidade de ácido estomacal. Também pode afetar a forma como os rins removem os medicamentos do corpo. Zantac pode bloquear as enzimas hepáticas que também degradam os medicamentos.
Esses efeitos podem afetar outros medicamentos ou substâncias que você pode dar ao seu bebê. Certifique-se de que o médico do seu bebê saiba sobre todos os medicamentos que você dá a ele, incluindo medicamentos sem receita, vitaminas e suplementos. Esta informação ajudará o médico a saber se há algum motivo pelo qual o Zantac não seria seguro para o seu filho.
Leve embora
Zantac pode ser usado com segurança em bebês. No entanto, a única forma para bebês é um xarope que deve ser prescrito pelo médico do seu bebê. O Zantac sem prescrição que você já pode ter em seu armário de remédios não é aprovado para bebês.
As dosagens do xarope aprovado são baseadas na condição e no peso do seu bebê. É extremamente importante que você siga as instruções de dosagem exatamente como são fornecidas pelo médico. Uma overdose em bebês pode ser difícil de detectar. Se você estiver em dúvida sobre o tratamento do seu bebê, uma boa regra é sempre perguntar ao seu médico.
Embora o Zantac seja considerado seguro, pequenas mudanças nos hábitos de alimentação e sono também podem ajudar com os sintomas do seu bebê. Para saber mais sobre outras opções de tratamento, leia sobre como tratar a DRGE em bebês.