Amputação de pé - descarga
Você estava no hospital porque seu pé foi removido. Seu tempo de recuperação pode variar dependendo de sua saúde geral e de quaisquer complicações que possam ter ocorrido. Este artigo fornece informações sobre o que esperar e como cuidar de si mesmo durante a recuperação.
Você teve um pé amputado. Você pode ter sofrido um acidente ou seu pé pode ter tido uma infecção ou doença e os médicos não puderam salvá-lo.
Você pode se sentir triste, com raiva, frustrado ou deprimido. Todos esses sentimentos são normais e podem surgir no hospital ou quando você chega em casa. Certifique-se de conversar com seu médico sobre os sentimentos que você está tendo.
Levará algum tempo para você aprender a usar um andador e uma cadeira de rodas. Também levará tempo para aprender a entrar e sair da cadeira de rodas.
Você pode estar recebendo uma prótese, uma peça feita pelo homem para substituir seu membro que foi removido. Você terá que aguardar a confecção da prótese. Quando você tiver isso, vai levar tempo para se acostumar.
Você pode sentir dor no membro por vários dias após a cirurgia. Você também pode ter a sensação de que seu membro ainda está lá. Isso é chamado de sensação fantasma.
Família e amigos podem ajudar. Conversar com eles sobre seus sentimentos pode fazer você se sentir melhor. Eles também podem ajudá-lo a fazer as coisas em sua casa e quando você sai.
Se você se sentir triste ou deprimido, pergunte ao seu provedor sobre consultar um conselheiro de saúde mental para ajudá-lo com seus sentimentos sobre a amputação.
Se você tem diabetes, mantenha o açúcar no sangue sob controle.
Se você não tem fluxo sanguíneo para o pé, siga as instruções do seu provedor para dieta e medicamentos.
Você pode comer seus alimentos normais quando chegar em casa.
Se você fumou antes do ferimento, pare após a cirurgia. Fumar pode afetar o fluxo sanguíneo e retardar a cicatrização. Peça ajuda ao seu provedor sobre como parar de fumar.
Não use seu membro até que seu provedor diga que está tudo bem. Isso levará pelo menos 2 semanas ou mais após a cirurgia. Não coloque nenhum peso em sua ferida. Nem mesmo encoste no chão, a menos que seu médico diga. Não dirija.
Mantenha a ferida limpa e seca. Não tome banho, molhe a ferida ou nade. Se o seu médico disser que você pode, limpe o ferimento suavemente com sabão neutro. Não esfregue a ferida. Deixe a água fluir suavemente sobre ele.
Depois que a ferida cicatrizar, mantenha-a aberta ao ar, a menos que seu médico lhe diga algo diferente. Após a remoção dos curativos, lave o coto com água e sabão neutro todos os dias. Não encharque. Seque bem.
Inspecione seu membro todos os dias. Use um espelho se for difícil para você ver tudo ao seu redor. Procure por áreas vermelhas ou sujeira.
Use sua bandagem elástica ou meia de encolhimento no coto o tempo todo. Se você estiver usando uma bandagem elástica, embrulhe-a novamente a cada 2 a 4 horas. Certifique-se de que não haja vincos. Use seu protetor de coto sempre que sair da cama.
Peça ajuda ao seu provedor para lidar com a dor. Duas coisas que podem ajudar incluem:
- Bater ao longo da cicatriz e em pequenos círculos ao longo do coto, se não doer
- Esfregar a cicatriz e o coto suavemente com linho ou algodão macio
Pratique transferências com ou sem prótese em casa.
- Vá da cama para a cadeira de rodas, cadeira ou banheiro.
- Vá de uma cadeira para sua cadeira de rodas.
- Vá de sua cadeira de rodas para o banheiro.
Se você usar um andador, mantenha-se o mais ativo possível com ele.
Mantenha o coto no nível do coração ou acima dele quando estiver deitado. Quando estiver sentado, não cruze as pernas. Pode interromper o fluxo sanguíneo para o coto.
Ligue para seu provedor se:
- Seu coto parece mais vermelho ou há estrias vermelhas na pele subindo pela perna
- Sua pele fica mais quente ao toque
- Há inchaço ou protuberância ao redor da ferida
- Há nova drenagem ou sangramento da ferida
- Há novas aberturas na ferida ou a pele ao redor da ferida está se soltando
- Sua temperatura está acima de 101,5 ° F (38,6 ° C) mais de uma vez
- Sua pele ao redor do coto ou ferida é escura ou está ficando preta
- Sua dor está pior e seus remédios para dor não a estão controlando
- Sua ferida ficou maior
- Um cheiro ruim está vindo da ferida
Amputação - pé - secreção; Amputação transmetatarsal - descarga
Richardson DR. Amputações do pé. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 15.
Toy PC.Princípios gerais de amputações. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 14.
Site do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA. Diretriz de prática clínica VA / DoD: Reabilitação de amputação de membro inferior (2017). www.healthquality.va.gov/guidelines/Rehab/amp. Atualizado em 4 de outubro de 2018. Acessado em 14 de julho de 2020.
- Amputação de perna ou pé
- Doença arterial periférica - pernas
- Dicas para parar de fumar
- Amputação traumática
- Diabetes tipo 1
- Diabetes tipo 2
- Segurança de banheiro para adultos
- Controlando sua pressão alta
- Diabetes - úlceras nos pés
- Amputação de perna - descarga
- Amputação de perna ou pé - troca de curativo
- Gerenciando seu açúcar no sangue
- Dor no membro fantasma
- Prevenindo quedas
- Prevenção de quedas - o que perguntar ao seu médico
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Pé diabético
- Perda de membro