7 dicas principais para prevenção de doenças em altitude
Contente
- 1. Suba devagar
- 2. Coma carboidratos
- 3. Evite álcool
- 4. Beba água
- 5. Vá com calma
- 6. Durma mais baixo
- 7. Medicação
- Sintomas do mal de altitude
- Resultado
O enjôo da altitude descreve vários sintomas que acontecem em seu corpo quando você é exposto a uma altitude mais elevada em um curto período de tempo.
O mal da altitude é comum quando as pessoas estão viajando e escalando ou sendo transportadas para uma altitude mais elevada rapidamente. Quanto mais alto você subir, mais baixos serão os níveis de pressão do ar e de oxigênio. Nossos corpos podem lidar com a mudança, mas precisam de tempo para se ajustar gradualmente.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar o enjôo da altitude.
1. Suba devagar
Seu corpo precisa de cerca de dois a três dias para se elevar lentamente para se ajustar às mudanças. Evite voar ou dirigir diretamente para grandes altitudes. Em vez disso, suba mais a cada dia, pare para descansar e continue no dia seguinte. Se você tiver que voar ou dirigir, escolha uma altitude inferior para permanecer por 24 horas antes de subir totalmente.
Ao viajar a pé, planeje sua viagem com pontos de parada em elevações mais baixas antes de chegar ao seu destino final. Tente viajar não mais do que 1.000 pés por dia e planeje um dia de descanso para cada 3.000 pés que subir.
2. Coma carboidratos
Não é sempre que nos dizem para comer carboidratos extras. Mas quando você está em uma altitude maior, você precisa de mais calorias. Portanto, leve muitos lanches saudáveis, incluindo muitos grãos inteiros.
3. Evite álcool
Álcool, cigarros e medicamentos como pílulas para dormir podem piorar os sintomas do mal da altitude. Evite beber, fumar ou tomar pílulas para dormir durante a viagem para grandes altitudes. Se quiser beber alguma coisa, espere pelo menos 48 horas para dar ao seu corpo tempo para se ajustar antes de adicionar álcool à mistura.
4. Beba água
Manter-se hidratado também é importante na prevenção do mal de altitude. Beba água regularmente durante a escalada.
5. Vá com calma
Suba em um ritmo confortável para você. Não tente ir muito rápido ou se envolver em exercícios que sejam muito extenuantes.
6. Durma mais baixo
O mal-estar da altitude geralmente piora à noite, quando você está dormindo. É uma boa ideia fazer uma subida mais alta durante o dia e depois voltar a uma altitude mais baixa para dormir, especialmente se você planeja subir mais de 300 metros em um dia.
7. Medicação
Normalmente, a medicação não é dada com antecedência, a menos que voar ou dirigir para grandes altitudes seja inevitável. Há algumas evidências de que tomar acetazolamida (o antigo nome comercial de Diamox) dois dias antes e durante a viagem pode ajudar a prevenir o mal da altitude.
A acetazolamida é um medicamento normalmente usado para tratar o glaucoma. Mas, pela maneira como funciona, também pode ajudar a prevenir o mal da altitude.Você precisará de uma receita do seu médico para obtê-lo.
Também é importante saber que você ainda pode ter o enjôo da altitude, mesmo tomando acetazolamida. Depois que você começar a ter sintomas, a medicação não os reduzirá. Baixar a altitude novamente é o único tratamento eficaz.
Sintomas do mal de altitude
Os sintomas podem variar de leves a uma emergência médica. Antes de viajar para uma altitude mais elevada, certifique-se de conhecer esses sintomas. Isso ajudará você a pegar o mal da altitude antes que se torne perigoso.
Os sintomas leves incluem:
- dor de cabeça
- náusea
- tontura
- Vomitar
- sentindo-se cansado
- falta de ar
- frequência cardíaca mais rápida
- não se sentindo bem no geral
- dificuldade em dormir
- perda de apetite
Se você desenvolver um enjôo leve de altitude, deve parar de escalar mais alto e retornar a um nível de altitude mais baixo. Esses sintomas desaparecem por conta própria quando você se muda para uma altitude mais baixa e, enquanto eles desaparecerem, você pode começar a viagem novamente após alguns dias de descanso.
Os sintomas graves incluem:
- versões mais intensas dos sintomas leves
- sensação de falta de ar, mesmo quando você está descansando
- tosse que não para
- aperto no peito
- congestão no peito
- dificuldade em caminhar
- vendo duplo
- confusão
- cor da pele mudando para cinza, azul ou mais pálido que o normal
Isso significa que seus sintomas de altitude são mais avançados. Se você notar algum destes sintomas, abaixe a altitude o mais rápido possível e procure atendimento médico. A doença grave da altitude pode causar líquido nos pulmões e no cérebro, que pode ser mortal se não for tratada.
Resultado
É difícil prever exatamente como seu corpo reagirá a grandes altitudes porque cada pessoa é diferente. Sua melhor defesa contra o mal da altitude é não subir muito alto muito rápido e estar preparado praticando as dicas acima.
Se você tiver quaisquer condições médicas existentes, como problemas cardíacos, dificuldade para respirar ou diabetes, deve falar com seu médico antes de viajar para grandes altitudes. Essas condições podem levar a complicações adicionais se você tiver o mal da altitude.