Mandíbula quebrada ou deslocada
Uma mandíbula quebrada é uma fratura (fratura) no osso da mandíbula. Uma mandíbula deslocada significa que a parte inferior da mandíbula saiu de sua posição normal em uma ou ambas as articulações onde o osso da mandíbula se conecta ao crânio (articulações temporomandibulares).
Uma mandíbula quebrada ou luxada geralmente cura bem após o tratamento. Mas a mandíbula pode se deslocar novamente no futuro.
As complicações podem incluir:
- Bloqueio de vias aéreas
- Sangrando
- Respirar sangue ou comida nos pulmões
- Dificuldade para comer (temporária)
- Dificuldade para falar (temporária)
- Infecção da mandíbula ou rosto
- Dor na articulação da mandíbula (TMJ) e outros problemas
- Dormência de parte da mandíbula ou rosto
- Problemas de alinhamento dos dentes
- Inchaço
A causa mais comum de uma mandíbula quebrada ou luxada é uma lesão no rosto. Isso pode ser devido a:
- Assalto
- Acidente industrial
- Acidente com veículo motorizado
- Lesões recreativas ou esportivas
- Viagens e quedas
- Após um procedimento odontológico ou médico
Os sintomas de uma mandíbula quebrada incluem:
- Dor na face ou mandíbula, localizada na frente da orelha ou no lado afetado, que piora com o movimento
- Hematomas e inchaço do rosto, sangramento pela boca
- Dificuldade em mastigar
- Rigidez da mandíbula, dificuldade em abrir a boca amplamente ou problema em fechar a boca
- Mandíbula movendo-se para um lado ao abrir
- Sensibilidade ou dor na mandíbula, pior com mordidas ou mastigações
- Dentes soltos ou danificados
- Protuberância ou aparência anormal da bochecha ou mandíbula
- Entorpecimento do rosto (especialmente o lábio inferior)
- Dor de ouvido
Os sintomas de luxação da mandíbula incluem:
- Dor na face ou mandíbula, localizada na frente da orelha ou no lado afetado, que piora com o movimento
- Mordida que parece "desligada" ou torta
- Problemas para falar
- Incapacidade de fechar a boca
- Babando por causa da incapacidade de fechar a boca
- Mandíbula travada ou que se projeta para a frente
- Dentes que não se alinham corretamente
Uma pessoa com mandíbula quebrada ou luxada precisa de atenção médica imediatamente. Isso ocorre porque eles podem ter problemas respiratórios ou sangramento. Ligue para o número de emergência local (como 911) ou para um hospital local para obter mais informações.
Segure a mandíbula suavemente no lugar com as mãos a caminho da sala de emergência. Você também pode colocar uma bandagem embaixo da mandíbula e no topo da cabeça. O curativo deve ser fácil de remover caso você precise vomitar.
No hospital, se você tiver problemas respiratórios, sangramento intenso ou inchaço intenso do rosto, um tubo pode ser colocado nas vias respiratórias para ajudá-lo a respirar.
MANDÍBULA FRATURADA
O tratamento de uma mandíbula fraturada depende do grau de fratura do osso. Se você tiver uma pequena fratura, ela pode se curar sozinha. Você pode precisar apenas de medicamentos para a dor. Provavelmente, você terá que comer alimentos leves ou manter uma dieta líquida por algum tempo.
A cirurgia geralmente é necessária para fraturas moderadas a graves. A mandíbula pode ser conectada aos dentes da mandíbula oposta para mantê-la estável enquanto cicatriza. Os fios da mandíbula geralmente são deixados no lugar por 6 a 8 semanas. Pequenos elásticos (elásticos) são usados para manter os dentes unidos. Após algumas semanas, alguns dos elásticos são removidos para permitir o movimento e reduzir a rigidez articular.
Se a mandíbula estiver com arame, você só pode beber líquidos ou comer alimentos muito macios. Tenha uma tesoura romba disponível para cortar os elásticos em caso de vômito ou engasgo. Se os fios precisarem ser cortados, chame seu médico imediatamente para que os fios possam ser substituídos.
MANDÍBULA DESLOCADA
Se sua mandíbula estiver deslocada, um médico poderá colocá-la de volta na posição correta usando os polegares. Medicamentos entorpecentes (anestésicos) e relaxantes musculares podem ser necessários para relaxar os músculos da mandíbula.
Depois disso, sua mandíbula pode precisar ser estabilizada. Isso geralmente envolve enfaixar a mandíbula para evitar que a boca se abra amplamente. Em alguns casos, a cirurgia é necessária para fazer isso, especialmente se ocorrerem luxações repetidas da mandíbula.
Depois de deslocar a mandíbula, você não deve abrir a boca muito por pelo menos 6 semanas. Apoie a mandíbula com uma ou ambas as mãos ao bocejar e espirrar.
Não tente corrigir a posição da mandíbula. Um médico deve fazer isso.
Uma mandíbula quebrada ou luxada requer atenção médica imediata. Os sintomas de emergência incluem dificuldade para respirar ou sangramento intenso.
Durante o trabalho, esportes e atividades recreativas, o uso de equipamentos de segurança, como capacete ao jogar futebol ou protetores bucais, pode prevenir ou minimizar algumas lesões no rosto ou na mandíbula.
Mandíbula deslocada; Mandíbula fraturada; Mandíbula fraturada; Mandíbula quebrada; Luxação da ATM; Luxação mandibular
- Fratura mandibular
Kellman RM. Trauma maxilofacial. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 23.
Mayersak RJ. Trauma facial. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 35.