Como usar seu medidor de fluxo de pico
Um medidor de fluxo de pico é um pequeno dispositivo que o ajuda a verificar se sua asma está bem controlada. Os medidores de pico de fluxo são mais úteis se você tiver asma persistente moderada a grave.
Medir o pico de fluxo pode dizer a você e ao seu médico como você expulsa o ar dos pulmões. Se suas vias respiratórias estão estreitas e bloqueadas devido à asma, os valores de pico de fluxo caem.
Você pode verificar seu fluxo de pico em casa. Aqui estão as etapas básicas:
- Mova o marcador para a parte inferior da escala numerada.
- Ficar em pé.
- Respire fundo. Encha seus pulmões completamente.
- Prenda a respiração enquanto coloca o bocal na boca, entre os dentes. Feche seus lábios em torno disso. NÃO coloque a língua contra ou dentro do orifício.
- Sopre o mais forte e rápido que puder em um único golpe. Sua primeira rajada de ar é a mais importante. Assim, soprar por mais tempo não afetará seu resultado.
- Anote o número que você recebeu. Mas, se você tossiu ou não deu os passos certos, não anote o número. Em vez disso, repita as etapas.
- Mova o marcador de volta para o fundo e repita todas essas etapas mais 2 vezes. O maior dos 3 números é o número do fluxo de pico. Anote em seu gráfico de registro.
Muitas crianças com menos de 5 anos não conseguem usar um medidor de fluxo de pico muito bem. Mas alguns conseguem. Comece a usar medidores de pico de fluxo antes dos 5 anos para acostumar seu filho a eles.
Para encontrar o seu melhor número de pico de fluxo pessoal, analise seu pico de fluxo todos os dias durante 2 a 3 semanas. Sua asma deve estar sob controle durante esse período. Para encontrar o que você tem de melhor, analise seu fluxo de pico o mais próximo possível dos seguintes horários do dia:
- Entre meio-dia e 14h00 cada dia
- Cada vez depois de tomar seu medicamento de alívio rápido para aliviar os sintomas
- Qualquer outra hora que seu provedor lhe disser para
Esses momentos para obter seu pico de fluxo são apenas para encontrar o seu melhor.
Anote o número obtido para cada leitura de fluxo de pico. O maior pico de fluxo que você teve durante as 2 a 3 semanas é o seu melhor valor pessoal.
Peça ao seu provedor para ajudá-lo a preencher um plano de ação para a asma. Este plano deve informá-lo quando ligar para o provedor de ajuda e quando usar medicamentos se seu pico de fluxo cair para um determinado nível.
Seu recorde pessoal pode mudar com o tempo. Pergunte ao seu provedor quando você deve verificar um novo recorde pessoal.
Depois de saber o que você está melhor, faça do seu pico de fluxo um hábito. Faça o seu pico de fluxo:
- Todas as manhãs, ao acordar, antes de tomar o remédio. Faça disso parte de sua rotina matinal diária.
- Quando você está tendo sintomas de asma ou um ataque.
- Depois de tomar remédio para um ataque. Isto pode dizer-lhe a gravidade do seu ataque de asma e se o seu medicamento está a funcionar.
- Em qualquer outro momento que seu provedor solicitar.
Verifique em qual zona está o seu número de pico de fluxo. Faça o que seu provedor lhe disse para fazer quando estiver nessa zona. Essas informações devem estar em seu plano de ação. Se você usar mais de um medidor de fluxo de pico (como um em casa e outro na escola ou no trabalho), certifique-se de que todos sejam da mesma marca.
Medidor de fluxo de pico - como usar; Asma - medidor de fluxo de pico; Doença reativa das vias aéreas - medidor de fluxo de pico; Asma brônquica - medidor de fluxo máximo
- Como medir o fluxo de pico
Bergstrom J, Kurth M, Hieman BE, et al. Site do Institute for Clinical Systems Improvement. Diretriz de cuidados de saúde: diagnóstico e tratamento da asma. 11ª ed. www.icsi.org/wp-content/uploads/2019/01/Asthma.pdf. Atualizado em dezembro de 2016. Acessado em 23 de janeiro de 2020.
Boulet LP, Godbout K. Diagnosis of asma in adult. In: Burks AW, Holgate ST, O’Hehir RE, et al, eds. Alergia de Middleton: Princípios e Prática. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 51.
Chassay CM. Teste de função pulmonar. In: Fowler GC, ed. Procedimentos de Pfenninger e Fowler para Cuidados Primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 81.
Site do Programa Nacional de Educação e Prevenção da Asma. Como usar um medidor de fluxo de pico. Como usar um inalador dosimetrado. www.nhlbi.nih.gov/health/public/lung/asthma/asthma_tipsheets.pdf. Atualizado em março de 2013. Acessado em 23 de janeiro de 2020.
Viswanathan RK, Busse WW. Gestão da asma em adolescentes e adultos. In: Burks AW, Holgate ST, O’Hehir RE, et al, eds. Alergia de Middleton: Princípios e Prática. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 52.
- Asma
- Recursos para asma e alergia
- Asma em crianças
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- Asma - criança - corrimento
- Asma - drogas de controle
- Asma em adultos - o que perguntar ao médico
- Asma em crianças - o que perguntar ao seu médico
- Asma - medicamentos de alívio rápido
- Bronquiolite - secreção
- Doença pulmonar obstrutiva crônica - adultos - secreção
- DPOC - drogas de controle
- DPOC - medicamentos de alívio rápido
- DPOC - o que perguntar ao seu médico
- Broncoconstrição induzida por exercício
- Exercício e asma na escola
- Faça do pico de fluxo um hábito
- Sinais de um ataque de asma
- Fique longe de gatilhos de asma
- Asma
- Asma em crianças
- DPOC