Glândulas endócrinas
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200091_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200091_eng_ad.mp4Visão geral
As glândulas que constituem o sistema endócrino produzem mensageiros químicos chamados hormônios que viajam pelo sangue para outras partes do corpo.
As glândulas endócrinas importantes incluem a hipófise, a tireóide, a paratireóide, o timo e as glândulas supra-renais.
Existem outras glândulas que contêm tecido endócrino e secretam hormônios, incluindo o pâncreas, ovários e testículos.
Os sistemas endócrino e nervoso trabalham juntos. O cérebro envia instruções ao sistema endócrino. Em troca, ele recebe feedback constante das glândulas.
Os dois sistemas juntos são chamados de sistema neuroendócrino.
O hipotálamo é o quadro de distribuição principal. É a parte do cérebro que controla o sistema endócrino. Aquela estrutura do tamanho de uma ervilha pendurada abaixo dela é a glândula pituitária. É chamada de glândula mestra porque regula a atividade das glândulas.
O hipotálamo envia mensagens hormonais ou elétricas à glândula pituitária. Por sua vez, ele libera hormônios que transportam sinais para outras glândulas.
O sistema mantém seu próprio equilíbrio. Quando o hipotálamo detecta o aumento do nível de hormônios de um órgão-alvo, ele envia uma mensagem à hipófise para que pare de liberar certos hormônios. Quando a pituitária para, faz com que o órgão-alvo pare de produzir seus hormônios.
O ajuste constante dos níveis hormonais permite que o corpo funcione normalmente.
Esse processo é chamado de homeostase.
- Doenças Endócrinas