Troca gasosa
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200022_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200022_eng_ad.mp4Visão geral
O ar entra no corpo pela boca ou nariz e rapidamente se move para a faringe ou garganta. De lá, ele passa pela laringe, ou caixa vocal, e entra na traqueia.
A traqueia é um tubo resistente que contém anéis de cartilagem que a impedem de entrar em colapso.
Dentro dos pulmões, a traqueia se ramifica em um brônquio esquerdo e direito. Estes se dividem em ramos cada vez menores chamados bronquíolos.
Os menores bronquíolos terminam em pequenos sacos de ar. Eles são chamados de alvéolos. Eles se inflam quando uma pessoa inala e desinflam quando uma pessoa exala.
Durante a troca gasosa, o oxigênio se move dos pulmões para a corrente sanguínea. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono passa do sangue para os pulmões.Isso acontece nos pulmões, entre os alvéolos e uma rede de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares, que estão localizados nas paredes dos alvéolos.
Aqui você vê glóbulos vermelhos viajando pelos capilares. As paredes dos alvéolos compartilham uma membrana com os capilares. Isso é o quão perto eles estão.
Isso permite que o oxigênio e o dióxido de carbono se difundam, ou se movam livremente, entre o sistema respiratório e a corrente sanguínea.
As moléculas de oxigênio se ligam aos glóbulos vermelhos, que viajam de volta para o coração. Ao mesmo tempo, as moléculas de dióxido de carbono nos alvéolos são expelidas do corpo na próxima vez que uma pessoa expira.
A troca gasosa permite que o corpo reponha o oxigênio e elimine o dióxido de carbono. Fazer as duas coisas é necessário para a sobrevivência.
- Problemas respiratórios
- Doenças pulmonares