Cuidados de traqueostomia

A traqueostomia é uma cirurgia para criar um orifício no pescoço que vai para a traqueia. Se precisar dele por um curto período de tempo, ele será fechado mais tarde. Algumas pessoas precisam do buraco pelo resto da vida.
O orifício é necessário quando as vias respiratórias estão bloqueadas ou para algumas condições que dificultam a respiração. Você pode precisar de uma traqueostomia se estiver em uma máquina de respiração (ventilador) por muito tempo; um tubo de respiração pela boca é muito desconfortável para uma solução de longo prazo.
Depois que o furo é feito, um tubo plástico é colocado no furo para mantê-lo aberto. Uma fita é amarrada em volta do pescoço para manter o tubo no lugar.
Antes de sair do hospital, os profissionais de saúde irão ensiná-lo a fazer o seguinte:
- Limpe, substitua e aspire o tubo
- Mantenha o ar que você respira úmido
- Limpe o buraco com água e sabão neutro ou peróxido de hidrogênio
- Troque o curativo ao redor do orifício
Não faça atividades extenuantes ou exercícios pesados por 6 semanas após a cirurgia. Após a cirurgia, você pode não conseguir falar. Peça ao seu provedor uma referência a um fonoaudiólogo para ajudá-lo a aprender a falar com sua traqueostomia. Isso geralmente é possível quando sua condição melhora.
Depois de ir para casa, siga as instruções sobre como cuidar de sua traqueostomia. Use as informações abaixo como um lembrete.
Você terá uma pequena quantidade de muco ao redor do tubo. Isto é normal. O buraco em seu pescoço deve ser rosa e indolor.
É importante manter o tubo livre de muco espesso. Você deve sempre carregar um tubo extra com você para o caso de o tubo ficar conectado. Depois de colocar o novo tubo, limpe o antigo e guarde-o como tubo extra.
Ao tossir, tenha um lenço de papel ou pano pronto para coletar o muco que sai do tubo.
Seu nariz não manterá mais o ar que você respira úmido. Converse com seu provedor sobre como manter o ar que você respira úmido e como evitar que o tubo fique obstruído.
Algumas maneiras comuns de manter o ar que você respira úmido são:
- Colocar uma gaze ou pano úmido sobre a parte externa do tubo. Mantenha-o úmido.
- Usar um umidificador em sua casa com o aquecedor ligado e o ar seco.
Algumas gotas de água salgada (soro fisiológico) irão soltar um tampão de muco espesso. Coloque algumas gotas no tubo e na traqueia, respire fundo e tussa para ajudar a expelir o muco.
Proteja o orifício em seu pescoço com um pano ou capa de traqueostomia quando sair de casa. Essas capas também podem ajudar a manter suas roupas limpas de muco e tornar sua respiração mais silenciosa.
Não respire água, comida, pó ou poeira. Ao tomar banho, cubra o orifício com uma cobertura para traqueostomia. Você não poderá nadar.
Para falar, você precisará cobrir o orifício com o dedo, uma tampa ou uma válvula de fala.
Às vezes você pode tampar o tubo. Assim, você poderá falar normalmente e respirar pelo nariz e pela boca.
Uma vez que o buraco no pescoço não esteja dolorido com a cirurgia, limpe o buraco com um cotonete ou uma bola de algodão pelo menos uma vez por dia para evitar infecção.
A bandagem (curativo de gaze) entre o tubo e o pescoço ajuda a reter o muco. Também evita que o tubo esfregue no pescoço. Troque o curativo quando estiver sujo, pelo menos uma vez ao dia.
Troque as fitas (laços de traqueia) que mantêm o tubo no lugar se ficarem sujas. Certifique-se de segurar o tubo no lugar ao trocar a fita. Certifique-se de encaixar 2 dedos sob a fita para garantir que não fique muito apertado.
Ligue para seu médico se você tiver:
- Febre ou calafrios
- Vermelhidão, inchaço ou dor que está piorando
- Sangramento ou drenagem do buraco
- Muito muco que é difícil de aspirar ou tossir
- Tosse ou falta de ar, mesmo depois de aspirar o tubo
- Náusea ou vômito
- Quaisquer sintomas novos ou incomuns
Ligue para o 911 ou para o número de emergência local se o tubo de traqueostomia cair e você não puder substituí-lo.
Insuficiência respiratória - cuidados com traqueostomia; Ventilador - cuidados com traqueostomia; Insuficiência respiratória - cuidados com traqueostomia
Greenwood JC, Winters ME. Cuidados com a traqueostomia. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 7.
Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Aebersold M, Gonzalez L. Tracheostomy care. In: Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Aebersold M, Gonzalez L, eds. Habilidades de enfermagem clínica: habilidades básicas a avançadas. 9ª ed. Hoboken, NJ: Pearson; 2017: cap 30.6.
- Radiação da boca e pescoço - descarga
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Cuidados intensivos
- Doenças da traqueia