Por que está tudo bem se você não atingiu todas as suas metas este ano
Contente
Todos nós temos objetivos. Existem pequenos objetivos diários (como, "Vou correr mais uma milha hoje") e, em seguida, há objetivos maiores para o ano que classificamos sob o rótulo intimidante de "resolução". Quando você delineou suas resoluções para 2016, você pode ter pensado que agora, 12 meses depois, você teria caído de tamanho como resultado do peso que tinha suposto perder ou que você finalmente teria eliminado seus desejos de chocolate para sempre. Estamos à beira de 2017 e talvez você não esteja nem perto de onde pensava que estaria. Talvez esteja demorando mais do que o esperado ou talvez você tenha percebido que simplesmente não vai acontecer.
Tudo bem. "Às vezes, as resoluções simplesmente não funcionam", diz Gina Van Luven, uma palestrante, autora e treinadora de bem-estar. Freqüentemente, quando isso acontece, você se agride. E esse processo, se você pensar bem, não o deixa mais perto de alcançar seus objetivos. Isso só faz você se sentir mal. “Bater em si mesmo é totalmente autodestrutivo”, diz Van Luven.
Uma solução melhor: Encontre uma maneira de seguir em frente. Erin Clifford, uma treinadora holística de bem-estar, diz que é como entrar em uma briga com seu parceiro. Você sabe que não é saudável ficar repetindo o mesmo argumento indefinidamente, e essa mesma atitude deve ser aplicada quando você falha em seus objetivos. “Não adianta ninguém se culpar pelo que não aconteceu antes”, diz ela.
Você pode ficar tentado a evitar o desapontamento por completo pulando as resoluções este ano. Mas há valor no ato de criar metas e trabalhar em direção a elas, mesmo que você não as cumpra. "Uma das minhas frases favoritas é: 'É sobre progresso, não perfeição'", diz Clifford. (Relacionado: 25 especialistas compartilham suas dicas para atingir qualquer meta)
Digamos que você começou o ano com uma meta de perder 4,5 quilos e perdeu apenas alguns quilos. "Comemore os 2 quilos que você perdeu!" Van Luven diz. Sua meta de perder peso provavelmente o ajudou a criar alguns hábitos mais saudáveis. Talvez agora você vá à academia regularmente ou almeje salada com cheeseburgers. Essas são coisas para se orgulhar, não importa o que a escala diga. "Há boas escolhas feitas no processo que tornam a experiência gratificante, então concentre-se nessas coisas", diz Van Luven.
Depois de refletir sobre as coisas que você conseguiu direito, pense por que as metas não funcionaram para você. "Se você constantemente não atinge seus objetivos, precisa se perguntar por quê", diz Van Luven. A meta era muito elevada ou impossível de medir? Foi completamente irreal? Você estava inconscientemente tornando isso difícil para si mesmo? “É aí que está a mágica: cavar e descobrir por que você está fazendo escolhas ruins em vez de escolhas saudáveis”, diz Van Luven.
Faça essas lições e use-as para definir suas resoluções para 2017. Comece sendo o mais específico possível. Se você quer perder peso, analise o quanto você deseja perder e como o fará. “É aqui que muitas das resoluções e metas das pessoas falharam no passado, se elas não tivessem um plano real”, diz Clifford. Você vai entrar em uma academia ou contratar um treinador? Ou pular o seu café da manhã drive-through usual e fazer mingau de aveia em vez disso? Defina um plano realista e certifique-se de que funcionará bem com o seu estilo de vida. Por exemplo, se você não é uma pessoa matutina, não se comprometa a malhar antes de ir para o escritório, diz Clifford.
Pergunte a si mesmo por que essa resolução é importante para você. Pode levar um pouco de reflexão (Clifford recomenda fazer um diário para descobrir o seu "porquê"), mas identificar a razão por trás da meta pode ajudá-lo a se manter motivado quando os tempos ficarem difíceis. Você também pode manter o controle, visualizando como será sua vida depois de atingir a meta. Anote alguns pensamentos no mesmo diário ou coloque citações motivacionais ou fotos pela sua casa ou no visor do seu carro, onde você possa vê-los todos os dias, diz Clifford. Por fim, recrute membros da família ou amigos que entrarão em contato com você e o responsabilizarão. “Eles são como suas líderes de torcida”, diz Clifford.
Não pense por mais um segundo sobre o que não acontecer em 2016. É um novo ano, e você está começando do zero. "Você está comprometido agora", diz Clifford. "Você está começando agora." E cada dia que você se aproxima de tudo o que se propôs a realizar, é uma vitória por si só.